Se você tem como objetivo mais qualidade de vida, com menos dores e mais aptidão pra desempenhar suas tarefas do dia a dia ou do seu esporte, esse é o meu conselho: treine movimento!
Como assim?
Quando você está na sala da academia com todos aqueles pesos e máquinas e a sua única preocupação é treinar os seus músculos porque você quer que eles sejam grandes e bem definidos, isso é muito bom e, com certeza, vai te trazer muitos benefícios. No entanto, isso não garante que você vai saber se movimentar corretamente no dia a dia ou no seu esporte. Isso também não garante que você terá uma boa postura durante a jornada de trabalho e que, no fim do dia, você não terá aquelas dores nas costas, no pescoço e no trapézio.
Com certeza é muito melhor do que não treinar, mas deixe eu te falar de uma alternativa que pode ser melhor para os seus objetivos:
Ao treinar movimentos, além de desenvolver consciência corporal e boa coordenação motora, você vai aprender como o seu corpo funciona e como você consegue produzir mais força. Você será mais móvel e, ao mesmo tempo, mais estável quando necessário. E quer saber o melhor? Sabe aqueles músculos fortes e bem definidos? Você também vai consegui-los… Afinal, como vamos treinar movimento, sem usar os músculos?
Na prática, o que eu quero dizer é: inclua mais exercícios livres dentro dos seus treinos, explore trabalhar com diferentes cargas, ferramentas, amplitudes e direções diferentes. Treine prestando atenção em como o seu corpo responde a esses estímulos. Entenda suas dificuldades e vá buscando evoluir junto com seu (sua) treinador(a).
Então essa é a dica: treine movimento, se preocupe com a qualidade desses movimentos, faça coisas simples muito bem feitas, respeite os processos e bons treinos!