Voltar Lazer
Última modificação março 31, 2025

Aproveite dicas para um dia de turismo na Paulista

A via mais famosa da cidade não tem só trabalho e correria: veja tudo o que dá para fazer em uma jornada

O Masp é uma das atrações da Avenida Paulista | Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    A Avenida Paulista é um dos maiores ícones de São Paulo e une história, cultura e lazer. Ao longo de seus 2,8 km de extensão, é possível encontrar muita diversão em vários tipos de passeio, que agradam pessoas de diferentes gostos e estilos, do nerd ao cult, e do skatista ao metaleiro. 

    Para quem não conhece tanto essa importante via da capital, famosa no país inteiro, ou quer explorar novas possibilidades de lazer, o Viva a Cidade preparou um roteiro especial, com tudo o que é possível fazer na avenida em um único dia.

    Prepare-se para uma jornada de descobertas, com atrações para encantar os olhos, o corpo, e a mente, com muitos sabores e sensações. Os endereços completos dos lugares indicados no roteiro podem ser encontrados no fim do texto.

    Quem gosta de caminhar, pode aproveitar para fazer percurso a pé, pois ele é bem plano, tem calçadas largas, muitas vitrines, e barraquinhas de artesanato, principalmente aos domingos, quando a avenida fica fechada para a circulação de veículos.

    Para quem tem restrições de mobilidade ou não pode andar muito, a melhor opção é a linha 2-verde do Metrô, com 3 estações que atendem a Paulista, localizadas no início, no meio e no fim da via. Aproveite! 

     

    Para começar, um café! 

    Antes de iniciar o percurso, nada melhor do que um delicioso café, para garantir toda a energia necessária para curtir o dia.  

    O Balaio Café oferece um ambiente acolhedor, além de um cardápio variado, com pães de fermentação natural, bolos e cafés de altíssima qualidade.  

    Delícias do cardápio do Balaio Café | Foto: Divulgação

     

    Aprecie a Arte! 

    Depois da primeira refeição do dia, seguimos a jornada com uma boa dose de arte: aproveite para conhecer o Instituto Moreira Salles (IMS), centro cultural que abriga o Balaio Café, que sempre tem exposições de fotografia, artes plásticas e música.

    O local impressiona principalmente quem gosta de artes visuais, mas também oferece uma bela vista da avenida. 

    Após uma breve caminhada, que tal garantir aquela foto típica em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo)? Ele é um dos mais importantes museus de São Paulo, está entre os mais belos cartões-postais da cidade, e fica em um prédio com projeto concebido pela arquiteta Lina Bo Bardi, que impressiona por sua construção suspensa. 

    No museu, você encontra um acervo riquíssimo, com obras de artistas renomados, como Van Gogh, Picasso e Portinari. E não perca as exposições temporárias, que sempre mostram as principais tendências do mundo das artes. 

    Museu de Arte de São Paulo (Masp) | Foto: Diego Grandi

     Ao lado do prédio principal do museu, está o edifício Pietro Maria Bardi, anexo que acaba de ser inaugurado. 

    Com 14 andares, a nova construção duplica a área do museu, que passa de 10.485 m² para 21.863 m². As novas instalações do Masp incluem cinco galerias para exposições, duas áreas multiuso, salas de aula, laboratório de conservação de obras, área de acolhimento ao público, restaurante, café, depósitos e docas para carga e descarga de obras de arte.

     

    Hora do almoço 

    Depois de visitar diferentes exposições, chega a hora de almoçar. Que tal conhecer os sabores do restaurante A Baianeira? Localizado no 2º subsolo do Masp, ele tem cardápio assinado pela premiada chef Manuelle Ferraz, um dos principais nomes da gastronomia brasileira na atualidade.   

    A casa celebra o melhor da cozinha brasileira, com uma mistura das tradições culinárias da Bahia e de Minas Gerais.

    No horário do almoço, o cliente pode optar pelo prato do dia (estrogonofe, feijoada, parmegiana e moqueca de peixe), que muda conforme o dia da semana, ou escolher entre frango de rolo orgânico, picadinho de carne de panela, baião de dois, entre outras gostosuras. Também há pratos vegetarianos ou veganos. 

     

    Uma pausa para relaxar 

    Uma pausa após o almoço é sempre bem-vinda, não é mesmo? Nossa sugestão é tirar um momento para descansar, apreciando as belezas naturais do Parque Tenente Siqueira Campos, o Parque Trianon. 

    Inaugurado em 1892, o local preserva fragmentos da Mata Atlântica, oferecendo aos visitantes um refúgio verde no coração da cidade. 

    Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) | Foto: Leonardo Sasseron

    Um pouco de cultura 

    Depois de saborear uma deliciosa refeição e descansar em meio à natureza, é hora de retomar o passeio e apreciar outros espaços culturais.

    O Itaú Cultural oferece uma ampla agenda de eventos, com exposições, shows, oficinas e peças de teatro. A programação abrange diversas manifestações artísticas e culturais, com atividades no próprio instituto e em instituições parceiras, no Brasil e no exterior. 

    Outro ponto de parada obrigatória é o Sesc Avenida Paulista, que também tem uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas e de lazer para todas as idades.

    O destaque do local é o mirante, que fica no 17º andar do prédio, garantindo uma vista panorâmica da cidade de São Paulo, ideal para fazer belas fotos.  

    Bem perto dali está a Casa das Rosas, um espaço cultural instalado em uma mansão do início do século 20, que combina charme histórico e arte contemporânea. É um ótimo lugar para apreciar a arquitetura, caminhar pelos jardins e curtir exposições de arte e eventos de literatura.

     

    Mirante do Sesc Avenida Paulista | Foto: Divulgação

    Mais um cafezinho 

    A Casa das Rosas tem um café encantador, chamado Caffè Ristoro, uma boa opção para uma experiência tranquila e charmosa, com uma vista linda para o jardim.

    Além de cafés, o local também serve bolos, tortas e outros itens de confeitaria, perfeitos para o lanche da tarde. 

    Caffè Ristoro, no jardim da Casa das Rosas | Foto: Divulgação

    Uma viagem à Ásia 

    Um passeio pela Avenida Paulista é também um convite para visitar diferentes culturas e tradições. Se você é fã das culturas asiáticas, vai encontrar duas atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro: 

     Centro Cultural Coreano 

    A organização oficial do governo coreano no Brasil costuma ser palco de diversos eventos e exposições. Além disso, promove oficinas e aulas diversas, como dança e língua coreana, encontro de leitores e concursos de K-pop.  

     Japan House 

    Em um prédio exuberante, cuja fachada foi construída com cipreste japonês de 70 anos (hinoki) e papel washi artesanal, a Japan House oferece aos visitantes uma imersão na diversidade cultural, tecnológica e gastronômica do Japão.

    A programação é muito variada, e inclui mostras de arte, workshops, apresentações musicais e eventos gastronômicos. 

    Fachada da Japan House, no início da Avenida Paulista | Foto: iStock

     

    Para finalizar, um bom jantar 

    Para encerrar o dia com chave de ouro, nada melhor do que um bom jantar.  

    O Jardan, inaugurado há poucos meses, já se apresenta como um ponto de encontro perfeito para quem vai à Paulista, pois reúne a sofisticação de um restaurante e a descontração de um boteco.

    No cardápio, é possível encontrar desde os tradicionais bolinhos de bacalhau até carnes nobres grelhadas na parrilha, como ancho e chorizo.  

     

    Veja todas as informações dos locais indicados:

    ____________

    Leia Mais:

    Stefany Leandro

    30 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.