Voltar Lazer
Última modificação outubro 01, 2025

Nordeste em São Paulo: sabores e ritmos

O Dia do Nordestino é uma ótima oportunidade para experimentar sabores e conhecer a cultura nordestina

Dia do Nordestino Chapéu típico do Nordeste do Brasil/Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    Comemorado no dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino presta uma homenagem à cultura e às tradições do Nordeste. A data busca exaltar as riquezas culturais, a arte e a música da região, ao mesmo tempo que reconhece a luta e a resistência do povo nordestino. Ela foi instituída pela Câmara de Vereadores de São Paulo, em 2009, em homenagem ao centenário de Patativa do Assaré, poeta e um dos maiores expoentes da cultura nordestina.

    Em São Paulo, no mês de outubro, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), considerado o maior centro de cultura nordestina do Brasil, realiza o Festival Nordestino. Com muita música, dança, shows e gastronomia típica, o evento celebra as tradições e atrai milhares de visitantes, todos os anos.

    O festival oferece uma programação cultural com apresentações artísticas, cortejos e manifestações tradicionais. Para quem deseja viver a cultura nordestina na cidade, seja degustando sabores ou curtindo ritmos da região, o Viva a Cidade selecionou alguns lugares para aproveitar em São Paulo. 

     

    Centro de Tradições Nordestinas (CTN) 

    Fundado pelo empresário José de Abreu, em 1991, o CTN é considerado como um pedacinho do Nordeste em São Paulo e o maior centro de cultura nordestina do Brasil. Com 27 mil m2, o espaço oferece experiências culturais, musicais e gastronômicas, além de outras atrações que celebram a memória e a cultura nordestina. Atualmente, o CTN atrai mais de 1 milhão de visitantes por ano, entre nordestinos, paulistanos e turistas. No espaço é possível comer pratos típicos e tradicionais nordestinos, como o baião de dois, cuscuz e carne de sol, entre outros, e curtir diversos shows nos finais de semana em um palco para apresentações. O centro também recebe shows diversos e realiza festivais e eventos especiais como o tradicional São João de Nóis Tudim e o Festival Nordestino, que acontece de 3 a 26 de outubro. A entrada do CTN é gratuita todos os dias, exceto em dias de shows. 

    Panelão do Norte 

    Restaurante típico e especializado na culinária nordestina, o Panelão do Norte, na Penha, é ideal para quem quer sentir o gosto típico do Nordeste. O lugar serve pratos tradicionais que vão matar a saudade e proporcionar uma experiência gastronômica, com uma culinária saborosa em um espaço temático que traz a gastronomia e a cultura nordestina para a cidade de São Paulo.  

    Mocotó Bar e Restaurante

    Um restaurante de comida sertaneja, o Mocotó foi fundado, em 1973, por José de Almeida, na zona norte da cidade. Considerado um dos mais tradicionais de São Paulo, o espaço é atualmente  dirigido por seu filho, o chef Rodrigo Oliveira, que oferece uma gastronomia nordestina tradicional, com um toque contemporâneo e exclusivo. Espaçoso, o Mocotó atende a diferentes paladares. Com a abertura de uma nova unidade do restaurante e bar na Vila Leopoldina, em 2023, o grupo conta também com o Café Mocotó, no Mercado de Pinheiros, e o Balaio IMS, dentro do Instituto Moreira Salles.

    Macaxeira 

    O Macaxeira, fundado em 2015, é uma referência em culinária sertaneja na cidade. Localizado na zona leste de São Paulo, o restaurante, que é descontraído e tem música do sertão, traz em seu cardápio, além das diversas delícias típicas do Nordeste, uma opção de cachaças artesanais.

    Azulejo 

    O Azulejo oferece um cardápio que reúne a tradição da culinária nordestina e as tendências da gastronomia moderna. Em um espaço que resgata a cultura e a memória do Nordeste, a casa oferece um serviço à la carte no almoço e no jantar, com um menu diversificado de entradas, pratos principais e bebidas. 

    Consulado da Bahia

    O Consulado da Bahia é uma casa especializada em moquecas e acarajés. Com uma decoração irreverente e típica, o espaço é aconchegante e oferece uma culinária nordestina com pratos bem servidos e drinks. São mais de 11 tipos de moquecas para experimentar e aproveitar o clima nordestino do local.  

    Empório Nordestino 

    O Empório Nordestino é um restaurante rústico famoso pela carne seca e pelo queijo coalho. Desde 2004, oferece uma culinária tradicional nordestina e várias atrações, como shows e eventos temáticos, em um ambiente com deck para curtir com a família e os amigos. 

    Restaurante Andrade 

    Considerado uma das casas mais famosas para quem deseja comer um prato típico nordestino e dançar um forró, o Restaurante Andrade, em Pinheiros, é o lugar ideal para vivenciar a cultura nordestina na cidade. No cardápio, há deliciosos bolinhos de mandioca com carne-seca, queijo coalho assado e outras delícias do Nordeste. A casa também oferece diversas opções de cachaças, caipirinhas e sucos de frutas típicas. 

    Baião Cozinha Nordestina

    Com um cangaceiro gigante na entrada e garçons vestidos à moda de Lampião, o Baião é um restaurante temático. Desde 2015, é uma referência na culinária nordestina. Com uma gastronomia bem diversificada assinada pelo chef Joaquim Souza, o restaurante oferece música ao vivo e um cardápio com pratos variados e tradicionais da região. Atualmente, a casa conta com três unidades: uma no Pacaembu, outra na Vila Madalena e uma no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), na zona norte.

    Remelexo Brasil 

    O Remelexo é um local popular entre os amantes do forró, com uma atmosfera animada e contagiante. Conhecido por ser uma referência do forró na cidade, o espaço tem uma decoração charmosa, com itens típicos nordestinos e apresenta shows de bandas consagradas, forró ao vivo e noites temáticas.

    Canto da Ema

    Fundado em 2000, o Canto da Ema é uma casa de forró e bar com características nordestinas, onde é possível comer, dançar, ouvir música ou apenas aproveitar o ambiente. Localizado na Faria Lima, o espaço tem uma decoração rústica e bem cuidada, além de diversas opções de comidas e bebidas para quem gosta de curtir um pouco da cultura nordestina na cidade de São Paulo. No lugar é possível fazer aulas de forró, que acontecem às quintas, sextas, sábados e domingos antes do forró. 

    Informações:

    LEIA MAIS:

    . O que fazer em São Paulo com o seu pet?

    . Roteiro saudável: leveza e sabor à mesa

    . Rooftops para apreciar a vista noturna da cidade

    Marina Barlati

    52 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.