O 18º Festival da Cultura Coreana, acontece nos dias 16 e 17 de agosto, das 11h às 20h, no bairro Bom Retiro, região central da capital paulista, com entrada gratuita. Promovendo uma verdadeira imersão na cultura coreana, o evento é ideal tanto para os fãs de K-Pop e K-Dramas, quanto para aqueles que gostam de provar novos sabores e conhecer novas culturas.
Realizado pela Associação Brasileira dos Coreanos (ABC), o festival conta com apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), do Comitê de Desenvolvimento do Bom Retiro (Feira do Bom Retiro), da Kowin (Korean Women’s International Network) e da Prefeitura de São Paulo, que também atua como patrocinadora.
Além das atividades na Praça Coronel Fernando Prestes (Praça Tiradentes), haverá uma programação adicional no Edifício Oswald de Andrade.
Show do YOUNITE
Entre os destaques da programação está o grupo de K-pop YOUNITE, com dois shows imperdíveis nos dias 16 e 17, na Praça Tiradentes. As apresentações gratuitas fazem parte da “K-Turnê 2025″, uma iniciativa do CCCB, que por meio de eventos itinerantes, promove o intercâmbio cultural que visa aproximar o Brasil e a Coreia por meio do K-pop.
Formado por oito integrantes, sendo sete sul-coreanos e um coreano-americano, o grupo estreou em abril de 2022 com a gravadora BrandNew Music e rapidamente conquistou espaço nas plataformas digitais. Entre as músicas de maior destaque estão “Rock Steady”, “1 of 9”, “Waterfall” e “Love It”, que conquistaram milhares de fãs ao redor do mundo, ultrapassando 8,9 milhões de streams acumulados no Spotify até maio deste ano.

Grupo de K-pop YOUNITE | Foto: Divulgação
Gastronomia
Um prato cheio para aqueles que gostam de apreciar novos sabores, a rua Três Rios se transformará em um polo gastronômico. Mais de 30 barracas vão oferecer pratos típicos que representam diferentes regiões e estilos da culinária coreana.
No cardápio, desde queridinhos de rua como tteokbokki (bolinhos de arroz apimentados) e hotteok (panquecas doces recheadas) até pratos tradicionais como bibimbap (arroz com vegetais e carne) e bulgogi (carne marinada grelhada).

Bulgogi, um prato típico coreano | Foto: iStock
Feira Cultural “Bomre-dong, Munhwa-ro”
A Feira Cultural “Bomre-dong, Munhwa-ro” tem como objetivo promover o intercâmbio cultural no Bom Retiro, fortalecendo a atuação da cultura coreana na cidade e oferecendo espaço para que artistas, artesãos, pequenos empreendedores e criadores apresentem trabalhos inspirados na cultura da Coreia.
O evento reunirá diversos estandes que abrigarão formas variadas de expressão criativa, incluindo artes visuais, artesanato, literatura e moda.
2ª edição do K-Debate
Nos dois dias de evento o Edifício Oswald de Andrade será palco para a 2ª edição do K-Debate, promovido pelo CCCB. Nesta edição, 14 convidados reunirão palestras e debates sobre diferentes aspectos da cultura coreana, como arte, história e literatura.
No dia 16 de agosto (sábado), ocorrerão a mesa-redonda “História Oral e Memória das Mulheres Migrantes Coreanas” e a palestra “Tradução da literatura coreana para o português no Brasil”. No dia 17 de agosto (domingo), acontecerão a mesa-redonda “Artistas birraciais: Por que minha arte é coreana e brasileira?” e a palestra “História da Coreia: De Joseon aos K-drama”.

Fachada do Edifício Oswald de Andrade | Foto: Reprodução
Outras atrações
A programação inclui ainda o concurso “The Masked Diva”, para os que desejam mostrar sua voz interpretando músicas coreanas, uma demonstração de K-Beauty com maquiador profissional da Coreia, uma vibrante apresentação de Taekwondo e também apresentações de danças tradicionais coreanas. Além disso, os visitantes também terão a oportunidade de escrever o nome em Hanguk (caligrafia coreana) e experimentar o hanbok, vestimenta típica da Coreia, frequentemente vista nos K-dramas de época.

Hanbok, roupa típica coreana | Foto: iStock
Programação
Confira os detalhes da programação abaixo: