As férias de janeiro estão chegando ao fim, mas ainda dá tempo de aproveitar os últimos dias com muita diversão, sem sair da capital paulista.
A cidade está cheia de opções pra quem quer curtir a cidade, relaxar e criar boas memórias antes da volta à rotina. E o melhor: dá pra fazer tudo isso sem pesar no bolso!
Para quem deseja aproveitar tudo o que São Paulo tem de melhor, Viva a Cidade preparou uma seleção especial de passeios gratuitos: são parques, centros culturais, exposições, eventos ao ar livre e experiências que mostram como a capital pode ser vibrante, diversa e acessível.
Piscinas públicas
Piscinas são opções acessíveis e convidativas para aproveitar os dias ensolarados sem pagar nada e ainda garantir momentos de lazer e muita diversão com familiares e amigos.
Alguns exemplos são os espaços aquáticos dos Centros Esportivos Municipais e das unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc). Os endereços e horários de funcionamento dos locais podem ser consultados aqui.

Piscina do Sesc Pompeia é opção na zona Oeste para fugir do calor. | Foto: Divulgação
O Mundo do Circo
Localizado no Parque da Juventude, na zona Norte de São Paulo, o Mundo do Circo oferece uma experiência completa dedicada à arte circense.
Com mais de 10 mil m², o espaço recebe circos itinerantes, números acrobáticos, exposições interativas e outras atividades, garantindo ótimo entretenimento, para pessoas de todas as idades.
A programação inclui artistas nacionais e internacionais, com apresentações de palhaçaria, acrobacia, malabarismo, contorcionismo, ilusionismo e números de rua. Além disso, o local também promove palestras e vivências circenses.
Entre as atrações, destacam-se a Lona Exposição, com mostra interativa sobre o imaginário do circo; a Lona Multiuso, voltada a oficinas e encontros de artistas; a Grande Lona, que recebe espetáculos itinerantes; e o Picadeiro a Céu Aberto, dedicado a apresentações ao ar livre.

Entrada de “O Mundo do Circo”, na zona Norte. | Foto: Divulgação
Museu de Zoologia
O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição de pesquisa e preservação de espécies biológicas, com foco na biodiversidade animal.
Fundado em 1969, está localizado no Ipiranga (zona Sul) e é um dos maiores museus de zoologia da América Latina.
As visitas são gratuitas, sem necessidade de agendamento.
O acervo é composto por centenas de espécimes de animais taxidermizados, abrangendo uma grande diversidade de grupos, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, além de fósseis.
Muitos desses exemplares são únicos e representam importantes registros para a ciência, sendo utilizados em pesquisas que contribuem para o estudo da fauna brasileira e mundial.
O espaço mantém a exposição permanente “Biodiversidade: conhecer para preservar”, que conta com cerca de mil exemplares do acervo do museu, com espécies atuais e já extintas.
Entre os destaques, estão fósseis de dinossauro (um Tapuiassauro, de 11 metros de comprimento e 7 m de altura, e um Carnotauro, com aproximadamente 7 m de comprimento e 3 m de altura), que encantam principalmente as crianças.

Itens do acervo do Museu de Zoologia da USP, na zona Sul. | Foto: Reprodução
Mirante do Jaraguá
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. De seu mirante, o horizonte é quase infinito, e a sensação de estar acima de tudo é inigualável.
O acesso pode ser feito por meio de trilha (Trilha do Pai Zé) ou de carro, e o local conta com infraestrutura básica para visitantes.
De lá, é possível observar tanto a vista urbana da capital quanto a vegetação da Serra da Cantareira, além de parte da cidade de Osasco, as rodovias Bandeirantes, Anhanguera e o Rodoanel, além do início da Serra do Mar.
É um daqueles lugares que fazem a gente se sentir pequeno diante da imensidão, sendo uma ótima alternativa para quem aprecia o contato com a natureza.

Vista do Pico do Jaraguá, na região Norte da capital. | Foto: Divulgação
Museu da Polícia Civil
O Museu da Polícia Civil, localizado no Butantã (zona Oeste), começou a ser planejado na década de 1920, mas só foi aberto ao público em 1952.
Além de apoiar as escolas de polícia na formação de novos profissionais, o espaço tem como missões preservar e divulgar a rica história da corporação.
Atualmente, seu acervo é composto por itens como carros, equipamentos, objetos, peças de vestuário, armas, documentos e fotografias, que narram a trajetória da Polícia Civil.
O local recebe, em média, mil visitas por mês, e também preserva e expõe ao público ferramentas e itens relacionados a delitos de grande repercussão nacional, como o famoso crime da mala, que ocorreu em 1928.
A entrada é gratuita, e grupos podem fazer visitas monitoradas, mediante agendamento.

Espaço dedicado ao famoso crime da mala (1928), no Museu da Polícia Civil. | Foto: Divulgação
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Localizado no Centro Histórico de São Paulo, o CCBB tem uma programação rica e diversificada, com exposições de arte, peças de teatro, shows musicais e atividades educativas.
Também há a modalidade de visita mediada, com duração média de uma hora, para grupos de estudantes, professores, organizações sociais, instituições culturais e museológicas.
Elas são realizadas às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras (exceto feriados), às 9h30 e às 15h, e devem ser agendadas com antecedência. Quem se interessar, pode obter mais informações pelo telefone (11) 4297-0645, ou via e-mail: agendaccbbeducativosp@gmail.com
Com estilo arquitetônico de origem francesa e ornamentação eclética, o edifício é um atrativo à parte e encanta os visitantes logo na chegada.
Construído em 1901, o prédio foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil e, em 1927, tornou-se a primeira agência em imóvel próprio.
As atividades bancárias foram encerradas em dezembro de 1996, e o centro cultural só foi inaugurado em 21 de abril de 2001.

Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil, na região central da cidade. | Foto: Divulgação
Planeta Inseto
A exposição permanente Planeta Inseto, do Museu do Instituto Biológico (IB-APTA), proporciona uma imersão no fantástico universo dos insetos.
Com potencial para agradar pessoas de todas as idades, é uma boa opção de passeio para levar as crianças e curtir com toda a família.
Instalada em um lindo casarão da década de 1940, na Vila Mariana, a mostra reabriu suas postas portas em 2022, com nova expografia, identidade visual e recursos de acessibilidade.
As peças estão distribuídas em sete salas principais, onde os visitantes podem aprender, de forma lúdica e divertida, muitas curiosidades sobre os invertebrados e a importância desses animais para o planeta.
Aproveite o passeio para ver a produção do fio da seda por lagartas, conhecer o dia a dia no interior de um formigueiro, saber detalhes da sociedade das abelhas e muito mais.

Uma das salas da exposição Planeta Inseto, na Vila Mariana. | Foto: Divulgação
Dicas
Alguns cuidados podem ser adotados para aproveitar os passeios com mais conforto e comodidade. Veja algumas dicas:
__








