Para a ciência, a gratidão vai muito além de só agradecermos por aquilo que temos, ou simplesmente por um ato de educação. Eu sei, você deve estar aí pensando o quanto é desafiante o ato de agradecer.
Gratidão é um estado mental positivo de agradecimento por experiências vividas, vinculadas a lembranças afetivas que aumentam o bem-estar, que é gerado em nossa vida, além de um processo de proteção à saúde mental.
A prática da gratidão pode ser benéfica para a diminuição de transtornos como depressão e ansiedade, tão presente na sociedade, além de auxiliar no enfrentamento das situações de risco, que vivenciamos em nossas vidas.
Além disso, é possível observar que as pessoas mais gratas e praticantes do ato de gratificar a vida, são mais sociáveis e menos narcisistas, experienciando de um bem-estar emocional, presentes nos seus padrões de comportamento perante a si, e ao próximo, em suas relações.
Quando agradecemos, independente da situação, podemos usufruir de uma sensação de bem-estar, motivação e felicidade, podendo assim reduzir a frequência dos comportamentos de ressentimento perante ao próximo, tristeza e ou frustações.
Devemos sempre buscar o ato de agradecer, mesmo perante ao negativo, pois quando agradecemos as limitações e dificuldades, conseguimos não alimentarmos tais situações, as transformando, em lições, não em provas vistas anteriormente. Com a gratidão, conseguimos ver e superar nossos padrões perante às dificuldades.
Além disso, é possível desenvolvermos a empatia através do ato de sermos gratos, pois conseguimos assim desapegar dos pensamentos negativos, sendo possível melhorar nossa autoestima, pois agradecer pelo o que você é, faz com que o seu foco seja a sua vida, diminuindo a importância em que nos colocamos em comparações sem sentido, pelas experiências do outro, focando em nosso próprio sucesso, em nossa saúde física, mental e espiritual.
Então te convido a agradecer por algo hoje: pelo que você é grato?