Não existe uma data melhor que o Dia das Mães para expressar todo amor e gratidão a uma das pessoas mais importantes das nossas vidas. Por isso, quem vai comprar um presente, sempre procura por algo que, não só agrade, mas também seja significativo.
E os livros estão entre as principais opções que atendem a esse desejo: os muitos gêneros e estilos permitem que se encontre o que mais se adequa a cada tipo de mãe.
Além de serem produtos que divertem, emocionam e encantam, eles contribuem para ampliar o conhecimento e ajudam a relaxar e a se desconectar, tanto das obrigações diárias quanto de equipamentos como celular, computador e TV.
E esse é o melhor momento para dar livros como presente, já que cada vez mais gente se interessa e fala sobre literatura.
Prova disso é o crescimento da comunidade BookTok, formada por influenciadores digitais que se dedicam a ler, estudar e apresentar diferentes obras e autores a seus seguidores.
Esse movimento está estimulado a leitura e trazendo novo fôlego ao mercado editorial, e pode ser uma ótima fonte de inspiração para escolher um presente para o Dia das Mães.
Saiba mais sobre essa tendência e conheça booktokers que têm sugestões certeiras para você homenagear a sua mãe neste domingo (11):
Comunidade booktok
Criadores de conteúdo que publicam vídeos curtos e criativos sobre literatura são conhecidos mundialmente como booktokers.
Esse nome está relacionado com o uso da hashtag #booktok em postagens da rede social Tik Tok, prática que ficou popular a partir de 2019-2020, principalmente durante a pandemia da Covid-19, e se disseminou por outros sites e plataformas.
Hoje, ela é usada para identificar esse grupo de influenciadores digitais e demais pessoas que se interessam por livros e literatura, que formam uma grande comunidade.
Conheça Pedro Pacífico, mais conhecido como Bookster, sucesso no Instagram
Ela é formada basicamente por jovens apaixonados por livros, que compartilham suas leituras e fazem resenhas curtas e rápidas na rede, incentivando muitas pessoas a ler mais.
Um levantamento realizado pela Universidade de Melbourne (Austrália), divulgado em janeiro deste ano, informa que a hashtag BookTok teve, até outubro de 2024, mais de 309 bilhões de visualizações só no TikTok, em cerca de 53 milhões de posts.
No Brasil, #BookTokBrasil já passou a marca de 20 bilhões de visualizações.
Booktokers
Além do Pedro, outro boobktoker que vae a pena conhecer é Philipe Rodrigues (@leitor.booktok), que tem mais de 49 mil seguidores na rede social chinesa e quase 3,5 milhões de curtidas acumuladas em suas centenas de vídeos.

Philipe Rodrigues, em cena de um de seus posts sobre livros. | Foto: Reprodução
Ele conta que começou a gravar vídeos há dois anos, com a intenção de compartilhar e refletir sobre suas leituras com a comunidade literária.
Apesar de ser um especialista em Direito Tributário, Philipe gosta de recomendar literatura clássica e livros de suspense. Ele escolhe os livros de acordo com sua experiência pessoal com a leitura.
“Costumo recomendar livros que sinto que me impactaram de alguma forma, que despertaram em mim alguma reflexão interessante, ou que penso ser um bom entretenimento para as pessoas”, diz.
Entre os títulos mais recomendados por ele estão: “Noites Brancas”, de Fiódor Dostoiévski, “Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, e todos os de Agatha Christie.
O Viva a Cidade pediu ao influenciador dicas para quem quer dar um livro de presente neste Dia das Mães. Philipe sugere que busquem por livros com temáticas relacionadas com o próprio gosto ou com as preferências de quem será presenteado.
“Quando você se envolve com a temática da história fica mais fácil apreciar o momento de leitura”, reforça o booktoker, que recomenda a obra “Água Viva”, de Clarice Lispector, como um bom exemplo de presente para a data.
“É um livro quase que sinestésico. A autora usa as palavras como um pincel estilizando um quadro abstrato. É uma experiência única, praticamente poética, apesar de ser escrito em prosa. Acredito que Clarice tenha um apelo interessante para as mães e, nesse caso específico, é um livro que fala muito sobre sentimentos, muito mais do que sobre razão. De certa forma, é o que as mães representam: puro sentimento, daquele que chega a ser difícil expressar em palavras”, explica.
Encontre booktokers populares e dicas de livros:




__