A 21ª edição da SP-Arte, principal feira de arte e design da América Latina, acontece de 2 e 6 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Além de reunir galerias de arte, estúdios de design e renomados artistas brasileiros, o evento promove intercâmbios e impulsiona a internacionalização das artes do país.
O ‘esquenta’ começa já neste fim de semana, no sábado, dia 22 de março, com o Circuito SP-Arte by Blue Moon. São mais de 60 atividades e eventos culturais gratuitos, em galerias de arte e design de São Paulo.
Estão previstas visitas guiadas, aberturas de mostras, rodas de conversa e ateliês abertos, por toda a cidade, ampliando a experiência da feira para fora do Pavilhão. Segundo os organizadores, esse evento é uma vitrine para os projetos que vão guiar a programação das galerias e estúdios ao longo do ano. As atividades dessa agenda paralela vão até o dia 7 de abril.
A partir do dia 2, o Parque Ibirapuera recebe o evento principal, que conta com a participação de agentes do mundo das artes, que representam tanto artistas contemporâneos como históricos, dos séculos 20 e 21. Entre as galerias de arte confirmadas, estão Almeida & Dale, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Casa Triângulo e Luisa Strina, além de representantes da nova geração, como Flexa, Galatea, Mitre, Gomide&Co e Martins&Montero.
A SP-Arte também conecta o país com o cenário internacional, contando com galerias como Continua (Itália), Sur e Piero Atchugarry (Uruguai), Salar (Bolívia), RGR (México) e as estreantes Cecilia Brunson e Andrea Brunson (Reino Unido e Chile, respectivamente).
Estarão presentes não só galerias e estúdios, mas também editoras, revistas, museus, instituições e espaços autônomos, em uma programação intensa de conversas, lançamentos e ações educativas, durante os cinco dias do evento.

Biombo Arranjo, disponível na ,Ovo | Foto: Ruy Teixeira / Divulgação
Na edição deste ano, a feira recebe cerca de 200 expositores, e amplia sua estrutura no terceiro andar do Pavilhão, batizado de Palco SP-Arte. O espaço será dedicado a debates sobre mercado e colecionismo, com convidados nacionais e internacionais, ativações de marcas parceiras e apresentação de obras em grande formato.
No segundo andar, fica a Arena Iguatemi, que recebe nomes em destaque da cena contemporânea para bate-papos com o público, sobre suas trajetórias e aspectos que permeiam seus processos criativos. O programa de talks é aberto a todos os visitantes da feira.
Veja a programação:



Design em destaque
O design, que cresce a cada ano, ganha mais protagonismo na edição 2025. Entre os estúdios e marcas presentes estão Attom (Carlos Motta), Rodrigo Ohtake para Granistone, Lucas Recchia, Etel, Estúdio Rain, Ovo e Teo.
O destaque desse setor é a exposição “Inteligência Material”, com curadoria de Líva Debbane e Camilo Oliveira, da SP-Arte 2025.
A mostra explora as diversas formas de diálogo entre os designers e os materiais usados por eles ao longo dos processos criativos. Revela histórias, negociações, intuições e as possibilidades criativas que surgem dessa relação, evidenciando como os materiais influenciam e moldam o design.

Peça desenvolvida pela designer Margarita Talep | Foto: Divulgação
Circuito Arte-SP by Blue Moon
Exposições, atividades diversas e eventos culturais gratuitos, em galerias de arte e design de São Paulo. Os eventos, em diferentes bairros, incluem aberturas e encerramentos de exposições, conversas, visitas guiadas e a possibilidade de conhecer e visitar ateliês de artistas e designers.

Tapeçaria em lã, de Jorge Cravo (c.1965), na galeria Passado Composto Século XX | Foto: Divulgação
Veja os detalhes da programação do Circuito SP-Arte by Blue Moon:
22 de março
. das 10h às 17h
Galeria Choque Cultural (Alameda Sarutaiá, 206, Jardim Paulista)
“Poppoor” – exposição individual do artista Jaca
. das 11h às 15h
Galeria Paulo Kuczynski (Alameda Lorena, 1.661, Cerqueira César)
“Não são coisas do cotidiano, só parecem” – exposição inédita de Eleonore Koch
. das 14h às 20h
Galeria Yehudi Hollander-Pappi (Alameda Lorena, 1.295, Jardim Paulista)
“Supernova 1572” – exposição de inauguração da galeria, com obras de artistas do Brasil, como Caio Carpinelli, Gustavo Silvamaral, Gregory Bastos e Iara Izidoro, e do exterior, como Adam Milner (USA), Adrian Villar Rojas (ARG), Anne Imhof (GER) e Miranda Fengyuan Zhang (CHN), entre outros.
. das 14h às 18h
Torres Galeria (Rua Vitorino Camilo, 427, Barra Funda)
“Jeane Terra: Pelo do Rio” – exposição individual de Janaina Torres Galeria
. das 11h às 18h
Casa de Cultura do Parque (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.300, Alto de Pinheiros)
“O Fiar – pontos, nós, corte” – exposição que reúne obras de cinco artistas que trabalham com artes têxteis, como bordado, tricô, costura e tecelagem.
. das 11h às 18h (de quarta a domingo)
Casa de Cultura do Parque (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.300, Alto de Pinheiros)
“Disparate” , ciclo expositivo de Helena Martins Costa, com manipulação de fotografias de arquivos e frames de vídeo.
. das 11h às 18h (de quarta a domingo)
Casa de Cultura do Parque (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.300, Alto de Pinheiros)
“Boca do mundo” – exposição de Fábio Menino, que resgata imagens de objetos vinculados ao mundo do trabalho manual.
(continua depois das fotos)
Conheça algumas obras da SP-Arte 2025





. das 11h às 17h
Art FaSAM Galeria (Rua Brigadeiro Galvão, 990, Barra Funda)
“No Tempo das Sutilezas” – mostra com curadoria de Giulia França, que explora a experiência sensorial do tempo e a cadência dos momentos, que revelam a profundidade das vivências.
23 de março
. das 14h às 20h
Casa SP-Arte (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1.052, Jardim Paulista)
Mostra Funil – do arquiteto Isay Weinfeld, organizada em colaboração com Lucas Jimeno
25 de março
. das 19h às 22h
Galeria Jacques Ardies (Rua Morgado de Mateus, 579, Vila Mariana)
“12 Caminhos” – mostra que reúne 12 artistas de arte popular brasileira e explora cores, formas e composições, que refletem a natureza e o cotidiano.
27 de março
. das 18h às 21h
Galeria Luisa Strina (Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira César)
“Mecânica dos meios contínuos” – conjunto de obras inéditas que explora o conceito de limite de resistência: os objetos e as instalações mantêm suas funções, apesar de parecerem à beira do colapso.
. das 19h às 21h
Act Editora / Livraria Megafauna (Rua Nestor Pestana, 196, Consolação)
Lançamento do livro “Sonhos ao Sol – Miragens da Arte na América Latina”, com as presenças de Camile Sproesser, Rodolfo Parigi e Fernando Ticoulat
29 de março
. das 11h às 17h
Galeria Mario Cohen (Rua Capitão Francisco Padilha, 69, Jardim Europa)
“Pierre Verger – 66 Imagens, 20 Anos Depois” – exposição em homenagem ao fotógrafo, etnólogo e antropólogo francês, que dedicou seu trabalho à documentação da diáspora africana, especialmente na Bahia.
. das 11h às 15h
Galeria Nara Roesler (Avenida Europa, 655, Jardim Europa)
“Lina Bo Bardi – A Marvellous Entanglement,Photographs & Collages” – terceira exposição individual do cineasta e artista britânico Sir Isaac Julien, na galeria.
. Das 15h às 18h
Central (Rua Bento Freitas, 306, Vila Buarque)
“Sopra a ave-do-paraíso, voa longe a viúva negra” – mostra coletiva, que reúne mais de 20 artistas, com obras em diálogo com a “Viúva Negra” (1948), de Alexander Calder; com curadoria de Galciani Neves e parceria da Central com Eliana Finkelstein.
. das 11h às 19h
Hermes Artes Visuais (Rua Hermes Fontes, 167, Pinheiros)
“Visions of Love” – mostra coletiva que reúne trabalhos de Daniel Castilho, Luah Souza, Maria Livman, Sérgio Romagnolo, Silvio Dworecki e Susy Miranda Aziz.
“Circuito de Ateliê Aberto” – visita à produção e aos processos de Carla Chaim, Carlota Mason, Daniela Torrente e Débora Mazloum.
. das 14h às 19h
Desapê (Travessa Dona Paula, 7, Higienópolis)
“Arde Brasa – ocupação “É De Tal” – exposição do artista Diego Castro, com 49 obras sobre o arquivamento e apropriação de imagens de levantes nas mídias sociais.
. das 14h às 18h
Canteiro – Campo de produção em arte contemporânea (Rua Purpurina, 434, Vila Madalena)
“Desabamento de Textos” – mostra que resulta de um laboratório de experimentação, coordenado por Daniela Avelar, Fabio Morais e Lívia Aquino.
“Projeto Rampa” – projeto semestral, com artistas convidados; atualmente, conta com a ocupação do artista Ósi Magalhães, com a obra “Desnível”, na entrada do Canteiro.
“Ateliês Abertos” – visitação aos ateliês de sete artistas: Ana Clara Muner, Davide Mari, Guta Galli, Ivan Padovani, Mariana Guardani, Mariana Vieira e Thiago Navas.
“Rega” – visitas ao acervo do Rega, com obras de artistas residentes e convidados, disponíveis à venda.
. das 12h às 17h
Casa Triângulo (Rua Estados Unidos, 1.324, Jardim América)
“Vento Corta” – segunda exposição individual do carioca Zé Tepedino na galeria.
. das 11h às 15h
Galeria Passado Composto Século XX (Alameda Lorena, 1.996, Jardim Paulista)
“Melodias das Tramas – de Genaro de Carvalho a Jorge Cravo” – exposição com curadoria de Alejandra Munoz e Graça Bueno, que reúne obras de nove artistas tapeceiros, reconhecidos internacionalmente por suas criações únicas e pela sua sintonia com a identidade brasileira.
(Toda a programação do Circuito Arte-SP by Blue Moon está disponível no app da SP-Arte 2025)
A SP-Arte nasceu em 2005 e completou 20 anos em 2024. Nestas duas décadas, contribuiu para a profissionalização, crescimento e promoção do mercado artístico nacional.
__
Quando: de 2 a 6 de abril de 2025
Horários:
dia 02: apenas para convidados
dias 03 e 04: das 13h às 20h
dia 05: das 11h às 20h
dia 06: das 11h às 19h
Onde: Parque Ibirapuera – Pavilhão da Bienal (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3, Vila Mariana)
Quanto: de R$ 50 (meia-entrada) a R$ 100 (inteira)
Instagram: @sp-arte
__
LEIA MAIS: