Voltar Lazer
Última modificação agosto 05, 2025

Jornadas do Patrimônio celebram a memória de SP

Prefeitura da capital e governo do estado oferecem programação variada durante todo o mês de agosto

Jornada do Patrimônio Veja as atrações das Jornadas do Patrimônio de 2025 | Foto: iStock/Matheus Silva

Cadastre-se na Newsletter

    A cidade de São Paulo será o centro da Jornada do Patrimônio 2025, que começa nesta sexta-feira (1º), com atividades voltadas à valorização da memória e do patrimônio histórico, realizadas também em outros 39 municípios do estado.

    Nesta edição, o evento do governo do estado tem como tema a “Memória Ferroviária”: são três dias com uma programação robusta, com shows, sessões de cinema ao ar livre, espetáculos de dança, visitas a prédios históricos e oficinas educativas.

    As atividades fazem parte das comemorações do Mês do Patrimônio Histórico, que também é celebrado pela prefeitura da capital, no fim de semana entre os dias 15 e 17, com o tema “Tempo em sentido”.

    Com a proposta de explorar a cidade através dos cinco sentidos, o evento destaca o valor da arquitetura histórica de São Paulo, com passeios, visitas e oficinas relacionados aos imóveis tombados, espalhados por diferentes regiões da capital.

    Para quem quer aproveitar o melhor dessa festa dupla, o Viva a Cidade reuniu os destaques de cada programação. Veja a seguir:

    1. Música, dança e teatro

    Um dos pontos altos da Jornada do Patrimônio é a apresentação da Focus Cia de Dança no Teatro Sérgio Cardoso, com o espetáculo “Entre a Pele e a Alma, que mistura coreografia contemporânea com referências emocionais profundas, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

    Na programação do governo do estado, também chamam a atenção do público os dois shows da cantora Fabiana Cozza, acompanhada do violonista João Camarero, nos dias 5 (terça-feira) e 9 (sábado), às 20h30.

    Eles fazem uma homenagem a Baden Powell na Estação Motiva Cultural, na Praça Júlio Prestes, espaço que simboliza a conexão entre a ferrovia e a cultura no centro da cidade. Os ingressos custam de R$ 80 a R$ 100.

    “Olokum: quando o mar vira revolta”, espetáculo da Cia. Kaçulas de Teatro, que aborda a preservação do meio ambiente, é a atração das Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na quinta-feira (7), e Jaçanã, na sexta (8), às 14h, com entrada gratuita.

    A peça conta a história de Olokum, que nasceu em Kala, um povoado sem contato com o oceano. Para conhecer o mar, ele embarca em uma jornada de aventuras longe do lugar onde cresceu.

    2. Cinema ao ar livre

    Já o Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro, será palco de sessões de cinema ao ar livre todas as sextas-feiras de agosto, às 19h, começando com o clássico “Cantando na Chuva.

    Jornada do Patrimônio

    Edifício Oswald de Andrade terá cinema ao ar livre todas as sextas de agosto | Foto: Reprodução

    Nas próximas sessões, são exibidos “Os Guarda-Chuvas do Amor” (dia 15), de Jacques Demy, “O Mágico de Oz” (22), de Victor Fleming, e “Fantasia” (29), de Ben Sharpsteen e James Algar.

    A proposta é transformar a paisagem urbana em um espaço de convivência e contemplação artística, reforçando a ideia de que o patrimônio também se vive no presente.

    3. Atividades educativas, oficinas e visitas guiadas

    Espaços culturais como a Biblioteca Parque Villa-Lobos, o Memorial da América Latina e o MIS Experience participam com ações especiais voltadas ao público infantil e à formação cultural.

    A programação inclui desde oficinas de construção de brinquedos, jogos gigantes até visitas guiadas a prédios históricos e centros culturais.

    No Parque Villa-Lobos, diferentes espaços da biblioteca recebem o evento “Tabuleiros na Villa”, voltado ao universo dos jogos de tabuleiro, que estimulam o raciocínio, a convivência e o trabalho em equipe.

    Durante os encontros, sempre aos sábados, das 11h às 17h, novos jogadores e curiosos poderão conhecer diferentes tipos de jogos, em um ambiente acolhedor e colaborativo, que inclui Party games e RPG (Role-Playing Game). A entrada é gratuita.

    Também haverá roteiros que exploram a herança ferroviária de bairros como Luz, Brás e Mooca, com passeios a pé conduzidos por educadores especializados.

    4. Cidades próximas com agenda complementar

    Embora a capital concentre boa parte da programação da Jornada do Patrimônio, municípios vizinhos também participam com eventos que valorizam suas histórias locais:

    Mogi das Cruzes

    A cidade de Mogi das Cruzes promove visitas à antiga Estação Estudantes, oficinas de contação de histórias e uma feira gastronômica com receitas inspiradas na época das ferrovias.

    Santos

    Com foco na ligação entre o porto e a ferrovia, a cidade litorânea promove visitas à Estação do Valongo, ações educativas em escolas e apresentações musicais no centro histórico.

    Jornada do Patrimônio

    A cidade de Santos também recebe o evento | Foto: Reprodução

    Jornada da prefeitura da capital

    Mais de 280 oficinas, roteiros, oficinas e intervenções artísticas serão oferecidas durante a Jornada do Patrimônio 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Neste ano, o evento também comemora os 50 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).

    No dia 16 (sábado), às 9h, a Biblioteca Álvares de Azevedo, na Vila Maria, recebe a oficina “Cores e Memórias da Cidade”, um mergulho na história por meio de objetos, que conta com máquinas de escrever, fichas de orelhão, canetas nanquim, relógios de bolso e camafeus, para ilustrar a passagem do tempo na história e no cotidiano de São Paulo.

    No mesmo dia, às 14h, a Casa de Cultura Raul Seixas, em Itaquera, abre espaço para a oficina “Literatura em Rap”, com exercícios de escrita com foco na literatura do rap, rima e ritmo.

    Às 15h, é a vez dos amantes do futebol: a Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, no Museu do Futebol (na Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu) recebe a atração “O sentido do gol, os caminhos que nos trazem a paixão pelo futebol”.

    Jornada do Patrimônio 2025

    A Casa de Cultura Freguesia do Ó recebe o curso “Fotografia com Celular”, no dia 17. | Foto: Divulgação

    No domingo (17), é a vez do curso “Fotografia com Celular”, que acontece na Casa de Cultura Freguesia do Ó e na Biblioteca Mário de Andrade, que simplifica a técnica fotográfica, com dicas para tirar fotos de maior qualidade técnica.

    A programação com todas as oficinas está disponível neste site.

    Com o tema “Tempo em sentido”, a Jornada do Patrimônio 2025 explora a relação entre o patrimônio tangível, como prédios, monumentos, objetos, e o intangível, como saberes, práticas, manifestações culturais.

    __

    LEIA MAIS:

    André Barbeiro jornalista

    André Barbeiro

    8 publicações

    Jornalista com experiência em conteúdo digital e streaming. Trabalhou no Portal R7, em hard news, entretenimento e matérias especiais.