Voltar Gastronomia e Receitas
Última modificação janeiro 31, 2025

Entre a terra e o mar está a gastronomia de Palu Albuquerque 

Com uma união de pratos autorais e inspirados em países de extenso litoral, a Marinna Gastronomia revista clássicos com muita criatividade

Cadastre-se na Newsletter

    Tudo se organiza em um ambiente intimista de luzes baixas e muito estilo na estética dos pratos, talheres e assentos. O restaurante Marinna Gastronomia, inaugurado em 2020 e comandado por Thiago Piazza, traz um menu baseado em entradinhas individuais e para compartilhar, com ingredientes que se dividem entre os sabores com estilo Mar & Terra, além de ótimas sobremesas e saborosas opções vegetarianas para todos os paladares e estilos de alimentação.

    Hoje, o Marinna também está ligado ao Pipes Gastropub, um outro braço da  culinária do grupo que é especializado em sanduíches gastronômicos e cervejas e chopes artesanais, com melhores seleções de cervejas e bebidas diversificadas e de vários países. 

    A atenção aos detalhes dos sabores e a técnica avançada de Palu

    Responsável pela cozinha e dona das receitas que encantam desde a apresentação diferenciada que chega até a mesa, Palu Albuquerque, chef à frente do Marinna Gastronomia, traz toda a sua essência e delicadeza para o mix de especiarias nas panelas: “Minha família toda é do interior de Pernambuco, minha inspiração maior é minha avó materna, quem admiro muito cozinhando e desde pequena, mesmo que quando criança eu não enxergava isso como um profissão, sempre me interessei pela culinária, vendo os eventos familiares e podendo participar ”, diz a chef.

    Com um cardápio que entrega polvos grelhados, legumes regados ao azeite e salpicados com demais temperos que são destaques notórios em sua produção, além de cordeiros em um ponto muito impecável acompanhados de ragu com queijo, Palu, conserva uma forma de cozinha como se estivesse ainda preparando aquele primeiro prato que a inspirou a ir viver para cozinhar: “A gastronomia nordestina é a de raiz familiar para mim, o que me dá o norte na cozinha, tem a mediterrânea também, por conta do restaurante. Por eu vir desse sertão pernambucano, a carne de sol sempre foi algo forte em casa, mas meu pai também sempre amou peixe, isso tudo está na minha memória afetiva. Quando descobri um pouco mais jovem que havia uma faculdade de gastronomia, não tive dúvidas, sabia que iria seguir. De início sempre olhei para a confeitaria, já cheguei a ter um negócio de doces, mas a vida deu uma reviravolta e voltei para pratos quentes”, conta.

    De certa forma, a gastronomia começou com algo intocável, mas alguns programas de culinária e nova ascensão de chefs com mais proximidade com o público, abriu espaços e mais contato com esse cenário: “Ainda há muito o que mudar, ter mais espaços para mulheres, principalmente, em campos de comando com os ingredientes brasileiros que precisam de mais protagonismo dentro da culinária”, observa a chef que busca sempre dá um toque brasileiros em seus pratos.

    “Meus pratos favoritos são:  doce de leite, pães e também os frutos do mar. Doces e pães por conta da minha avó,  por conta da minha vó, mas também amo preparar massas”

    Sobre o destaque que o Marinna ganha cada vez mais na gastronomia de São Paulo, Pallu fala sobre os ingredientes e a responsabilidade com a qualidade e relações com fornecedores confiáveis: “Nossos mexilhões e ostras, produtos que são bem perecíveis, têm o nosso total cuidado. Todos os fornecedores são os mesmo desde o início, essa qualidade também está nos bons laços que mantemos. Aqui você prova carnes diferentes, para além da ótima picanha, mas consegue ter acesso ao wagyu com um ótimo preço e de alta qualidade”;

    Marinna Gastronomia – ​Rua Guaimbé, 439 – ​Mooca 

    Ana Carla Dias

    16 publicações

    Ana Carla Dias (@anacarladiass) é jornalista (MTB 0013008/PR ), roteirista de cultura e jornalista gastronômica pelo Viva a Cidade