Voltar Lazer
Última modificação abril 01, 2025

6 passeios gratuitos para ‘redescobrir’ São Paulo

Encante-se ainda mais pela cidade e sem gastar nada: roteiro reúne atividades inusitadas e especiais

Sala das Abelhas, da exposição Planeta Inseto | Foto: Divulgação

Cadastre-se na Newsletter

    Cultura, arte e diversidade estão em cada esquina da capital paulista, mas pouca gente sabe que é possível vivenciar momentos de lazer e desfrutar de divertidas experiências sem gastar um centavo!  

    Lugares e estabelecimentos que têm entrada gratuita são o foco desse roteiro. Ele reúne boas dicas para quem deseja aproveitar tudo de melhor que a maior metrópole da América Latina tem a oferecer, mesmo em momentos em que ‘a grana fica mais curta’.

    No fim deste texto estão todas as informações sobre os endereços, dias e horários de funcionamento de cada local. Programe-se e viva a cidade! 

     

    Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

    Localizado no Centro Histórico de São Paulo, o CCBB oferece uma programação rica e diversificada, com exposições de arte, peças de teatro, shows musicais e atividades educativas.

    Também há a modalidade de visita mediada, com duração média de uma hora, para grupos de estudantes, professores, organizações sociais, instituições culturais e museológicas.

    Elas são realizadas às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras (exceto feriados), às 9h30 e às 15h, e devem ser agendadas com antecedência. Quem se interessar, pode obter mais informações pelo telefone (11) 4297-0645 ou via e-mail: agendaccbbeducativosp@gmail.com

    Com estilo arquitetônico de origem francesa e ornamentação eclética, o edifício é um atrativo à parte e encanta os visitantes logo na chegada.

    Construído em 1901, o prédio foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil e, em 1927, tornou-se a primeira agência em imóvel próprio.

    As atividades bancárias foram encerradas em dezembro de 1996, e o centro cultural só foi inaugurado em 21 de abril de 2001.

    Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil, na região central da cidade. | Foto: Divulgação

     

    Planeta Inseto 

    A exposição permanente Planeta Inseto, do Museu do Instituto Biológico (IB-APTA), proporciona uma imersão no fantástico universo dos insetos. Com potencial para agradar pessoas de todas as idades, é uma boa opção de passeio para levar as crianças e curtir com toda a família.  

    Instalada em um lindo casarão da década de 1940, na Vila Mariana, a mostra reabriu suas postas portas em 2022, com nova expografia, identidade visual e recursos de acessibilidade.  

    As peças estão distribuídas em sete salas principais, onde os visitantes podem aprender, de forma lúdica e divertida, muitas curiosidades sobre os invertebrados e a importância desses animais para o planeta.  

    Aproveite o passeio para ver a produção do fio da seda por lagartas, conhecer o dia a dia no interior de um formigueiro, saber detalhes da sociedade das abelhas e muito mais. 

    Uma das salas da exposição Planeta Inseto, na Vila Mariana | Foto: Divulgação

     

    Parque da Ciência 

    Com uma área de aproximadamente 725 mil metros quadrados, o Parque da Ciência do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, oferece diversas atividades interativas e exposições que visam a aproximar o público do conhecimento científico.  

    Fundado em 2019, o espaço tem muitas áreas verdes, que fazem parte do complexo formado por 22 atrações, entre museus, viveiros, edifícios históricos e o Horto Oswaldo Cruz. Entre os destaques estão o Museu de Microbiologia, o Serpentário, o Macacário e o Reptário.  

    A entrada no parque é gratuita. No entanto, para visitar os museus Biológico, da Vacina, de Microbiologia e o Espaço Terra Firme é necessário comprar o ingresso na bilheteria, de forma presencial ou online, pelo site Ticket Fácil. 

    O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada), dá direito a visitar todos os museus, e pode ser comprado até as 16h. A bilheteria fica na loja do Parque da Ciência, localizada atrás do Museu Biológico. As atrações ficam abertas para visitação até as 16h45. 

    Vista aérea do Parque da Ciência do Instituto Butantan. | Foto: Divulgação

     

    Instituto Tomie Ohtake 

    Inaugurado em 2013, o Instituto Tomie Ohtake homenageia a artista plástica que lhe dá nome, reconhecida por obras que exploram cores e formas.  

    O espaço é conhecido por uma sinuosa arquitetura futurista, que dá a impressão de que ele dança sob o céu de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

    O instituto promove as artes visuais, arquitetura e design, abriga exposições temporárias, eventos, palestras e atividades educativas, buscando fomentar o diálogo entre artistas, curadores e o público.  

    Fachada do Instituto Tomie Ohtake cujo projeto é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake. | Foto: Divulgação

     

    Museu da Bolsa do Brasil   

    O Museu da Bolsa do Brasil, também no Centro Histórico, é um espaço dedicado à história e à cultura do mercado financeiro brasileiro, e oferece uma rica experiência educativa.

    Além da exposição permanente, que explora a evolução da bolsa de valores no país, desde sua fundação até os dias atuais, a programação inclui eventos, palestras e workshops que têm o objetivo de democratizar o conhecimento sobre finanças e investimentos. 

    Exposição permanente do Museu da Bolsa do Brasil. | Foto: Divulgação

     

    O Mundo do Circo 

    Localizado na zona norte de São Paulo, no Parque da Juventude, o Mundo do Circo é um espaço inteiramente dedicado à arte circense e uma excelente opção de passeio para toda a família.

    Com mais de 10 mil m², o local oferece uma experiência única, permitindo que os visitantes curtam uma programação intensa, com circos itinerantes, números circenses, exposições e muito mais, garantindo diversão para crianças e adultos.

    Ao longo do ano, o Mundo do Circo recebe artistas nacionais e internacionais, em diferentes tipos de espetáculos. Entre as principais atrações, destacam-se performances de palhaçaria, acrobacia, equilíbrio, ilusionismo, contorcionismo e malabarismo, além de outras apresentações e números de rua.

    Além das apresentações artística, o espaço também é palco de palestras e vivências circenses, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e interação com a arte do circo.

    Malabarista em frente a O Mundo do Circo | Foto: Adriano Escanhuela/Amigos da Arte

     

    Outras informações:

    __

    Leia Mais

    Stefany Leandro

    30 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.