Os walking tours se tornaram uma tendência muito forte de turismo mundial, oferecendo uma maneira divertida e imersiva de explorar a cidade, seja para turistas ou moradores. Como o nome sugere, walking tour é um passeio guiado feito a pé, geralmente por regiões centrais ou históricas de uma cidade. A proposta é simples, mas poderosa: caminhar por pontos turísticos e locais interessantes enquanto um guia compartilha curiosidades, fatos históricos, culturais e dicas locais.
Em São Paulo, você pode encontrar walking tours tanto gratuitos quanto pagos. Existem roteiros variados, que passam pelo centro histórico, Vila Madalena, Avenida Paulista e até roteiros temáticos sobre imigração e arte de rua. Pensando nisso, o Viva a Cidade trouxe algumas dicas desse tipo de passeio para aproveitar na capital paulista.

Walking tour permite explorar diferentes pontos turísticos da cidade | Foto: iStock
Vai de Roteiro
O programa Vai de Roteiro é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Ele oferece passeios gratuitos pelos principais pontos turísticos da cidade, conduzidos por guias de turismo credenciados e experientes. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site ou pelo aplicativo da Sympla.
Atualmente, o projeto conta com 19 opções de roteiro. O mais recente deles é o ‘Vai de Roteiro – Museu do Futebol’, que passou a integrar o projeto em 19 de julho deste ano.
“O programa é estruturado para que o turista possa conhecer os principais pontos da cidade com o acompanhamento de um guia que facilite a circulação e otimize o seu tempo de permanência, focando nos principais atrativos”, declarou o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves, durante o lançamento do novo roteiro.
Confira os demais passeios do ‘Vai de Roteiro’ abaixo:
SP Free Walking Tour
A SP Free Walking Tour foi criada em 2011 e tem como foco principalmente os turistas estrangeiros. Oferece três roteiros guiados em inglês, que ajudam a redescobrir São Paulo de uma maneira bem interessante. Um deles é o Old Downtown, que leva os participantes pelos pontos históricos do centro da cidade. Outro é o roteiro pela Avenida Paulista, que mostra o lado mais moderno e vibrante de São Paulo. E há também o Vila Madalena, focado na arte urbana e nos grafites que decoram o bairro.
Diariamente, há passeios disponíveis em algum desses roteiros, com horários, dias específicos e pontos de encontro que podem ser conferidos no site oficial.
O mais legal é que esses passeios não têm um preço fixo. Quem participa pode contribuir com o valor que achar justo, como uma forma de agradecer ao guia pelo passeio. É uma experiência que combina cultura, história e arte, tudo de uma forma acessível e descontraída.

O Beco do Batman é uma das atrações do roteiro da SP Free Walking Tour | Foto: iStock
SP da Garoa
O guia de turismo e influenciador digital, Rafael Gushiken, do projeto de vivências turísticas ‘SP da Garoa’, oferece dois roteiros de walking tour na capital paulista.
O primeiro deles, realizado em parceria com o Shopping Light, contempla uma caminhada a pé pelo centro histórico de São Paulo e uma visita guiada no edifício histórico Alexandre Mackenzie (local do centro de compras), com finalização na subida à sua cobertura onde está o Espaço Priceless.
O passeio é gratuito e acontece sempre no segundo e no último domingo de cada mês.
Já o segundo, fruto de uma parceria com o Top Center Shopping, contempla uma visita guiada em atrativos turísticos, culturais e históricos da Avenida Paulista, sendo finalizado no heliponto desativado que fica no próprio edifício do shopping, bem ao lado da torre de transmissão da Gazeta (Fundação Cásper Líbero) e com uma vista panorâmica e privilegiada da cidade. Também gratuito, o passeio acontece sempre no primeiro e no terceiro domingo de cada mês.
Os ingressos para ambas as atrações podem ser adquiridos na bilheteria digital Sympla.

Edifício que abriga o Shopping Light | Foto: Divulgação
____