Reag Belas Artes traz mostra de Akira Kurosawa
Cineasta japonês que completaria 115 anos em maio é homenageado com sete filmes

Informações
-
Data de inicio e término
24 abr até 30 abr
-
Dias da semana e horários
às 18h30 (confira os dias na programação)
-
-
Valores
R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia)
Mais detalhes
É tempo de celebrar o nascimento de um dos maiores cineastas de todos os tempos, o japonês Akira Kurosawa. Ele, que nasceu em 23 de março de 1910, há 115 anos, e faleceu em 06 de setembro de 1998, ganha mostra no Reag Belas Artes, com sete dos seus principais filmes: “O Anjo Embriagado” (1948), “Rashomon” (1950), “Viver” (1952), “Trono Manchado de Sangue” (1957), “Yojimbo, O Guarda-Costas” (1961), “Ran” (1985) e “Sonhos” (1990).
Todo cinéfilo sabe que Kurosawa foi um dos nomes mais influentes e respeitados da história do cinema, e revisitar sua filmografia – que continua sendo fonte de inspiração para muitos diretores contemporâneos – nunca é demais.
Desde o início de sua carreira, nos anos 1940, suas obras ajudaram a elevar internacionalmente o status do cinema japonês. Reconhecido por sua estética inovadora somada a uma habilidade especial para contar histórias, ele impactou cineastas de todo o mundo, como George Lucas, Sergio Leone e Francis Ford Coppola, que o citaram como uma de suas grandes inspirações.
E a primorosa seleção que o Belas Artes traz para os fãs do grande mestre é uma perfeita amostra de toda essa genialidade.
Confira abaixo a programação completa:
- 24/04 – O Anjo Embriagado (Yoidore Tenshi)
1948, 98 min, 12 anos, drama, suspense, Japão, japonês (legendado)
Diretor: Akira Kurosawa
Elenco: Toshirô Mifune, Takashi Shimura, Reisaburo Yamamoto
Sinopse: No Japão pós-guerra, um jovem gângster é ferido em uma luta com rivais e é tratado por um médico alcoólatra. O gângster é diagnosticado com tuberculose e é convencido pelo médico a fazer o tratamento, tornando-se grandes amigos. O antigo chefe do gângster sai da prisão e reassume a gangue. O jovem gangster perde seu status e é excluído do grupo. Um dia, o jovem e seu ex-chefe se enfrentam em uma luta que pode levá-los à morte.
- 25/04 – Ran
1985, 162 min, 16 anos, ação, Japão, japonês (legendado)
Diretor: Akira Kurosawa
Elenco: Tatsuya Nakadai, Masayuki Yui, Mieko Harada
Sinopse: Hidetora, o grande chefe do clã dos Ichimonjis, anuncia que pretende dividir seus bens entre seus três filhos. A notícia os lança em uma forte disputa, que abala o pai e enfraquece o feudo e o legado da família.
- 26/04 – Yojimbo o Guarda Costas (Yôjinbô)
1961, 110 min, 14 anos, ação, Japão, japonês (legendado)
Diretor: Akira Kurosawa
Elenco: Toshirô Mifune, Tatsuya Nakadai, Yoko Tsukasa
Sinopse: Um samurai que não responde a nenhum mestre, entra em uma pequena aldeia do Japão feudal, onde dois empresários rivais disputam pelo controle dos jogos de apostas. Adotando o nome de Sanjuro Kuwabatake, o samurai convence os dois comerciantes a contratá-lo como guarda-costas, e com grande maestria, consegue instigar uma guerra entre as gangues destes homens ambiciosos e inescrupulosos.
- 27/04 – Sonoriza Sonhos
- 28/04 – Rashomon (Rashômon)
1950, 88 min, 16 anos, suspense, Japão, japonês (legendado)
Diretor: Akira Kurosawa
Elenco: Toshirô Mifune, Masayuki Mori (I), Machiko Kyô
Sinopse: Japão, século 11. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros.
- 29/04 – Viver (Ikiru)
1952, 143 min, 14 anos, drama, Japão, japonês (legendado)
Diretor: Akira Kurosawa
Elenco: Takashi Shimura, Shin’ichi Himori, Haruo Tanaka
Sinopse: Kanji Watanabe é um veterano burocrata que há décadas trabalha diariamente fazendo nada na Prefeitura. Ao descobrir que está com câncer no estômago, ele decide dar um sentido à sua até então desperdiçada vida. Ele encontra companhias na noite e durante o dia, mas se realiza apenas quando realmente faz a diferença em seu trabalho.
- 30/04 – Trono Manchado de Sangue (Kumonosu-jô)
1957, 110 min, 14 anos, drama, guerra, Japão, japonês (legendado)
Diretor: Akira Kurosawa
Elenco: Toshirô Mifune, Isuzu Yamada, Takashi Shimura
Sinopse: Um distinto guerreiro samurai tem um encontro com um espírito misterioso em uma clareira na floresta e descobre que está destinado à glória e poder. Sua esposa, porém, o empurra para acelerar a profecia assassinando seu senhor e usurpando seu lugar.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 2894-5781
-
-
Redes sociais