Muito se fala sobre a importância de treinos bem planejados e executados, mentalidade forte em situações de estresse, alimentação balanceada e alinhada com seus objetivos, mas acabamos nos esquecendo de um pilar extremamente importante no nosso desenvolvimento, que interfere diretamente nos nossos resultados: o descanso.
O Recovery ou descanso é um período extremamente importante na periodização do treinamento. Enquanto estamos treinando, nós apenas “perdemos”. Mas como assim, perdemos?
Durante os treinos de força e condicionamento, ou até mesmo no esporte específico, micro lesões aparecem, a demanda neural vai diminuindo, as vias energéticas vão se desgastando e, com tudo isso, nosso corpo precisa de uma pausa, pois sem o descanso estamos cada vez mais próximos de lesões e overtraining.
Os resultados dos treinos intensos que fazemos irão aparecer com o descanso adequado que tivermos. Nesse período, o Sistema Nervoso Central cuida para que todas as adaptações necessárias sejam feitas para que o corpo suporte aquele tipo de estímulo de treinamento que estamos aplicando. Com isso evoluímos e entramos em super compensação no rendimento. É como se nosso cérebro falasse assim “Epa! Precisamos reconstruir esses músculos aqui mais fortes para aguentar esses treinos que você está fazendo”.
E essa reconstrução acontece no descanso, que pode ser de diversas maneiras, como: massagens relaxantes, piscina aquecida ou hidromassagem, saunas entre outras tantas formas de relaxamento, mas a mais efetiva sempre será um sono de qualidade.