São Paulo é uma metrópole que pulsa em todos os sentidos — no movimento das ruas, na diversidade cultural e, claro, na grandiosidade do seu horizonte. Vista de cima, a cidade revela uma beleza surpreendente: um mar de prédios que se estende até onde os olhos alcançam, intercalado por áreas verdes e monumentos históricos.
Pensando nisso, o Viva a Cidade preparou um roteiro com os principais mirantes da cidade que proporcionam uma experiência visual única. Prepare a câmera e permita-se admirar essa selva de pedra de um novo ponto de vista.
1. Sesc Avenida Paulista
O mirante do Sesc Avenida Paulista, localizado no 17º andar, oferece uma vista panorâmica impressionante da avenida mais famosa da cidade.
O espaço, integrado ao centro cultural, proporciona uma experiência de contemplação e é o cenário ideal para garantir belas fotos com um dos cartões-postais mais famosos da cidade ao fundo.
A visita contempla também o acesso a um café localizado no Terraço, com cardápio pensado exclusivamente para ampliar a experiência do visitante.
Para acessar o local, é necessário fazer o agendamento por meio do aplicativo Credencial Sesc SP.

O Mirante do Sesc Avenida Paulista é ideal para garantir boas fotos | Foto: Divulgação
2. Mirante da Pedra Grande
Para quem busca uma conexão mais profunda com a natureza, o Mirante da Pedra Grande é o lugar ideal. Localizado no Parque Estadual da Cantareira, essa enorme formação rochosa, com cerca de 1.010 metros de altitude, que oferece uma vista panorâmica incrível de parte da cidade de São Paulo, perfeita para fotos e momentos de contemplação.
A trilha que leva ao topo tem cerca de 9 km (ida e volta), mas vale cada passo. Lá do alto, a cidade surge como uma pintura viva. Em dias claros, é possível ver até o Pico do Jaraguá. Um convite perfeito à contemplação e à pausa.

O Mirante da Pedra proporciona uma vista panorâmica da cidade | Foto: Divulgação
3. Farol Santander
No coração do centro antigo de São Paulo, o Farol Santander ocupa o histórico edifício Altino Arantes, o antigo Banespa. Com 35 andares e 161 metros de altura, ele foi por décadas o prédio mais alto da cidade.
O mirante, no 26º andar, revela uma vista de 360 graus da região central, com destaque para o Vale do Anhangabaú, a Catedral da Sé e o Teatro Municipal. Com indicações nos vidros, é possível saber onde estão os prédios icônicos da cidade ao redor do edifício.
Uma pausa gastronômica para apreciar os sabores do Mag Café, localizado no mesmo andar, é obrigatória. A experiência completa inclui ainda exposições de arte, design e história, tornando o passeio ainda mais cultural.
Para acessar o mirante é necessário adquirir o ingresso que já inclui todas as demais atrações do prédio.

O mirante fica no 26º andar do Farol Santander | Foto: Divulgação
4. Mirante do Jaraguá
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. Do mirante, o horizonte é quase infinito, e a sensação de estar acima de tudo é inigualável.
O acesso pode ser feito por trilha (Trilha do Pai Zé) ou de carro, e o local conta com infraestrutura básica para visitantes. De lá, é possível observar tanto a vista urbana da capital quanto a vegetação da Serra da Cantareira, além de parte de Osasco, as rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Rodoanel, além do início da Serra do Mar. É um daqueles lugares que fazem a gente se sentir pequeno diante da imensidão.

Vista do Pico do Jaraguá | Foto: Divulgação
5. Sampa Sky
O Sampa Sky é uma das experiências mais surpreendentes da cidade. Localizado no 42º andar do Edifício Mirante do Vale — o mais alto de São Paulo — o espaço oferece dois decks de vidro que se projetam para fora da fachada do prédio.
A sensação de “flutuar” sobre a cidade é indescritível. Os decks transparentes proporcionam uma vista única, principalmente da região central e do Vale do Anhangabaú. É o lugar perfeito para tirar aquela foto incrível e se encantar com a grandiosidade da maior metrópole da América Latina.
Para acessar a atração é necessário adquirir os ingressos previamente no site.

Decks de vidro transmitem a sensação de flutuar sob a cidade | Foto: Divulgação
Serviços
Confira as informações dos locais citados no texto: