Voltar Lazer
Última modificação julho 11, 2025

Museus têm programação especial para as férias

Julho está cheio de atrações na cidade, com boas oportunidades de passeios diferentes e inesquecíveis

Férias no Museu Museus e espaços culturais têm programas especiais para as férias. | Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    As férias escolares são um ótimo período para levar a criançada para conhecer mais a cidade. 

    Neste mês, vários museus e espaços culturais de São Paulo estão com programação especial, que vai além das exposições, introduzindo os pequenos no mundo da arte de maneira lúdica.

    As atividades incluem oficinas, cursos e recreação com jogos e brincadeiras. Veja algumas sugestões de passeios que podem garantir sua diversão e de sua família durante o o mês inteiro:

    Caixa Cultural São Paulo

    Férias no Museu

    Exposição “Criaturas Fantásticas” oferece oficinas em família. | Foto: Reprodução/@maya.ph

    Na Caixa Cultural São Paulo, até o dia 27 de julho, é possível visitar a exposição “Criaturas Fantásticas – uma vivência de arte com crianças”

    Com entrada gratuita, a mostra oferece para um ambiente repleto de dispositivos interativos, com recursos lúdicos, sensoriais e participativos.

    A programação inclui oficinas, palestras e propostas artísticas, com atividades que acontecem de terça-feira a domingo, das 8h às 19h. 

    Destacam-se as “Oficinas em família”, do curso “Cocriando com as crianças”, ministrado por Flávia Milbratz, e a “Formação de atelierista”, que propõe uma imersão teórico-prática na cultura do ateliê.

    Nas duas atividades, os participantes aprenderão a selecionar materiais com intencionalidade, organizar contextos investigativos em linguagens sortidas, documentar processos criativos e compreender o papel do atelierista na educação contemporânea. Os encontros acontecem nos dias 16, 17 e 18 de julho, das 10h às 17h.

    O espaço conta, ainda, com um ateliê de experimentação criativa, com brincadeiras e jogos que valorizam o aprendizado e despertam a sensibilidade dos pequenos e das suas famílias.

    Gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, as atividades têm o objetivo de criar conexões entre as crianças e as artes, explorando diferentes técnicas, em práticas coletivas. Conheça a programação completa aqui.

    Estúdios da Maurício de Souza Produções (MSP)

    O tour pelos bastidores da MSP Estúdios ganha mais uma edição nestas férias de julho de 2025, com novo roteiro, que propõe mais interatividade e curiosidades sobre a carreira de Mauricio de Sousa e da criação de seus personagens e histórias.  

    Férias no Museu

    Bastidores do processo de criação de histórias. | Foto: Divulgação

    Ao longo do percurso, é possível ver desenhistas, roteiristas, animadores e designers em ação, além de descobrir os detalhes de cada etapa do processo criativo. Uma experiência imersiva para todas as idades.

    Férias no Museu

    Visitante pode conhecer os personagens da Turma da Mônica. | Foto: Reprodução/ site MSP Estúdios

    Localizada em São Paulo, a MSP Estúdios proporciona uma jornada completa pelo universo que, há mais de seis décadas, dá vida a personagens como Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Rosinha e tantos outros ícones da cultura brasileira. 

    São cinco espaços. Logo na chegada, o visitante encontra uma recepção especial, que marca o início da experiência. Na sequência, ele é conduzido ao auditório, para a cerimônia de boas-vindas.

    A partir daí, com fones de ouvido e acompanhamento guiado, o público embarca em uma verdadeira imersão nos bastidores do estúdio, vendo de perto os processos e trabalhos que dão origem aos quadrinhos, filmes, animações, livros, games e demais conteúdos que fazem parte do dia a dia de milhões de brasileirinhos.

    O final do passeio é na charmosa Pracinha do Limoeiro, um espaço lúdico e cheio de simbolismo, perfeito para brincar, tirar fotos, encontrar os personagens e criar lembranças inesquecíveis. A visita também oferece acesso à loja oficial da MSP, com produtos exclusivos da marca.

    As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, em três diferentes horários, com duração de duas horas. O passeio é acessível para todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), e os ingressos estão à venda neste link

    Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

    Localizado no Centro Histórico da capital, o centro cultural tem muitas atrações para as férias de julho, que vão de experiências teatrais a exposições inéditas, ideias para divertir pais e filhos.

    Férias no Museu

    Cena do espetáculo #Mergulho, no CCBB. | Foto: João Freitas/Divulgação

    “Mostra Primeira Infância”: preparada pelo coletivo Eranos Círculo de Arte, a exposição mescla tecnologia digital com teatro, cinema, artes visuais e oficinas. O grupo de artistas, fundado por Sandra Coelho e Leandro Maman, é de Itajaí (SC). 

    “O Céu, o Mar e a Palavra”: a exposição inédita conta com imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do mesmo coletivo catarinense, em um universo que percorre o céu, o mar, e se materializa em palavras. A curadoria é de Adriano Guimarães.

    Espetáculos Cênicos

    Nas apresentações teatrais o grupo traz “Bebê e o Boi Babau”, também inédito, que une tecnologia digital e as tradições populares do Teatro Mamulengo, manifestação com bonecos, típica dos estados do Nordeste do país.

    No espetáculo, as crianças acompanham a relação de amizade entre um bebê e boi, que embarcam em uma jornada que passa pelos ciclos de morte e renascimento.

    A cenografia da peça é construída com painéis de LED, com imagens especialmente criadas para a interação com os bonecos, a dramaturgia e a plateia.

    Para as crianças de 1 a 6 anos, o Eranos Círculo de Arte propõe quatro atividades:

    “#Mergulho – Experiência Teatral para Crianças”, que conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes: ele, na terra, e ela, no mar, e precisam da ajuda da plateia para se encontrar.

    “O Barquinho Amarelo”, que visa à criação de uma ponte entre gerações, resgatando brincadeiras, imagens e sonoridades das infâncias vividas no interior, ao mesmo tempo em que celebra o universo imaginativo, comum a todas as crianças.

    “Pô! Ema”, performance em que a plateia ajuda uma escritora em crise, que teme estar perdendo sua inspiração. Ao longo da atividade, os visitantes descobrem que o sumiço das ideias e poesias está, na verdade, relacionado com a alimentação de uma ema e seus filhotes. 

    “Caixa Ninho”, experiência teatral na qual as crianças entram em uma área com centenas de caixas de papelão. Nesse cenário intimista, lúdico e modular, elas encontram um espaço compartilhado de relação e imaginação, onde presenciam o nascimento de uma caixa-pássaro. 

    Cinema

    O Cine Eranos exibe duas criações do coletivo: “Cine.EMA” e “Os Pequenos Mundos”. No primeiro, são apresentados poemas animados, a partir do livro “Pô!Ema”, da escritora Sandra Coelho.

    Já na exibição de “Os Pequenos Mundos”, é possível conhecer  a história de uma boneca esquecida em uma caixa, que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo perdido a reencontrar seus pais.

    Oficinas 

    A programação no CCBB SP também conta com um ciclo de oficinas para adultos e crianças. Para participar, é preciso se inscrever no site oficial, neste link, totens ou bilheterias físicas.

    Para os adultos, são oferecidas as oficinas “Protagonismo Infantil na Primeira Infância”, com Sandra Coelho; “Teatro de Animação e Primeira Infância”, com Leandro Maman e Coelho; “Teatro de Animação Popular Brasileiro”, com Chico Simões; e “Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos”, com Maman.

    As crianças podem participar da “Oficina de Formas Animadas para as Infâncias”, aos sábados e domingo. A atividade tem a intenção de criar um espaço de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas, com atividades práticas com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação. Veja a programação completa aqui 

    Museu da Imigração 

    Férias no Museu

    Museu da Imigração tem oficinas que apresentam a museologia para as crianças. | Foto: Divulgação

    Oficinas e brincadeiras que combinam aprendizado com diversão estão no calendário de atrações de julho no Museu da Imigração

    A biblioteca infantil do local vai ficar aberta de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h, para receber as crianças durante o recesso escolar.

    Nos dias 12 e 26 de julho, o Núcleo Educativo do museu promove sessões de contação de histórias sobre comidas, temperos e aromas, destacando a origem migrante de alimentos populares no Brasil.

    Em 5 e 19 de julho, são realizadas oficinas que apresentam a museologia para as crianças. Na atividade “Reservinha: Museu para Crianças”, o museólogo e coordenador de preservação do museu vai falar, de forma lúdica, sobre o trabalho de catalogação dos objetos da Reserva Técnica do Museu.

    Nos mesmo dias, em “Colecionando Coleções”, o público infantil será convidado a refletir sobre o ato de colecionar objetos e, em seguida, a explorar o jardim em busca de itens colecionáveis para montar um acervo coletivo. 

    Ainda em 19 de julho, será realizado o lançamento do livro infanto-juvenil “Otto e Frida: laços de amizade”, inspirado em histórias reais e ilustrado por crianças.

    O evento, que será acompanhado de roda de conversa e sessão de autógrafos com a autora e os ilustradores, celebra os 100 anos da imigração dos alemães-bessarábios.

    No local, o público também poderá conferir a apresentação do Conjunto de Bandolins de São Paulo e do Coral da Sociedade Filarmônica Lyra.

    Como destaque da programação, na edição deste ano de 2025, o Museu da Imigração receberá, no sábado (12), o evento de encerramento do concurso “SP8 Pizza”, que contará com atividades infantis, masterclass, música, cerimônia de premiação e, claro, venda de pizzas, celebrando a relação histórica entre a migração de São Paulo e o prato de origem italiana.

    No domingo (13), o jardim do museu se transforma em um espaço especial para que quer aprender os primeiros passos de capoeira.

    Em 20 de julho, será oferecida uma prática de yoga infantil, com movimentos voltados ao relaxamento, equilíbrio e concentração.

    Encerrando a programação, no dia 27, haverá uma oficina dedicada à percussão, com ritmos diversos, que prometem animar a garotada.

    Além disso, em todos os domingos do mês, o museu terá o “Mexe-Mexe no Jardim”, uma série de atividades corporais inspiradas em diferentes culturas, voltadas para o público infantil. A programação completa está disponível aqui 

    Museu da Língua Portuguesa

    Férias no Museu

    O Museu da Língua Portuguesa promove a “Estação Férias”. | Foto: Guilherme Sai/Divulgação

    O museu, que fica na Estação da Luz, na região Central, está repleto de atrações durante todo o mês. Além de uma programação criada exclusivamente para as férias, haverá novas edições do “Plataforma Conexões” e do “Sarau no Museu”.

    Outra novidade é uma roda de conversa, que vai abordar a relação do cinema com a região da Luz, onde fica o museu. 

    Mas, o principal destaque da agenda é a “Estação Férias”, que ocupa o Pátio B entre os dias 9 e 29 de julho. Neste período, a equipe da Crialudis, dedicada à aprendizagem lúdica e criativa, vai promover uma série de atividades para celebrar a riqueza e a diversidade dos falares da nossa língua, em diálogo com a mostra temporária “Fala Falar Falares”, que está em cartaz no local.

    Também haverá oficinas, como “Que língua é essa?”, que desafia o participante a adivinhar a origem de expressões regionais, como “bah” e “pocando”.

    Tudo acontece em meio a uma cenografia especial, com instalações divertidas, como o tabuleiro gigante e uma intervenção ludo-literária em que o público é convidado a experimentar um processo criativo com rimas e frases.

    Aos sábados, haverá, ainda, apresentações musicais, circenses e de contação de histórias.  

    Outro destaque, o “Sarau no Museu”, está marcado para 19 de julho (sábado), a partir das 17h. Nesta edição, conta com a parceria da Livraria Megafauna. 

    No “Luz na Tela”, o cinema ao ar livre do museu, será exibida a animação “Divertida Mente 2″, em 25 de julho (sexta-feira), às 14h, com distribuição de pipoca e refrigerante.

    Não é preciso fazer reservar ingressos: é só chegar, se acomodar nas almofadas e nos bancos espalhados pelo Pátio B, e aguardar o início da sessão.

    No mesmo dia, também poderá ser visto o curta-metragem “Memória de Pivete”, de Pedro Santi, que retrata a infância nas periferias durante a Copa do Mundo de 2006. 

    Em todos os domingos do mês, a Caravana Lúdica espalha jogos e tabuleiros pelo Pátio B, transformando-o em um espaço de livre brincar.

    Sessões de contação de histórias também fazem parte das atrações dominicais, preparadas pelo Núcleo Educativo do Museu. Entre as obras selecionadas, estão: “A Vida Íntima de Laura”, de Clarice Lispector (dia 13), “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago (dia 20), e “Brincar com as Palavras”, de José Jorge Letria (dia 27).  

    “Fala Falar Falares”

    A mostra temporária, em cartaz até 14 de setembro, trata do ato de falar, um ‘superpoder’ do ser humano, e destaca a variedade de sotaques brasileiros.

    Isso é feito por meio de experiências audiovisuais e interativas, criadas pelos curadores Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, nas quais o visitante é surpreendido ao se ver no meio de uma instalação em que pessoas de diversos lugares do país se orgulham da maneira como falam.   

    Durante todo esse mês de julho, o museu estará com entrada gratuita aos fins de semana. Conheça os detalhes da programação aqui

    Museu do Futebol

    Com o projeto “Férias no Museu”, o Museu do Futebol promove um mês inteiro de diversão gratuita, com atividades oferecidas na área externa.

    Jogos de futebol e de tabuleiro estão entre as atrações, além de brincadeiras ligadas à mostra temporária “Jaraguá Kunhague Ouga’a – o jogo das mulheres do Jaraguá”, que mistura tradição e aprendizado sobre o meio ambiente e a ancestralidade. 

    Férias no Museu

    O Museu do Futebol oferece atividades gratuitas, com jogos de tabuleiro e outras brincadeiras. | Foto: iStock

    A programação especial vai até o dia 31 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

    Aos sábados, sempre às 14h, haverá contação de histórias tradicionais do universo indígena e afro-brasileiro, para encantar e emocionar os públicos de todas as idades, da primeira infância até adultos.

    Os tradicionais jogos de mesa de futebol também farão parte do espaço lúdico, que é ideal para famílias que buscam aproveitar as férias de maneira divertida ao ar livre.

    Com o tema “Artilheiros da Sustentabilidade”, as atividades foram criadas e são coordenadas pela Piraporiando. No espaço, há a indicação das faixas etárias mais adequadas para cada atração, para que todo mundo possa se divertir e fazer novos amigos. A programação completa está disponível neste link.

    Museu da Imaginação 

    O espaço, que reúne arte, ciência, tecnologia e diversão em um único lugar, preparou uma programação especial para as crianças aproveitarem o mês de férias escolares.

    Entre as novidades, está a “Caravana do Silvinho”, um tributo a um dos maiores ícones da televisão brasileira, Sílvio Santos (1930-2024), idealizada pelas filhas do apresentador, em parceria com o Grupo Silvio Santos, Abrava Arte Produções e Breit Produções.

    Férias no Museu

    Exposição “Volta ao Mundo” tem mais de 30 maquetes, distribuídas em 17 salas. | Foto: Divulgação

    A “Caravana do Silvinho” leva 45 esculturas estilizadas do personagem Silvinho para diferentes cidades do Brasil, e cada peça será customizada por um artista convidado, em ateliês abertos ao público.

    O Museu da Imaginação foi selecionado como um dos espaços oficiais da cidade de São Paulo, para sediar o ateliê de criação das esculturas.

    O público poderá acompanhar parte do processo artístico, na área externa do museu, em tempo real. A presença dos artistas pode variar de acordo com o dia e o horário, e o público não participa da atividade diretamente.

    As esculturas prontas serão exibidas em pontos de grande circulação da capital e, depois, partem em mostras itinerantes em shoppings e centros culturais de todo o país. 

    Ainda neste mês, o Museu da Imaginação recebe novas exposições, para todos os públicos:

    “Volta ao Mundo – uma Jornada pelo Tempo”: a jornada começa na “Máquina do Tempo”, um simulador 3D, com narração feita pelo personagem Capitão Heródoto, interpretado por Alexandre Ostrowiecki, presidente do Museu.

    Os visitantes seguem o percurso com ambientações sensoriais, jogos educativos e instalações ‘instagramáveis’, que estimulam a curiosidade e o aprendizado de forma lúdica. 

    A mostra ocupa 600 m2 e leva os visitantes por seis ‘eras’ da humanidade: Antiga, Clássica, Medieval, Moderna, Contemporânea e Imaginação.

    São mais de 30 maquetes monumentais distribuídas em 17 salas, com destaques como o Templo de Hórus, a Pirâmide de Gizé, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Coliseu, a Catedral Notre-Dame de Paris, a Fontana di Trevi, a Torre Eiffel, o Titanic, o Masp, o Big Ben e muito mais.

    Também há uma cidade moderna fictícia, com os estádios europeus. Essa é a maior exposição já realizada pelo museu, com o uso de mais de 1 milhão de blocos de montar. A curadoria e a restauração das peças estão sob a responsabilidade do especialista Carlos Eduardo Oliveira Viana.

    Férias no Museu

    A exposição “Jornada da Água” mostra que a água é protagonista da história do planeta. | Foto: Divulgação

    “Jornada da Água – Caminhos e Descobertas”: a exposição interativa promove um mergulho sensorial e tecnológico que acompanha a ‘trajetória’ da água como protagonista da história do planeta, desde sua origem no universo até os desafios atuais, relacionados ao uso consciente do recurso.

    Nela, o visitante é  convidado a refletir sobre o papel da água em diferentes momentos da civilização, com experiências que envolvem a formação dos corpos celestes e simulações do funcionamento de usinas hidrelétricas.

    A exposição ocupa todo o segundo andar do museu e integra um novo ciclo de ativações voltadas à educação ambiental e científica.

    “Exposição Matemágica”: já consagrada, a mostra que transforma desafios lógicos em experiências interativas acaba de ser atualizada, com novas instalações que prometem encantar pessoas de todas as idades.

    Entre enigmas clássicos e jogos de raciocínio, como a “Travessia do rio”, o “Alinhamento das Damas” e as “Pontes de Königsberg”, os visitantes podem tentar resolver problemas históricos com a ajuda de tecnologia, da criatividade e da intuição.

    Oficinas: durante todo o mês de julho, o museu oferece oficinas temáticas, como as de jogos das marcas Copag e Bic. Veja aqui a programação completa.

    Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) 

    Férias no Museu

    A programação de férias do Masp tem experiências culturais e criativas para toda a família. | Foto: iStock

    Em julho, o icônico museu da avenida Paulista oferece experiências culturais e criativas para toda a família.

    Entre as atividades estão expedições urbanas, visitas mediadas e performances musicais com DJs, além de oficinas de pintura, modelagem, lambe-lambe, birutas e confecção de brinquedos, todas no vão livre, com entrada gratuita.

    Outras ações visam à aproximação das crianças com a carreira e a obra de grandes artistas, como do impressionista francês Claude Monet, em cartaz no local com a exposição “A Ecologia de Monet”.

    As demais mostras abertas para visitação, como “Frans Krajcberg: Reencontrar a árvore”, “Hulda Guzmán: Frutas milagrosas” e “Mulheres atingidas por barragens: bordando direitos”, podem ser vistas por todos os públicos.

    O museu tem entrada gratuita às terças-feiras, das 10h às 22h (última entrada até às 21h), e às sextas-feiras, das 18h às 22h (última entrada até às 21h).

    Além disso, a Escola Masp também preparou uma seleção de cursos presenciais e online para as férias de julho, com temas relacionados ao acervo do museu e às exposições em cartaz. Veja a programação completa aqui.

    Museu do Ipiranga

    Uma agenda cultural bem diversificada, com atividades voltadas a todos os públicos, é a proposta do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu Paulista ou Museu do Ipiranga, para as férias de julho.

    Férias no Museu

    Museu do Ipiranga oferece atividades para crianças. | Foto: iStock

    Um dos destaques é o lançamento do catálogo da exposição “Design e Cotidiano na coleção Azevedo Moura”, que acontece no sábado (12), a partir das 15h.

    A programação também inclui oficinas para crianças, formações para professores, palestras acadêmicas e visitas mediadas, que também contam com sessões conduzidas em Libras.

    Entre os dias 8 e 13, o Museu promove a “Semana de Férias”, com visitas mediadas temáticas, oficinas sensoriais, espaço de jogos e atividades lúdicas voltadas para as famílias.

    São experiências educativas e interativas, ampliando a aproximação do público com o acervo. Saiba mais sobre as atividades aqui.

    Mais informações:

    __

    LEIA MAIS:

    Marina Barlati

    32 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.