Voltar Lazer
Última modificação julho 31, 2025

10 passeios para curtir com as crianças na Paulista

Democrática, a avenida mais famosa de São Paulo reúne diversas atrações para curtir com os pequenos

Na Avenida Paulista não faltam atrações para os pequenos | Foto: iStock

Cadastre-se na Newsletter

    A Avenida Paulista, um dos cartões postais de São Paulo, é um verdadeiro símbolo de diversidade e cosmopolitismo, acolhendo pessoas de todas as tribos, origens e idades.

    Com atrações que agradam a diferentes gostos e perfis, a avenida mais famosa da capital paulista é o destino certo para quem busca momentos de diversão em família. Por lá, também não faltam opções de passeios e atividades para aproveitar com as crianças.

    Pensando nisso, o Viva a Cidade preparou um roteiro com 10 opções de lazer na Avenida Paulista, perfeitas para curtir momentos inesquecíveis com os pequenos. É uma ótima oportunidade de explorar a cidade de uma forma leve, alegre e cheia de descobertas.

    1. Itaú Cultural

    Itaú Cultural oferece uma ampla agenda de eventos, com exposições, shows, oficinas e peças de teatro. A programação abrange diversas manifestações artísticas e culturais, com atividades no próprio instituto e em instituições parceiras, no Brasil e no exterior.
    Na agenda, há algumas atrações destinados ao público infantil, como o espetáculo Decripolou Totepou, que fica em cartaz entre os dias 3 e 31 de agosto, e traz uma ‘contação de histórias’ com uma palhaça do Nordeste. Todas as informações e demais atrações podem ser conferidas no site.

    2. Sesc Avenida Paulista

    O Sesc Avenida Paulista é um centro de cultura e lazer que oferece uma rica programação com apresentações de música, dança, teatro, além de oficinas e exposições.
    No terceiro andar do prédio, está o ‘Espaço de Brincar’ , um ambiente lúdico e educativo destinado a crianças de 0 a 6 anos e seus acompanhantes, que permite aos pequenos brincarem e explorarem de forma livre e segura.

    Outro destaque da unidade é o mirante. Localizado no 17º andar, o espaço oferece uma vista privilegiada da Avenida Paulista e de outros pontos da cidade.

    Na agenda do Sesc, também é possível encontrar atrações infantis voltadas para todas as idades. Um dos destaques de agosto, por exemplo, é a oficina ‘Jogos do Mundo’, com a Caravana Lúdica, que acontece nos dias 1 e 2, e  reunirá mais de 40 jogos dos 5 continentes, que datam de 1400 a.C. até 1997, tendo jogos de origem africana, asiática, ameríndia e europeia. Consulte a programação completa no site.

    ‘Espaço de Brincar’ no Sesc Avenida Paulista | Foto: Divulgação

    3. Parque Prefeito Mário Covas

    O pequeno Parque Prefeito Mário Covas, inaugurado em 24 de janeiro de 2010, celebrando os 456 anos de São Paulo, ocupa uma área de 5.396 m², sendo outra opção para quem busca contato com a natureza.

    O espaço oferece bicicletário, banheiros, bancos para descansar, mesas para piqueniques, uma academia ao ar livre, acesso à internet via Wi-Fi e um Centro de Informações Turísticas do SPTURIS, onde é possível pegar mapas e guias da cidade.

    4. Parque Trianon

    O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, foi inaugurado em 1892, durante o crescimento urbano de São Paulo. Apesar de seu visual inspirado em jardins ingleses, ele preserva uma vegetação tropical típica da Mata Atlântica, com árvores gigantes como jequitibá-branco, jatobá e pau-ferro.

    Com cerca de 48.600 m², o local é um verdadeiro refúgio verde no coração da cidade, com uma rica vegetação, que atrai pássaros de diferentes espécies, que podem ser contemplados de perto. O parque oferece infraestrutura com playgrounds, aparelhos de ginástica, viveiro de aves, fontes, uma trilha com estações e esculturas famosas, como o “Fauno” de Victor Brecheret, sendo um ótimo destino para realizar atividades ao ar livre com as crianças.

    O Parque Trianon é um refúgio verde no coração da cidade | Foto: Joca Duarte

    5. Musical ‘O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar’

    O musical infantil “O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar” chega a São Paulo para duas apresentações no Teatro Gazeta, nos dias 9 e 10 e agosto (veja detalhes nos serviços).

    Baseado em vídeos de animação que já têm mais de 40 milhões de visualizações no YouTube, o espetáculo conta a história de um navegador que parte para o oceano em busca de um tesouro, mas acaba descobrindo que o maior presente é a beleza e a diversidade da vida marinha. A peça é indicada para crianças a partir de 1 ano e suas famílias.

    O musical tem 60 minutos de duração e mistura ritmos como blues, rock, reggae, pop e afoxé, encantando adultos e crianças. No palco, aparecem diversos animais marinhos, como baleias, tubarões, estrelas do mar, tartarugas, golfinhos, lulas, polvos, siri azul e peixe-palhaço, além do navegador e sereias.

    Os ingressos estão à venda na bilheteria digital Sympla.

    6. Turnê Bolofofos

    O grupo Bolofofos vai voltar aos palcos com um show super animado chamado “Bolofofos; A turnê 2025”, no dia 17 de agosto, domingo, às 16h, no Teatro Gazeta. (Veja mais informações nos serviços)

    A apresentação, que dura cerca de 55 minutos, é perfeita para toda a família cantar, dançar e criar memórias inesquecíveis, tudo em um clima de muita fofura e alegria.

    Sensação entre o público infantil, os Bolofofos já conquistaram milhões de fãs e mais de 15 bilhões de visualizações no YouTube, e agora prometem um espetáculo cheio de energia, com novos hits como “Na feira” e “Doguito”, além dos clássicos que a criançada adora.
    Os ingressos estão à venda na bilheteria digital Sympla.

    Os Bolofofos são sensação entre as crianças | Foto: Divulgação

    7. Cinemark Cidade São Paulo

    O Cinemark do Shopping Cidade São Paulo é uma boa opção para quem busca um passeio mais tranquilo, com pipoca, refrigerante e um bom filme para distrair as crianças. A unidade conta com 6 salas equipadas com a melhor tecnologia, imagem, som e conforto para garantir uma boa experiência aos visitantes. Além disso, conta com com sessões especiais para pessoas no espectro autista.

    Atualmente,  filmes como Smurfs (2025) e Lilo & Stitch (2025) estão em cartaz. A programação completa, valores e horários podem ser consultados no site da rede.

    8. Bike Kids

    O Bike Kids é uma iniciativa do projeto Bike Tour SP, criada especialmente para levar as crianças de até 8 anos para um passeio divertido e educativo pela Avenida Paulista. O diferencial é que o passeio é audioguiado, trazendo informações e curiosidades sobre cada ponto visitado, tornando a experiência ainda mais interessante para os pequenos.

    O trailer usado no tour foi todo personalizado com arte do grafiteiro Tinho, deixando o visual bem colorido e atraente. Além de proporcionar diversão, o projeto também busca promover cultura, cidadania e um estilo de vida saudável desde cedo.

    O passeio é gratuito, e como contribuição, é pedido que cada participante doe 2 kg de alimento não perecível. Os responsáveis podem acompanhar as crianças com suas bicicletas, garantindo a segurança de todos ao longo do trajeto.

    Para participar é necessário fazer a inscrição no site e as informações também podem ser obtidas por meio do WhatsApp (11) 97482-3549.

    O Bike Kids é destinado a crianças de até 8 anos | Foto: Divulgação

    9. Méqui 1000

    Um dos pontos turísticos da vibrante Avenida Paulista,  a milésima loja da rede McDonald’s no Brasil,  foi pensada para ser muito mais do que apenas um lugar para comer, mas uma experiência única para todas as idades.

    De tempos em tempos, o Méqui 1000 se transforma, trazendo decorações incríveis e  temáticas que encantam o público de todas as idades. A loja, que funciona 24 horas por dia, oferece espaços super instagramáveis, perfeitos para quem gosta de tirar fotos e compartilhar momentos especiais nas redes sociais. A marca também realiza ativações exclusivas, com novidades, promoções e eventos que deixam a visita ainda mais divertida e memorável.

    E claro, tudo isso sem perder o foco nos tradicionais lanches e sobremesas que caíram no gosto de adultos e crianças.

    O Méqui 1000 ganha novos temas esporadicamente | Foto: Divulgação

    10. Domingo na Paulista

    Todo domingo, das 9h às 16h, a Avenida Paulista deixa de ser uma rua cheia de carros e vira um espaço dedicado à cultura e ao lazer. Sem o trânsito, o que toma conta do local são pedestres, ciclistas, famílias com crianças, artistas de rua, turistas e moradores, todos aproveitando o ambiente de uma forma mais calma e divertida. Essa iniciativa é conhecida como Paulista Aberta e se tornou uma das principais formas de lazer na cidade de São Paulo.

    Esse fechamento da via faz parte do programa Ruas Abertas, criado em 2016 durante a administração do então prefeito Fernando Haddad. A proposta é que as áreas urbanas sejam feitas também para as pessoas, e não só para os veículos, ajudando a melhorar a qualidade de vida e a convivência na cidade.

    Serviço

    Confira as informações dos locais citados no texto:

     

    LEIA MAIS:

     

    Stefany Leandro

    62 publicações

    Stefany Leandro é jornalista e editora-chefe do Viva a Cidade.