Réplica do 14-Bis é atração na zona Norte
Monumento do avião faz homenagem a Santos Dumont e seu vôo de 220 metros de distância

Informações
Mais detalhes
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa anunciou a conclusão do processo de restauração da réplica do 14 Bis, instalada no Monumento a Santos Dumont, na Praça Campo de Bagatelle, em São Paulo.
Inaugurada em 1974, a primeira versão do monumento foi criada pelo artista plástico Luiz Morrone, o mesmo autor do monumento em homenagem a Pedro Álvares Cabral, no Parque Ibirapuera. A obra possui 10 metros de largura e 12 metros de comprimento e foi instalada na praça em comemoração ao centenário de nascimento de Santos Dumont.
Em dezembro de 2023, a réplica foi removida para restauro pela Força Aérea Brasileira (FAB). A partir de abril de 2025, os trabalhos passaram a ser conduzidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com ordem de início emitida em 23 de abril de 2025.
O processo de restauração incluiu limpeza, reconstituição de partes danificadas ou ausentes, tratamento contra corrosão, pintura e reinstalação da estrutura. As colunas e o busto de Santos Dumont também passaram por tratamento especializado.
O Parque de Material Aeronáutico (PAMA) cedeu o espaço de galpão para execução dos trabalhos, garantindo as condições adequadas de preservação e manuseio da peça histórica.
O restauro, que teve custo de R$ 179 mil, foi contratado pela Secretaria e executado pelo escritório Julio Moraes Conservação e Restauro, especializado em bens culturais.
Dados de contato
-
Redes sociais







