“Pint of Science” divulga a ciência em São Paulo
Festival mundial científico fala sobre ciência ao público em bares, restaurantes e cafés

Informações
-
Data de inicio e término
19 maio até 21 maio
-
Dias da semana e horários
Segunda, terça e quarta, a partir das 19h
Mais detalhes
A cidade de São Paulo recebe mais uma edição do “Pint of Science”, festival dedicado à divulgação científica. O grande destaque fica por conta dos 10 anos de existência do evento no Brasil, que será realizado, além dos tradicionais estabelecimentos, em espaços como o Café Terraço, no Sesc Avenida Paulista, e na Cervejaria Tria, no Centro Cultural Vila Itororó.
O Brasil possui a maior participação de cidades no festival, com 169 ao todo. Na cidade de São Paulo, o evento será realizado em 12 estabelecimentos, com uma programação de 26 apresentações e a presença de mais de 50 pesquisadores.
Na capital paulista, o público poderá conferir apresentações científicas de nomes como o pesquisador e divulgador científico do podcast Naruhodo!, Altay de Souza, o professor do Instituto de Física da USP e Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo, Paulo Nussenzveig, e a professora e pesquisadora do Inpe, Luciana Gatti.
Entre os temas que fazem parte do festival em São Paulo, as pessoas poderão conferir apresentações como: a desigualdade racial na ciência; como são realizados os trabalhos de perícia criminal; os tratamentos com canabidiol; emergência climática, desmatamento na Amazônia e justiça climática. Também fazem parte da edição abordagens sobre a verticalização na zona Sul de São Paulo em áreas protegidas e de mananciais e a ciência por trás da cerveja.
História
O Pint of Science foi criado no Reino Unido, na cidade de Londres, em 2013. A iniciativa partiu de dois pesquisadores do Imperial College London, Dr. Michael Motskin e Dr. Praveen Paul, que organizaram em 2012 um evento chamado “Meet the Researchers” (Conheça os Pesquisadores) com o objetivo de convidar pessoas diagnosticadas com Parkinson e Alzheimer para conhecer o laboratório e o tipo de pesquisa que era realizada por eles. O sucesso foi tão grande que em 2013 levaram o evento aos pubs e deram o nome de Pint of Science.
O evento é sem fins lucrativos e ocorre graças aos donos de bares que disponibilizam seus espaços, aos cientistas que desejam compartilhar com a sociedade as suas mais recentes pesquisas e ao trabalho voluntário de milhares de pessoas ao redor do mundo que se dedicam a desmitificar o conceito de que ciência é só para os “gênios de laboratórios de avental branco”. Neste ano, o festival ocorre simultaneamente em 27 países.
O festival é gratuito e para participar, basta conferir a programação da cidade de São Paulo no site oficial do “Pint Of Science”.
Estabelecimentos participantes:
- Beer Rock Club – Rua Bom Pastor, 1675 – Ipiranga
- Beluga Pizza & Cerveja Artesanal- Rua Ermelinda Meletti Teldeschi, 13 – Jardim Guarapiranga
- Café Terraço – Av. Paulista, 119, 17º andar – Bela Vista
- Cervejaria Nacional – Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros
- Cervejaria TRIA – Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
- Croma Beer – Rua Harmonia, 472 – Vila Madalena
- Esquina do Meninão – Rua Monsenhor Manoel Vicente, 131 – Vila Mariana
- Heisenberg Bar – Rua Pindamonhangaba, 485 – Vila Prudente
- Jazz Restô e Burgers – Rua Domingos de Moraes, 439 – Vila Mariana
- Jolly Roger Burger – Rua Francisco Cruz, 322 – Vila Mariana
- Taverna Medieval – Rua Gandavo, 465 – Vila Clementino
- The Barley House – R. Prof. Atílio Innocenti, 621 – Vila Nova Conceição