Voltar Lazer
Última modificação dezembro 01, 2025

Dia do Forró: 5 locais para curtir o ritmo na capital

Um roteiro por lugares onde você pode dançar, se divertir e sentir toda a energia do forró autêntico

Dia do Forró Grupo de jovens curtindo a noite, dançando/Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    O Dia Nacional do Forró é comemorado em 13 de dezembro, em homenagem a data de nascimento de Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”. Nascido em 1912 em Exu, Pernambuco, ele popularizou ritmos nordestinos por todo o Brasil.

    Original do Nordeste, o forró é uma expressão de alegria, dança e tradição que conquista pessoas de todas as regiões. O gênero se consolidou e se popularizou nacionalmente a partir da década de 1950, com a influência de artistas como Luiz Gonzaga. Dominguinhos, Sivuca e Alceu Valença, entre outros, também contribuíram para a riqueza e variedade do forró.

    Considerado um conjunto amplo de ritmos e expressões nordestinas, que reúne diversos ritmos como baião, xote, xaxado, quadrilha, arrasta-pé e pé-de-serra, ele é muito apreciado em São Paulo, onde a cultura e a dança nordestinas têm grande presença e são fortes atrativos.

    Para curtir o forró na cidade, há diversos lugares conhecidos e eventos regulares que reúnem fãs do ritmo. O Viva a Cidade selecionou 5 locais para quem aprecia o gênero musical:

    1- Centro de Tradições Nordestinas (CTN) 

    Fundado pelo empresário José de Abreu, em 1991, o CTN é considerado como um pedacinho do Nordeste em São Paulo e o maior centro de cultura nordestina do Brasil. Com 27 mil m2, o espaço oferece experiências culturais, musicais e gastronômicas, além de outras atrações que celebram a memória e a cultura nordestina. Atualmente, o CTN atrai mais de 1 milhão de visitantes por ano, entre nordestinos, paulistanos e turistas. No espaço é possível comer pratos típicos e tradicionais nordestinos, como o baião de dois, cuscuz e carne de sol, entre outros, e curtir diversos shows nos finais de semana em um palco para apresentações. O centro também recebe shows diversos e realiza festivais e eventos especiais. A entrada do CTN é gratuita todos os dias, exceto em dias de shows. 

    2- Remelexo Brasil 

    Conhecido por ser uma referência do forró na cidade, o  Remelexo Brasil é um local popular entre os amantes do ritmo. Com uma atmosfera animada e contagiante, o espaço tem uma decoração charmosa, com itens típicos nordestinos e apresenta shows de bandas consagradas, forró ao vivo e noites temáticas.

    3- Canto da Ema

    O Canto da Ema é uma casa de forró e bar com características nordestinas, onde é possível comer, dançar, ouvir música ou apenas aproveitar o ambiente. Localizado na Faria Lima, o espaço tem uma decoração rústica e bem cuidada, além de diversas opções de comidas e bebidas para quem gosta de curtir um pouco da cultura nordestina na cidade de São Paulo. No lugar é possível fazer aulas de forró, que acontecem às quintas, sextas, sábados e domingos antes do forró. 

    4- Restaurante Andrade 

    Considerado uma das casas mais famosas para quem deseja comer um prato típico nordestino e dançar um forró, o Restaurante Andrade, em Pinheiros, é o lugar ideal para vivenciar a cultura nordestina na cidade. No cardápio, há deliciosos bolinhos de mandioca com carne-seca, queijo coalho assado e outras delícias do Nordeste. A casa também oferece diversas opções de cachaças, caipirinhas e sucos de frutas típicas.

    5- Canto Madalena

    O Canto Madalena é um bar e restaurante que valoriza a cultura brasileira, com forte foco no forró tradicional. Toda terça, o local promovo uma animada noite de forró, trazendo um clima autêntico para quem gosta de dançar e curtir o ritmo nordestino. 

     

    LEIA MAIS:

    . 5 cidades para vivenciar a magia do Natal perto de SP

    . Agenda dos Ensaios das Escolas de Samba 2026

    .“Tim Maia – Vale Tudo” estreia nova temporada

    Marina Barlati

    66 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.