Voltar Lazer
Última modificação julho 22, 2025

Visite 10 prédios históricos do Centro de São Paulo

Roteiro especial indica os edifícios mais icônicos da região central da cidade: vale a pena conhecer!

Roteiro de Prédios Históricos em São Paulo Prédios do Centro contam um pouco da história de São Paulo. | Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    O Centro Histórico de São Paulo é um verdadeiro tesouro arquitetônico, com prédios antigos preservados que contam a história da cidade e do país.

    A região é um destino imperdível para ver de perto a rica herança cultural paulistana. Visitar esses espaços é como fazer uma viagem no tempo, que vai da fundação da capital até a atualidade.

    Para quem quer curte esse tipo de passeio, o Viva a Cidade lista 10 prédios históricos que ficam na região central de São Paulo, cuja visita vale muito a pena.

    Todos mantêm uma agenda de visitas aberta para quem quer saber mais sobre a cidade e sua história. Veja:

    1. Theatro Municipal 

    Roteiros de Prédios Históricos em São Paulo

    Theatro Municipal: um dos mais importantes espaços culturais de São Paulo. / Foto: iStock

    O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes espaços e centros culturais da cidade, inaugurado em 1911.

    Sua estrutura eclética é inspirada em modelos europeus e mescla elementos renascentistas, barrocos e art nouveau.

    Além de receber apresentações de música, dança, teatro e outras manifestações culturais, o Theatro Municipal faz parte da história da cidade: o prédio majestoso foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, movimento iniciado por Mário e Oswald de Andrade e por Anita Malfatti.

    Pelo Municipal passaram nomes como: Maria Callas, Villa-Lobos, Arturo Toscanini, Enrico Caruso, Ella Fitzgerald, Nijinsky e outros expoentes das artes, na primeira metade do século 20.

    Para conhecer o espaço, há visitas e tours guiados, nos quais é possível admirar a arquitetura do prédio, conhecer sua história e importância para a cultura e as artes na capital paulista e no país.

    Às terças-feiras e aos sábados (exceto feriados), as portas do Theatro Municipal ficam abertas para quem deseja ver de perto, de forma gratuita, sua bela arquitetura e elementos artísticos. A programação completa do local está disponível neste link.

    2. Edifício Copan

    Roteiro de Prédios Históricos em São Paulo

    Edifício Copan, no Centro, tem uma arquitetura majestosa. | Foto: iStock

    Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Edifício Copan é um dos mais famosos prédios de São Paulo e um exemplo da arquitetura modernista brasileira.

    Inaugurado dez anos depois do início das obras, que começaram na década de 1950, o edifício é multifuncional: tem cerca de 1.100 apartamentos residenciais, lojas e salas comerciais, em seus 32 andares e mais de 115 metros de altura.

    Destino popular de arquitetos, fotógrafos e turistas, só é possível conhecer a parte externa do prédio, já a visita aos apartamentos não é permitida, mas todos podem explorar as lojas e restaurantes localizados no térreo.

    O Mirante do Copan, na cobertura do prédio, com uma vista panorâmica da cidade, é aberto à visitação. Veja as informações completas no fim deste texto.

    3. Edifício Martinelli

    O primeiro arranha-céu da cidade foi projetado pelo arquiteto italiano William Fillippi e construído na década de 1920. Localizado na Praça Ramos de Azevedo, o Edifício Martinelli é um símbolo do progresso e da modernização de São Paulo.

    Com 30 metros de altura e 30 andares, o edifício foi projetado para abrigar apartamentos de luxo, com acabamentos sofisticados e ótima vista para a cidade.

    Marco arquitetônico e histórico do Centro, o Martinelli está em obras, mas permanece aberto a visitas, que incluem o museu, com acervo riquíssimo sobre toda a história da construção e do empresário Giuseppe Martinelli, com fotos, documentos e objetos da época, e o terraço, com vista de pontos marcantes da capital, como a Catedral da Sé e o Theatro Municipal de São Paulo, por exemplo.

    Ao chegar ao local, no hall de entrada do prédio, fica o Café Martinelli, onde é possível fazer uma pausa antes de conhecer a parte interna.

    As visitas guiadas têm duração de 30 minutos, com informações sobre a história e a arquitetura do edifício, que também recebe eventos, como a “Design Week”, realizada em março.

    A restauração do prédio faz parte do Projeto M100, criado em 2024 por iniciativa da administração, que consiste na reformulação do espaço, em comemoração a seu centenário.

    Neste ano, começou a segunda fase do projeto, que tem o objetivo transformar o Edifício Martinelli em um dos principais destinos turísticos e culturais do país.

    Informações sobre visitas guiadas, eventos e horários estão disponíveis aqui.

    4. Catedral da Sé

    Roteiro de Prédios Históricos em São Paulo

    A Catedral da Sé é mais um tesouro do Centro de São Paulo. | Foto: iStock

    A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, conhecida como Catedral da Sé, é um dos maiores templos católicos do mundo e o principal espaço católico da cidade.

    Construída entre 1913 e 1954, a majestosa estrutura é um dos símbolos da capital, com predominância do estilo neogótico. Tem 5.700 m2 de área construída, uma cúpula com 65 metros de altura e imponentes torres, com 92 metros cada.

    Além da grandiosidade da arquitetura, seu interior guarda tesouros como a Cripta, no subsolo, onde estão os túmulos de figuras importantes da Igreja Católica.

    Outros pontos de interesse são o Altar-mor, uma verdadeira obra de arte, o telhado, com vista panorâmica, além das diversas obras de arte sacra, vitrais e mosaicos importados da Itália.

    Lá dentro também fica a estátua de São Paulo, padroeiro da cidade, e um dos maiores órgãos de tubo da América do Sul, com mais de 12 mil tubos e entalhe feito à mão.

    Quem visita a Catedral tem a opção de fazer um brunch, com tour guiado pelo local. As condições, horários, valores e disponibilidades podem ser consultados aqui.

    5. Edifício Itália

    Roteiro de Prédios Históricos em São Paulo

    O restaurante Terraço Itália tem vista de 360º da cidade. | Foto: Reprodução/Instagram

    Circolo Italiano é o nome oficial do conhecido Edifício Itália, que fica na Avenida Ipiranga, na região da Praça da República, no Centro de São Paulo.

    Inaugurado em 1965, esse é outro prédio histórico que vale a pena visitar, pois é um exemplo da arquitetura verticalizada brasileira.

    Essencialmente comercial, o edifício é o segundo maior prédio de São Paulo e um dos maiores do Brasil, e foi projetado pelo arquiteto alemão Franz Heeptem.

    Com 165 metros de altura, abriga em seu interior o Museu do Relógio, o Teatro Itália e espaços para eventos e exposições.

    Um dos maiores destaques do edifício é o restaurante localizado no rooftop, o famoso Terraço Itália.

    Com uma vista de tirar o fôlego e culinária sofisticada, o restaurante comandado pelo chef Pasquale Mancini é um dos pontos mais frequentados por quem gosta de comer bem, sem abrir mão de uma paisagem incrível.

    Para entrar no Edifício Itália, subir ao topo do prédio e desfrutar da vista panorâmica sem fazer uma refeição no local, é possível optar pela visitação ao terraço panorâmico, que fica no 41º andar.

    Agenda e valores estão disponíveis no site do Terraço Itália.

    6. Pátio do Colégio (Patteo do Collegio)

    Roteiro de Prédios Históricos em São Paulo

    O Pátio do Colégio fica no Centro Histórico de São Paulo. | Foto: Reprodução/Instagram

    O Pátio do Colégio é o lugar onde a cidade de São Paulo foi fundada, em 1554, pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

    Trata-se de um complexo formado pela Igreja São José de Anchieta, o Museu Anchieta, a Biblioteca Padre Antônio Vieira e uma área de descanso, que abriga um café.

    Ir ao espaço é mergulhar na história e na cultura da cidade de São Paulo. Para visitar todo o complexo do Pátio do Colégio, é necessário fazer agendamento prévio. Também há visitas guiadas e a possibilidade de conhecer o Museu Anchieta. 

    7. Mosteiro de São Bento

    Roteiro de Prédios Históricos de São Paulo

    Fachada do Mosteiro de São Bento, no Centro da capital. | Foto: iStock

    Importante patrimônio histórico e cultural de São Paulo, o prédio do Mosteiro de São Bento é um exemplo da arquitetura colonial.

    Localizado no Centro Histórico da cidade, foi fundado pelo monge Mauro Teixeira, em 1598, e abriga a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio e Faculdade de São Bento.

    Na basílica, uma das principais atrações é a missa tridentina, celebrada em latim, aos domingos, às 18h, que também conta com apresentação de canto gregoriano. O coral ainda participa de outras missas: de segunda a sexta-feira, às 7h, sábados, às 5h50, e domingos, às 10h.

    Outro destaque é a experiência gastronômica “Brunch no Mosteiro”, evento especial, realizado em alguns domingos, no refeitório do local.

    Além disso, desde 1999, o Mosteiro de São Bento tem uma padaria, que oferece pães, geleias e biscoitos feitos pelos monges, a partir de receitas seculares, guardadas nos arquivos da abadia, e que podem ser compradas pelo público em geral.

    Para quem conhecer o espaço, a visitação e a participação nas missas com cantos gregorianos podem ser agendadas com antecedência, pelo site.

    8. Prédio da Bolsa e Museu da Bolsa do Brasil (MUB3)

    Roteiro de Prédios Históricos em São Paulo

    Prédio da B3 abriga museu sobre a bolsa. | Foto: Reprodução/ Site

    O prédio da bolsa em São Paulo é um edifício neoclássico, da década de 1940, localizado no Centro, no lugar onde, até 2005, funcionou o pregão em viva voz do mercado de ações.

    Atualmente, o espaço é sede da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores de São Paulo, e abriga o Museu da Bolsa do Brasil (MUB3), que tem mais de 100 mil itens, como documentos, materiais audiovisuais e mobiliários, que contam a história das bolsas brasileiras.

    O local tem exposições permanentes e temporárias, com entrada gratuita, mas com agendamento prévio obrigatório, que pode ser feito neste link, onde estão informações sobre as mostras, horários e a programação.

    9. Palácio dos Correios

    Roteiro de Prédios Históricos em São Paulo

    O Palácio dos Correios é um edifício emblemático da cidade. | Foto: Reprodução/Instagram Todos pelo Centro

    Inaugurado em 1922, o Palácio dos Correios é outro edifício histórico de São Paulo, localizado no Vale do Anhangabaú, no Centro, criado como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil.

    Abrigava, originalmente, a Agência Central dos Correios e Telégrafos, a maior do país por muitos anos.

    Projetado pelos arquitetos italianos Domiziano Rossi e Felisberto Ranzini, do escritório Ramos de Azevedo, o prédio tem estilo com influências neoclássicas e renascentistas, e já abrigou o Centro Cultural Correios de São Paulo, atualmente fechado. 

    Marco da arquitetura e da história da cidade, o prédio foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Neste ano, a estatal fechou um acordo com a prefeitura de São Paulo, cedendo o edifício por 15 anos, para uso da gestão municipal.

    10. Solar da Marquesa de Santos

    Roteiro Prédios Históricos em São Paulo

    Ilustração de Natália Scronov, da fachada do Solar da Marquesa de Santos. | Foto: Reprodução da internet

    O solar, que pertenceu a Domitila de Castro Canto e Melo, conhecida como Marquesa de Santos, de 1834 a 1867.

    Localizado na rua Roberto Simonsen, antiga Rua do Carmo, faz parte do Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), e é um raro exemplar das residências do século 18. 

    Segundo dados do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o prédio foi construído em taipa de pilão e serviu de moradia para a Marquesa, a partir de 1834, após o rompimento da relação com D. Pedro 1o.

    O local funciona de terça a domingo, e está aberto à visitação, com entrada gratuita.

    Que for ao solar, pode aproveitar para conhecer outros pontos do museu, composto por uma rede de 12 casas históricas, construídas entre os séculos 17 e 20, como a Casa nº 1 (Casa da Imagem), que preserva a memória fotográfica da capital, e a Chácara Lane, na rua da Consolação, onde funcionou a sede da Escola Americana, que deu origem à Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

    Também vale a pena ir ao Beco do Pinto, ou Beco do Colégio, antiga passagem entre o Solar  da Marquesa de Santos e a Casa nº 1. Veja mais informações aqui.

    Serviço:

    __

    LEIA MAIS:

    Marina Barlati

    35 publicações

    Graduada em Comunicação Social / Jornalismo, com MBA em Marketing Digital. Tem experiência em jornais, revistas e assessoria de comunicação.