Voltar Lazer
Última modificação julho 25, 2024

Novo Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga sempre desperta interesse e curiosidade sobre uma parte importante da história do nosso país. E depois de restaurado e…

O Museu do Ipiranga sempre desperta interesse e curiosidade sobre uma parte importante da história do nosso país. E depois de restaurado e modernizado, encanta ainda mais pelas possibilidades que propicia ao público.

Cadastre-se na Newsletter

    Novo Museu do Ipiranga: algumas curiosidades sobre um dos destinos mais importantes de SP

    Por Taianne Rodrigues

    O Museu do Ipiranga sempre desperta interesse e curiosidade sobre uma parte importante da história do nosso país. E depois de restaurado e modernizado, encanta ainda mais pelas possibilidades que propicia ao público. Conheça algumas curiosidades sobre o Museu:

    Mais espaço e novidades. O Museu do Ipiranga ganhou uma área adicional de 6,8 mil m². No total, estão expostos cerca de 3,5 mil dos 450 mil  itens pertencentes ao acervo, 562 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. Quem visita o Museu tem a oportunidade de conhecer 12 exposições: 11 de longa duração divididas em dois temas, “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu” e uma mostra temporária. Entre os objetos expostos, você poderá conferir o Astrolábio, o computador compacto mais antigo do mundo: um instrumento de medição do século XIX, utilizado nas navegações.

    A tela mais famosa que nunca saiu do lugar, nem mesmo para ser restaurada. A icônica pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, foi restaurada simultaneamente às obras no Salão Nobre, onde o quadro permaneceu por causa de seu tamanho: são mais de sete metros de largura e quatro de altura. A tela é maior do que as portas e janelas do espaço, e foi montada originalmente no local onde está até hoje, sem nunca ter sido retirada.

    Jardim Francês. A expansão posiciona a nova entrada do Museu integrada ao Jardim Francês. Além de ter sido restaurado com as características originais, o jardim teve duas fontes reconstruídas, elementos que foram demolidos em 1972. Outro charme é a fonte que voltou a funcionar.

    Acessibilidade. Além de elevadores e rampas de acesso no edifício, as exposições também oferecem mais acessbilidade às pessoas: 379 peças toferecem tratamento multissensorial com telas táteis, dispositivos olfativos, reproduções 3D, cadernos em Braile, objetos originais adquiridos especificamente para o manuseio dos visitantes e muito mais.

    Serviço: reserva de ingresos no Sympla. Museu do Ipiranga:  R. dos Patriotas, 20, Ipiranga, São Paulo.

    Viva a Cidade News

    359 publicações