O feriado do Páscoa já costuma ser uma oportunidade para sair da capital paulista e conhecer lugares novos com toda a família. Neste ano, há um motivo a mais: além dos três dias de descanso comuns para a data, a Sexta-feira Santa, o sábado e o Domingo de Páscoa, ocorre a emenda com outra folga, o Dia de Tiradentes, em 21 de abril, que cai na segunda-feira.
Com o feriadão de quatro dias, a vontade de fazer uma viagem é ainda maior. Por isso, o Viva a Cidade preparou um roteiro com dicas de lugares para visitar, que ficam perto de São Paulo.
Estão na lista opções de passeios repletos de aventura e contato com a natureza, ótimos destinos para curtir, relaxar e renovar as energias. Conheça as sugestões de passeios incríveis, perfeitos para quem quer sair da rotina.
5 dicas para curtir o feriado perto de São Paulo
1. Rafting em Juquitiba

A prática de rafting é uma das sugestões para quem procura por aventura no feriado. | Foto: iStock
A cidade, na região metropolitana de São Paulo, fica a apenas 71 km de distância da capital, percurso que pode ser feito em cerca de uma hora e meia.
O rio Juquiá, que passa por Juquitiba, é uma das principais atrações da região, que é montanhosa e tem altitude média é de 685 metros. Isso faz com que a cidade tenha muitas cachoeiras, nascentes e riachos com águas cristalinas, que agradam os visitantes de diferentes gostos e perfis.
Uma das opções de passeio é percorrer o rio em botes infláveis, conduzidos por profissionais especializados (com condutor), passando por corredeiras radicais, intercaladas com trechos de calmaria. É uma aventura cheia de emoção, da qual podem participar crianças a partir dos 6 anos de idade.
Mais informações: Canoar Turismo de Aventura
Onde: Estrada dos Carmos, 2.000, Carmos – Juquitiba/SP
Telefones: (11) 2856-5777 e (11) 99934-2903; Instagram: @canoar
2. Visita a cavernas e cachoeiras, em Eldorado

Interior de uma das cavernas de Eldorado. | Foto: iStock
A estância turística de Eldorado, a 250 km da capital, no Vale do Ribeira, é conhecida por oferecer diversas opções de lazer para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Um dos passeios mais icônicos é o roteiro guiado, de cerca de uma hora, que passa por correntes de água, galerias e cavernas com escadas, estalactites, estalagmites (estruturas de rochas sedimentares).
Com 30% de seu território ocupado por unidades de conservação, a cidade tem muitas áreas destinadas à preservação da Floresta Atlântica, como os parques estaduais do Jacupiranga, Intervale e da Caverna do Diabo. Esse último se estende pelos municípios de Barra do Turvo, Cajati e Iporanga, além de Eldorado, em uma área de mais de 40 mil hectares.
Dentre as atrações da cidade, estão, além das cachoeiras e cavernas, o Mirante do Governador, o Vale das Ostras e o Circuito Quilombola do Vale do Ribeira, que envolve sete comunidades remanescentes de quilombo. Conheça os principais pontos turísticos:
- Caverna do Diabo
Essa é a forma como é conhecida a maior caverna do estado de São Paulo, também considerada uma das maiores do país, mas seu nome oficial é Gruta da Tapagem. Com aproximadamente 6.340 metros de extensão, ela tem apenas um espaço de 600 metros aberto à visitação, suficientes para proporcionar aos turistas uma viagem às profundezas subterrâneas.
A caverna conta com boa infraestrutura para receber os viajantes, com iluminação, escadaria de acesso a galerias, salões ornamentados, imensas colunas calcíticas, formações rochosas e pontos que levam a estranhas e gigantescas formações rochosas que surgiram ao longo de milhões de anos de gotejamento de água.
- Cavernas do Rolado e Frias
Ambas ficam no Quilombo de André Lopes e fazem parte de um complexo de grutas, com várias claraboias em seu interior. O acesso é pelo Parque Estadual Caverna do Diabo, e os mais resistentes, podem se aventurar pela trilha de 6.700 m (com duração de cinco horas), classificada como sendo de dificuldade média.
- Cachoeiras
Com grande diversidade de espécies da fauna e flora, algumas ameaçadas de extinção, como o cedro, palmito juçara e jaguares, o Parque Estadual da Caverna do Diabo é mais conhecido por suas muitas cachoeiras, das quais se destacam a do Araxá, a do Sapatu, a Queda de Meu Deus e o Vale das Ostras.
A Cachoeira do Araxá tem três quedas-d’água, sendo a primeira voltada à contemplação e a segunda adequada para banho. A terceira tem uma bica natural como diferencial.
A Cachoeira do Sapatu é uma queda d’água deslumbrante, que termina em uma piscina natural de águas claras e límpidas. Pode ser acessada através da trilha que liga a Caverna do Diabo à cidade, a 35 quilômetros do centro de Eldorado.
O Vale das Ostras é formado pelo ribeirão das Ostras, rio que atravessa a Caverna do Diabo. Depois de passar por essa gruta, o ribeirão percorre um trajeto que deságua no rio Ribeira do Iguape, passando por cachoeiras como a Queda de Meu Deus, que tem 53 metros. Para chegar até ela, o caminho mais curto é através de uma caminhada de uma hora, com paisagens como piscinas naturais com água cristalina e três quedas menores.
Mais informações: Parque Estadual Caverna do Diabo
Onde: Rodovia SP-165, Km 111, s/n, André Lopes, Eldorado/SP; a A sede administrativa do parque fica na Avenida Caraitá, 312, Centro, Eldorado/SP
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h (com a última visita à caverna começa às 17h); nas férias de dezembro, janeiro e julho, e em feriados prolongados, o parque abre às segundas-feiras
Telefone: (13) 3871-3318; Instagram: @pe.cavernadodiabo


3. Arvorismo em Socorro
Socorro é um dos é um dos 19 municípios paulistas que cumprem os requisitos legais para serem considerados estâncias hidrominerais. Todos eles têm fontes de água mineral ou termal, que costumam atrair visitantes em busca de suas qualidades curativas.
A cidade fica a 135 km da capital, na região da Serra da Mantiqueira. Além das fontes, tem atrações como o Parque de Aventura Monjolinho e Kango Jango, onde é possível praticar arvorismo.
No Monjolinho, a trilha suspensa, na altura da copa das árvores, é composta por plataformas e 17 obstáculos, percurso que termina com uma tirolesa de 80 metros. Para ter acesso ao circuito de arvorismo, é preciso ter peso máximo de 100 kg e altura mínima de 1,40 m.

Crianças se divertem com a prática de arvorismo. | Foto: iStock
Crianças e jovens com menos de 18 anos precisam ter autorização ou ser acompanhados dos pais ou responsáveis. Esse parque também tem espaços próprios para escalada, boia cross e stand up paddle. Conta, ainda, com playground, redes para descanso e trilhas.
No parque Kango Jango Rafting, os circuitos de arvorismo têm de 8 a 15 obstáculos e diferentes níveis de dificuldade. Lá, os visitantes também podem fazer escalada, rafting, tirolesa e andar de quadriciclo.
Mais informações: Parque de Aventura Monjolinho
Onde: Estrada Socorro Munhoz, km 6, s/n, Socorro/SP
Horários de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h30
Telefone: (19) 99898-8118; Instagram: @monjolinhoaventuras
Mais informações: Parque Kango Jango Rafting
Onde: Rodovia Socorro Munhoz, Km 5 Brejo, Socorro/SP
Horários de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (19) 99685-1365; Instagram: @kangojangorafting
4. Passeio em Holambra, a cidade das flores

Plantação de gérberas, em Holambra. | Foto: iStock
Localizada a 120 km da capital, a cidade da região de Campinas é conhecida por seus vastos campos de flores e pela influência holandesa. Oferece diversas opções de lazer, como as visitas ao Moinho Povos Unidos, além de restaurantes com culinária típica do país europeu. Durante a Páscoa, a cidade recebe festivais gastronômicos e feiras de chocolates artesanais.
Campos de Flores
A cidade é responsável por quase metade da produção nacional de flores e um dos passeios mais procurados é a visita aos campos de flores. Eles ficam nos arredores do centro e as opções são de campos públicos e campos privados. A melhor época do ano é na primavera quando os campos ficam repletos de cores vibrantes. Mas, é possível visitar a cidade o ano inteiro.
Macena Flores
A fazenda fica aberta todos os dias e oferece passeios guiados pelas suas propriedades. O tour tem início nas estufas de flores e suculentas e aos campos floridos.
Mais Informações: www.macenaflores.com.br
Onde: Sítio Lote E9, Barracão – Holambra/SP
Horário de funcionamento: Das 9h às 17h
Telefone: 19 3802.2230 / 19 99889-5303 / 19 99977-0900; Instagram: @macena_flores
Bloemen Park
Com campos em expansão e uma variedade impressionante de rosas, o parque encanta os visitantes com sua beleza, não oferece visitas guiadas, mas proporciona cenários pitorescos que o próprio visitante pode explorar.
Mais informações: https://bloemenpark.com.br/
Onde: Sítio Laguna – Estrada Municipal HBR – 155 – Holanbra/SP
Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 9h às 17h
Telefone: 19 98174 -1046; Instagram: @bloemenpark
Moinho Povos Unidos
O Moinho Povos Unidos é o mais alto da América Latina, com 38,5 metros de altura. Inspirado nos tradicionais moinhos holandeses, foi inaugurado em 2008, em comemoração aos 60 anos de imigração holandesa para Holambra.

Moinho Povos Unidos, criado em 2008, fica no centro de Holambra. | Foto: iStock
É uma experiência imperdível para quem quer entrar na estrutura e conhecer de perto o funcionamento de um moinho de verdade. São cinco andares de história, além do deck com uma vista surpreendente da cidade.
Mais informações: Moinho Povos Unidos
Onde: Alameda Maurício de Nassau, 249, Centro, Holambra/SP
Horários de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h
Telefone: (19) 3802- 4245; Instagram: @moinhospovosunidos
5. Águas de Lindoia

Criança se diverte em piscina de água termal de Águas de Lindoia. | Foto: iStock
Destino conhecido por suas águas termais, Águas de Lindóia fica a 159 km de São Paulo, e é uma cidade voltada ao turismo de bem-estar. Tem muitos hotéis e spas, que oferecem terapias relaxantes com águas quentes, sendo o destino ideal para quem deseja aproveitar o feriado com tranquilidade.
A cidade conta com espaços como o Thermas Hot World, parque aquático com piscinas aquecidas, toboáguas e áreas de recreação, com atividades para pessoas de todas as idades. Outro destaque é o Balneário Municipal, onde se pode fazer banhos de imersão e tratamentos terapêuticos.

Mulher relaxa em lago de águas quentes. | Foto: iStock
O turismo rural também é forte em Águas de Lindoia, com fazendas onde é possível andar a cavalo e experimentar a autêntica culinária do campo. Para as crianças, algumas opções são os pedalinhos e as fazendinhas, com variedade de animais e brincadeiras.
Mais informações: Thermas Hot World
Onde: Rua Domingos Lazari, 1.800, Pimenteis, Águas de Lindoia/SP
Horários de funcionamento: de quinta a domingo e feriados, das 10h às 18h
Telefones: 0800-8733303 e 0800-8783303 (WhatsApp); Instagram: @thermasoficial
__