Voltar Gastronomia
Última modificação outubro 01, 2025

Sabores da Itália em semana especial

Chefs italianos trazem a diversidade das vinte regiões em menus exclusivos em restaurantes da capital

Sabores da Itália em semana especial Sabores regionais da Itália ganham destaque na 14ª Settimana della Cucina | Foto: Mario Rodrigues

Informações

  • Data de inicio e término

    20/10/2025 até 26/10/2025

Mais detalhes

Entre os dias 20 e 26 de outubro, São Paulo será palco da 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento organizado pelo Consulado Geral da Itália em parceria com a Accademia Italiana della Cucina.

Nesta edição, o encontro se conecta a um momento histórico: a candidatura da cucina italiana a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, cuja apreciação acontece em dezembro.

Segundo o cônsul geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, “realizar a Settimana no mesmo ano em que a cozinha italiana é candidata a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade amplia o alcance da nossa mensagem. Cada menu preparado traduz o orgulho de um patrimônio vivo, feito de gestos, técnicas e sabores que atravessam gerações”.

Experiência gastronômica completa

A programação reúne vinte chefs vindos da Itália em 20 restaurantes paulistanos, cada um representando uma das regiões do país — Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Liguria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardegna, Sicilia, Toscana, Trentino-Alto Adige, Umbria, Valle d’Aosta e Veneto..

Durante uma semana, os estabelecimentos servem cardápios especiais que representam o “mangiare all’italiana” (comer à italiana) ao proporcionarem uma refeição composta por quatro etapas, com antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa.

As receitas são propostas pelos chefs convidados e preparadas em parceria com os anfitriões e as equipes das casas selecionadas, em um produtivo intercâmbio.

Nesse processo, se evidencia a diversidade de cada região da Itália, refletida na variedade de ingredientes de alta qualidade e técnicas de produção tradicionais – vale lembrar que a Itália é um país com mais de 300 produtos agroalimentares com selos de qualidade DOP, IGP e STG.

Os menus criados são servidos no almoço e no jantar e reúnem oito sugestões. Em ambos os períodos, o cliente pode escolher um circuito de três passos, que contempla antepasto, primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou o completo, que abrange as quatro etapas.

Entre as sugestões estão o antepasto Radicchio, pancetta di maiale e fagioli borlotti, radicchio (barriga suína curada e creme de feijão-rajado), típico do Friuli-Venezia Giulia; um primeiro prato tradicional da região da Toscana, o Tortelli maremmani con ragù di carne e pecorino stagionato (massa recheada com ricota e espinafre, servida com ragu de carne e queijo pecorino curado); e o segundo prato Ricciola alla puttanesca (peixe cozido com tomates-cerejas, alcaparras e azeitonas, acompanhado de batatas amassadas com ervas), representando a Campania.

Sabores da Itália em semana especial

Prosciutto di Parma con torta fritta e burro aromatizzato alle erbe, do Ristorantino | Foto: Mario Rodrigues

Na lista de sobremesas, o famoso cannolo siciliano, recheado com ricota, creme de baunilha e pistache, guarnecido de sorvete de laranja caramelizada.

Chefs estrelados e atividades paralelas

O elenco de chefs italianos convidados deste ano reúne veteranos na Settimana, estreantes no evento e profissionais premiados, cinco deles ligados a restaurantes estrelados pelo guia Michelin (Luca Abbruzzino, do Abbruzzino, na Calabria; Paolo Masieri, do Paolo & Barbara, na Liguria; Domenico Burdo, do Quintessenza, na Puglia; Giuseppe Causarano, do Votavota, na Sicilia; e Cristian Tezzele, da Osteria Acquarol, no Trentino-Alto Adige).

Além da experiência nos restaurantes, a Settimana oferece workshops, palestras e mostras culturais, como a exposição “La Cucina Italiana”, composta por 20 painéis fotográficos no Istituto Italiano di Cultura, aberta ao público até dezembro.

O chef Claudio Rocchi ministrará aulas práticas de culinária em instituições como ETEC/ICIF, Anhembi Morumbi, Mackenzie e Senac, enquanto nomes como Pier Luigi Petrillo, especialista em candidaturas à UNESCO, e Maddalena Fossati Dondero, diretora da revista La Cucina Italiana, participam de conferências sobre a valorização da cozinha italiana.

Programação e restaurantes participantes

Entre os restaurantes paulistanos participantes estão endereços consagrados como Terraço Itália, Piselli, Vinheria Percussi, Gero Itaim, Zena, Tre Bicchieri, Supra di Mauro Maia, Casa Santo Antônio, Zucco, Nino Cucina e Bottega Bernacca, além de novidades como Temperani Trattoria e Santo Colomba.

Sabores da Itália em semana especial

Chef Andrea Fugnanesi, representando a Lombardia, no Piselli | Foto: Mario Rodrigues – Divulgação

Cada um deles receberá um chef italiano responsável por representar sua região com receitas originais.

A lista completa de restaurantes, regiões e chefs pode ser consultada no site oficial do evento.

Sabores da Itália em semana especial

Spaghetti all’aglio olio peperone dolce di Altino e Scampi, da Casa St. Antonio | Foto: Rodrigo Marrano

Tradição e curadoria

Desde sua criação em 2012, a Settimana tornou-se referência mundial e inspiração para a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália em mais de 100 países.

Em São Paulo, a curadoria fica a cargo de Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina, que reforça: “a seleção busca equilibrar tradição, diversidade e inovação, garantindo que o público encontre tanto casas consagradas quanto novos endereços capazes de traduzir a riqueza das vinte regiões italianas”.

  • $$

Dados de contato