São Paulo recebe Festival “Dragon Boat Day”
Evento celebra 50 anos das relações entre Brasil e China com música, dança e corrida de barcos-dragão

Informações
-
Data de inicio e término
31 maio
-
Dias da semana e horários
Sábado (31), a partir das 9h.
-
-
Valores
Gratuito
Mais detalhes
No dia 31 de maio, a cidade de São Paulo será palco de uma das maiores celebrações culturais da China: o Dragon Boat Day, que neste ano marca os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. A partir das 9h, a Raia Olímpica da USP recebe uma programação gratuita que une esporte, música, dança e tradição milenar.
O grande destaque do evento são as emocionantes corridas de barcos-dragão — canoas enfeitadas com cabeças de dragões, movidas por equipes de remadores no ritmo de tambores. O público também poderá participar de workshops da modalidade e mergulhar na cultura chinesa por meio de atrações como a Dança do Leão, a Dança do Dragão e o show do Ibrachina Musical Project, que mistura música chinesa com arranjos contemporâneos brasileiros.
“O Dragon Boat Day é uma ponte viva entre os povos. Em um ano simbólico como este, celebramos a amizade entre Brasil e China com troca cultural, respeito e integração”, afirma Thomas Law, presidente do Ibrachina, instituto responsável pela organização do evento.
Com mais de dois mil anos de história, o Festival Dragon Boat (ou Duanwu) é celebrado anualmente no quinto dia do quinto mês do calendário lunar, que em 2025 coincide com o dia 31 de maio. A edição paulista integra o projeto “50 Anos das Relações Brasil e China: Uma História de Amizade” e conta com apoio do Consulado-Geral da China, da Associação Chinesa de Barco Dragão do Brasil e do Governo do Estado de São Paulo.