“O acompanhamento preventivo da saúde ainda é a melhor opção para quem busca um envelhecimento com qualidade e longevidade”. A afirmação é da ginecologista Rosane Torres Frecceiro (CRM: 8969) que, em entrevista ao Viva a Cidade, alerta para a importância dos cuidados com a saúde da mulher e traz dicas para quem busca mais qualidade de vida.
Qual é a importância do cuidado com a saúde feminina?
As mulheres são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), representando uma taxa de 70%. Durante o decorrer da vida, a mulher passa por várias fases, iniciando com puberdade, depois gestação até chegar na menopausa. Cada fase impacta e transforma suas vidas. Por isso o acompanhamento médico e os cuidados com a saúde devem ocorrer em todas as fases.
Quais são os principais exames e procedimentos preventivos voltados à saúde da mulher?
Para a prevenção do câncer de colo do útero temos a vacina do HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), para meninas de 9 a 14 anos, e também o Papanicolau, a partir dos 25 anos. Para prevenir o câncer de mama, recomenda-se a realização da mamografia a partir dos 50 anos, podendo solicitar com antecedência se houver histórico de câncer. Assistência ao pré-natal e pós-parto, inclui acompanhamento durante toda a gravidez e puerpério, onde são realizados exames, consultas e orientações.
Além disso é necessária atenção ao climatério e à menopausa, cuidando da saúde da mulher como um todo. Nesse período há uma grande transformação hormonal, física e mental. Então é importante realizar exames laboratoriais, mamografia e ecografia de mama, ecografia ginecológica transvaginal, densitometria óssea para diagnóstico de osteoporose, entre outros.
Qual é a importância das consultas ginecológicas para a saúde da mulher e qual é a periodicidade recomendada?
As consultas ginecológicas são voltadas para a prevenção do câncer, doenças sexualmente transmissíveis e cuidados relacionados com o sistema reprodutor e atenção humanizada, podendo decidir sobre métodos de anticoncepcionais, por exemplo. A mulher deve manter sua consulta anual com o ginecologista, para prevenção e manutenção da sua saúde e da qualidade de vida.
A prevenção ainda é o melhor remédio quando falamos em saúde da mulher?
O acompanhamento preventivo da saúde ainda é a melhor opção para quem busca um envelhecimento com qualidade e longevidade. Após os 40 anos de idade, é fundamental que se realize um check-up clínico e cardiológico anual, o que pode prevenir e tratar muitas patologias assintomáticas ou com leve sintomas.
O autocuidado, o autoconhecimento e o amor próprio farão toda a diferença em sua vida. A mulher deve manter sua consulta anual com ginecologista, para prevenção e manutenção da sua saúde e da qualidade de vida. Além disso, deve procurar ter um estilo de vida saudável que inclua saúde preventiva, boa nutrição, controle do peso, vida sexual protegida, diversão, exercícios regulares e evitar substâncias nocivas ao organismo. Cuide da sua saúde que é o seu bem maior.
A prevenção é o melhor remédio
A ginecologista Rosane Torres Frecceiro (CRM: 8969) ressalta a importância de cuidar da saúde física e mental e destaca os pilares para uma vida mais saudável.
• Sono reparador – Ter uma boa noite de sono, dormindo, no mínimo, oito horas
diariamente.
• Hidratação adequada – Beber ao menos 2 litros de água por dia.
• Alimentação saudável – Alimentar-se bem, evitando industrializados e inserindo no cardápio frutas, verduras e legumes, diminuindo o sal e o açúcar.
• Atividade física – A prática regular de atividade física é uma ferramenta fundamental para prevenir doenças cardíacas, diabetes tipo II e câncer, bem como reduzir sintomas de depressão e ansiedade, declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.
• Controle do estresse – Buscar atividades prazerosas como caminhada, dança e meditação, reforçando o autoconhecimento e o viver aqui e agora.