Voltar Saúde e Bem-Estar
Última modificação abril 25, 2025

Saia do automático e se apaixone por você mesmo

Olhar com carinho para os processos, não apenas para os resultados, contribui para ter uma mente saudável

Coluna Amor próprio Bem-estar também depende de amor próprio e autoestima. | Foto: Aaron Amat / iStock

Cadastre-se na Newsletter

    Você já parou para olhar para si mesmo com amor? Pois saiba que isso é fundamental, já que vivemos em um mundo onde precisamos estar dentro de padrões sociais pré-estabelecidos.

    Temos de cumprir um roteiro bem rígido: há uma idade certa para nos formarmos, precisamos nos casar e ter filhos, entre tantas outras ‘obrigações’. São padrões tão enrijecidos, que fazem nos sentirmos excluídos se não conseguimos atingir uma dessas metas.

    Compreendo que, quando pequenos, fomos cobrados por nossos responsáveis pelas notas e a frequência no ambiente escolar. Também fomos incentivados a aprender e seguir comportamentos considerados aceitáveis perante nossa família e a sociedade.

    Mas temos de refletir: como tudo isso repercute em nós, na vida adulta?

    Será que você se sente grato por quem é hoje, pelo que conquistou, pelos passos diários que deu em direção aos seus objetivos? Ainda se lembra do que te motivou?

    Quando foi que você deu atenção ao caminho necessário para alcançar o que queria? Pense: alguma vez você priorizou o processo de emagrecimento antes de chegar ao que considera seu peso ideal?

    Ao deixarmos de observar nossos processos, abrimos as portas para sentimentos como depressão, ansiedade e baixa autoestima, dentre outros.

    Percorremos a vida com tanta pressa, que deixamos de nos vermos como referência; nos tornamos apenas um produto de nós mesmos.

    Coluna Bruna - apaixone-se por você

    Não se esqueça de reconhecer seus esforços e conquistas. | Foto: Tetiana Soares / iStock

    E quando isso acontece, você se anula. A vida ‘perde’ a cor, fica sem graça, e tudo vira mera obrigação, como se fosse um peso, um fardo. Acabamos vivendo os dias no automático, com foco no trabalho, na atividade física, nas contas e nas obrigações do lar.

    Minha sugestão é que você comece a olhar, diariamente, as evoluções em sua vida. Observe seus pontos fortes, olhe com carinho para suas qualidades, da mesma forma como reconhece seus defeitos.

    A vista de si mesmo deve ser mais incrível e bela do que a daquele pôr do sol que você tanto ama, bem como a de sua flor ou carro preferido.

    Entenda que, assim como você admira tantas pessoas, muitos também te admiram. Por isso, acolha-se e se veja com paixão, com admiração e amor.

    Saiba que o processo da vida deve ser lindo, mas que, acima de qualquer outra paixão, deve vir o amor por você mesmo. É importante que você fale mais sobre suas qualidades que de seus defeitos.

    Você precisa se admirar, respeitar-se e, assim, reencontrar a pessoa incrível e maravilhosa que está por trás dos papeis sociais que você exerce.

    Dessa forma, você vai perceber que seu amor pelos outros é resultado apenas de uma conexão, pois o seu amor verdadeiro vem de dentro, da beleza que você conecta ao seu ser: a beleza de ser você!

    __

    LEIA MAIS:

    Bruna Gonçalves

    5 publicações

    Bruna Gonçalves (@brunagpsicologa) é psicóloga especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (CRP 06/141605).