Voltar Teatro
Última modificação outubro 13, 2025

Teatro Paulo Eiró recebe o espetáculo “Atlântida”

Peça, voltada ao público jovem, narra as aventuras de um ‘bruxo brasileiro, negro e favelado’

peça de teatro gratuita zona sul Elenco de "Atlântida – Uma Nova Leitura Extraordinária", durante ensaio. | Foto: Reprodução/Instagram

Informações

  • Data de inicio e término

    18/10/2025 até 26/10/2025

  • Dias da semana e horários

    Sábados e domingos, às 16h

  • Endereço

    Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro

    Ver no mapa
  • Valores

    Grátis

Mais detalhes

O espetáculo “Atlântida – Uma Nova Leitura Extraordinária” estreia neste sábado (18), em curta temporada, no Teatro Paulo Eiró, na zona Sul da capital.

Ele conta a história de Isabel, uma jovem que, ao abrir um livro, é transportada para o lendário Reino de Atlântida, que foi descrito pelo filósofo grego Platão, por volta do ano 400 a.C..

Ao lado de Lipe, ela e outros personagens embarcam em uma jornada mágica, que une mitologia e literatura.

A peça também aborda temas como sustentabilidade, equilíbrio social e senso coletivo, tendo o ‘afrofuturismo’ como elemento central, valorizando o protagonismo negro na cena teatral contemporânea.

Trata-se de uma adaptação do 1º livro da trilogia “O Príncipe Pardo e os Reinos Perdidos”, do escritor brasileiro Fábio L. Shadow, que narra as aventuras de um ‘bruxo brasileiro, negro e favelado’.

Além de “Atlântida” (2018), fazem parte da coleção de literatura infantojuvenil “Pompeia” (2019) e “Eldorado” (2023), indicados para o público de 10 a 18 anos.

A montagem é resultado de uma parceria entre a Cia Sonho Lúcido e o coletivo Fagulhas D’Arte, que utilizam o teatro como instrumento de transformação social. Ambos apostam em histórias capazes de estimular a imaginação e ampliar os horizontes criativos de seus públicos.

“Nós criamos algo que tem propósito, que toca as pessoas e não é apenas entretenimento. O teatro é capaz de conectar passado, presente e futuro com histórias que inspiram e transformam”, afirma Bianca Sobral, produtora executiva da Cia Sonho Lúcido e idealizadora do projeto.

“Atlântida – Uma Nova Leitura Extraordinária” conta com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e fomento CULTSP.

Os objetivos do projeto são ampliar o acesso de jovens ao teatro e incentivar a leitura.

Os ingressos devem ser reservados por meio do Sympla, neste link.

  • Gratuito
  • Maiores de 10 anos

Dados de contato