“Trilogia Kafka” aborda violência e desumanização
Peça une referências do teatro de Tadeusz Kantor, das HQs, de desenhos animados e textos de Franz Kafka

Informações
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Data de inicio e término
23 maio até 30 jun
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Dias da semana e horários
Segunda, às 20h | Sexta, sábado e domingo, às 19h
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Valores
R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00 (meia)
Mais detalhes
Buscando ampliar o debate sobre violência estrutural que leva à alienação, o diretor Cesar Ribeiro estreia seu novo trabalho, “Trilogia Kafka”, que entra em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental. No elenco estão Helio Cicero, André Capuano e Pedro Conrado.
A peça apresenta três textos curtos do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924): “Um Artista da Fome”, que conta a história de um artista cujo trabalho é passar fome publicamente e que se sente excluído da sociedade após uma mudança cultural que desvalorizou seu ofício; “Comunicado a uma Academia”, sobre um macaco falante que relata a diversos intelectuais sua transição de animal para quase humano e como se tornou um artista de renome no teatro musical; e “Carta ao Pai”, em que Kafka escreve ao pai para expor a mágoa diante de seu autoritarismo.
A montagem ainda conta com outro escrito na abertura. “Diante da Lei” revela ao público um homem que vai até a porta da lei pedindo acesso à Justiça, sempre negado.
Entre as referências teóricas do projeto estão obras da socióloga brasileira Maria Cecília de Souza Minayo, que define a violência estrutural como aquela “gerada por estruturas organizadas e institucionalizadas, naturalizada e oculta em estruturas sociais, que se expressa na injustiça e na exploração e que conduz à opressão dos indivíduos”, e do jornalista e ativista indiano Pothik Gosh, que destaca o tema da justiça na obra kafkiana, entendida como uma esfera em que há completa ausência de sentido que não seja pelo fato de ser uma pura força de dominação, por meio de uma dialética em que a lei inclui ao excluir e exclui ao incluir, refletindo uma realidade em que as pessoas são excluídas hierarquicamente e incluídas produtivamente.
Esse conceito remete à noção de corpos produtivos e corpos matáveis, abordando as políticas de morte e segregação presentes na sociedade contemporânea, assim como, na sociopolítica, abrange os movimentos de luta por soberania e direitos, em que os oprimidos podem escapar da opressão em certo momento temporal, mas os sistemas de opressão persistem.
Com uma linguagem influenciada pelo teatro de Tadeusz Kantor e a linguagem de HQs e desenhos animados, o espetáculo aborda os modos com que os sistemas de violência conduzem à alienação.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos clicando aqui.
Dados de contato
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Telefone
(11) 3259-0898
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