Voltar Viagens
Última modificação janeiro 22, 2026

5 praias perto da capital para descobrir neste verão

Conheça destinos paradisíacos no litoral, cercados por mata e perfeitos para fazer um bate e volta

Praias para descobrir no litoral de SP Praia de Castelhanos, em Ilhabela: turismo responsável. | Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    Praias como Sangava, Preta, Brava, Laje e Castelhanos são ótimas opções para quem deseja desfrutar de lugares com um clima mais rústico e natureza preservada, no litoral de São Paulo.

    Perfeitas para um bate e volta a partir da capital, ou para curtir um fim de semana, elas são destinos mais tranquilos, pois ficam longe da agitação das areias mais badaladas do verão.

    Com muitas belezas naturais, são refúgios quase secretos no litoral do estado, ideais para se aventurar, sem muita infraestrutura, e para descansar. Conheça:

    LITORAL SUL

    1. Praia do Sangava (Guarujá)

    praias para descobrir

    Praia do Sangava, no Guarujá. | Foto: Reprodução/Instagram @cahrodrigues_06

    Acessível por uma trilha curta ou por meio de barco, saindo de Santos (a 85 km da capital), a Praia do Sangava, no Guarujá (litoral Sul, a cerca de 87 km de São Paulo), oferece um ambiente selvagem, sem estrutura comercial.

    Trata-se de uma enseada rústica, com areia fofa e grossa, bem isolada, cercada por costões rochosos e mar calmo, ideal para mergulhos.

    A transparência da água, a fauna marinha e as belezas naturais tornam o lugar um refúgio que convida à contemplação.

    Recomenda-se que os visitantes levem suprimentos, água e alimentos, pois não há opções para compras no local. 

    Em Santos, há pontos de embarque na região da Ponta da Praia, próximos ao terminal de balsas, com acesso rápido e transporte feito por barqueiros locais.

    2. Praia da Laje (Cananéia)

    praias secretas

    Vista da praia da Laje, área preservada de Cananéia. | Foto: Divulgação

    Isolada e preservada, a praia da Laje fica no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, unidade de conservação no extremo Sul do estado, localizada em Cananéia (a 300 km da cidade de São Paulo).

    É conhecida por suas águas cristalinas e natureza intocada, ideal para quem gosta de um banho de mar tranquilo. Cercada pela Mata Atlântica densa, ela não tem qualquer infraestrutura, como quiosques ou apoio turístico. 

    O acesso é feito por trilha, partindo da Praia do Marujá, passando pelo Morro da Tapera ou pelo costão rochoso, a uma distância de, aproximadamente, 7 km. 

    É a partir da praia da Laje que se encontra a entrada de outra trilha, que dá acesso às piscinas naturais da Laje, outro impressionante atrativo local.

    Os cenários da região são formados por costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, manguezais, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas de florestas.

    Tudo isso constituiu um complexo conjunto de ecossistemas, no qual já foram catalogadas quase mil espécies de plantas, como orquídeas e bromélias, além de ipês, canelas, palmitos-juçaras, caixetas e jequitibás.

    LITORAL NORTE

    3. Praia Preta (São Sebastião)

    praias de SP

    Vista aérea da Praia Preta, em São Sebastião. | Foto: Divulgação/SETUR

    A Praia Preta tem um mar calmo, com mata atlântica preservada ao redor.

    As ondas fracas e a excelente visibilidade são ideais para mergulhos ou brincadeiras infantis.

    Destaca-se também pela areia escura e águas cristalinas, sendo um lugar perfeito para quem quer fugir da correria e agitação da cidade grande, e descobrir lugares mais tranquilos.

    Ela fica a aproximadamente 2h30 da capital paulista, em São Sebastião (litoral Norte, a 214 km de São Paulo), entre Juquehy e Barra do Saí, com acesso fácil por uma viela da rodovia Rio-Santos.

    Para chegar até ela, siga pela Rio-Santos, a 48 km do Centro de São Sebastião e 22 km ao Sul de Maresias. Estacione na BR-101 e desça pela viela da rodovia: o  trajeto é rápido e pode ser feito a pé.

    É preciso levar suprimentos, pois não há opções de compra no local.

    4. Praia Brava (São Sebastião)

    praias de SP

    A praia Brava, em São Sebastião, atrai surfistas. | Foto: Reprodução/Instagram @fogedesp

    Com ondas ‘pesadas’ é uma praia ideal para a prática de surfe, mas também oferece tranquilidade, com mata atlântica ao redor, um riacho e uma cachoeira próxima, para banho.

    Localizada entre Maresias e Boiçucanga, a cerca de 36 km do centro de São Sebastião pela BR-101, atrai principalmente jovens, devido ao mar um pouco mais agitado. 

    O local é isolado, perfeito para a contemplação da natureza e para quem gosta de sossego para relaxar.

    Para chegar até lá, é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 3 km, ou sair de barco de Boiçucanga ou Maresias.

    Como não há nenhum comércio no local, é recomendado levar água, lanches, repelente e muito protetor solar.

    5. Praia de Castelhanos (Ilhabela)

    praias de SP

    Vista aérea da Praia de Castelhanos, em Ilhabela. | Foto: Divulgação/www.ilhabela.sp.gov.br

    Também conhecida como ‘praia do coração’, devido ao formato da baía, é considerada uma das mais belas praias do Brasil, localizada no Parque Estadual de Ilhabela, em mar aberto.  

    Com cerca de 1,7 km de extensão, é a maior praia da ilha. Está cercada pela Mata Atlântica, tem areia clara, mar agitado e costuma ser frequentada por surfistas, mas tem trechos mais calmos, indicados para banho.

    Conta com bares rústicos e campings, tem opções de hospedagem simples e restaurantes familiares, mantidos por comunidades caiçaras.

    A Praia de Castelhanos também é o ponto de partida de passeios, como a trilha que leva ao Mirante do Coração, a que vai para a Cachoeira do Gato, para a Praia Mansa e para a Praia Vermelha.

    O acesso se dá por mar, de barco, ou terra, nesse caso, pela estrada-parque dos Castelhanos, que cruza a ilha de Oeste a Leste, da região central ao litoral oceânico. O percurso costuma ser feito com veículos 4×4, a pé ou de bicicleta (com alto grau de dificuldade), saindo do centro da Ilhabela (a 217 km de São Paulo).

    Para chegar à ilha, é preciso ir até São Sebastião e fazer a travessia de balsa.

    Evite perrengues

     

    __

    LEIA MAIS:

    Marina Barlati

    77 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.