Pinheiros recebe “Festival Sabores dos Bairros”
Segunda edição do evento traz o melhor da gastronomia das principais regiões da capital, além de shows

Informações
-
Data de inicio e término
05 abr até 06 abr
-
Dias da semana e horários
Sábado e domingo, das 11h às 21h
-
Mais detalhes
Nos dias 5 e 6 de abril acontece a segunda edição do “Festival Sabores dos Bairros”, reunindo mais uma vez na av. Frederico Hermann Jr., em Pinheiros, os quitutes típicos e os ritmos que mostram as peculiaridades dos principais distritos paulistanos, que formam o grande mosaico cultural da metrópole mais cosmopolita do país. O evento tem entrada franca, e é aberto ao público de todas as idades e aos pets.
Promovido pelo Cola em Sampa, plataforma digital especializada em gastronomia, o evento retorna após o sucesso da primeira edição, realizada em janeiro no bairro de Pinheiros, em comemoração ao aniversário da cidade.
“Além da localização estratégica, próximo à Marginal Pinheiros, às estações do Metrô e da CPTM, reforçamos a importância de ocupar a cidade com eventos culturais bem estruturados e acessíveis”, destaca Willian Vendramini, cofundador do Cola em Sampa.
A proposta do festival tem um significado especial: reforçar o sentimento de pertencimento à cidade, destacando a rica diversidade cultural e gastronômica encontrada nos bairros icônicos de São Paulo e nas periferias.
São Paulo é conhecida mundialmente como a terra das oportunidades que atrai imigrantes de todo o Brasil e do mundo, pela intensa programação cultural e gastronômica. A cidade conta com cerca de 156 mil bares e restaurantes e 55 tipos de culinária espalhados em mais de 470 bairros, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Cozinha com diferentes sotaques
Assim, na área de gastronomia, os mais de 40 estandes trazem delícias com aromas e temperos que remetem a cada cantinho da metrópole. As opções vão desde os tradicionais lanches de ruas que os paulistanos adoram, como os pastéis de feira, sanduíche de pernil do Bar do Estadão ou com muita mortadela que faz a fama do Mercado Municipal da Cantareira, até as comidas asiáticas do bairro oriental da Liberdade, como os takoyakis (bolinhos de polvo japonês), o curry indiano, o pad thai (macarrão de arroz tailandês refogado na chapa com broto de feijão e outras hortaliças, amendoim, camarão ou outra proteína, ovos e temperado com molho de peixe e pasta de tamarindo).
Do Bom Retiro, o festival traz os clássicos da cozinha coreana, como topokkis (massa de farinha de arroz coreano em molho levemente agridoce).
O evento conduz ao passeio gastronômico pelo Bexiga e Mooca com as pizzas e fogazzas, pela região do Brás famosa pelos pratos da cozinha árabe e ainda explora a diversidade gastronômica da região central da cidade e do bairro de Santa Cecília, incluindo o churrasco da Jamaica, temperado com muitas especiarias; o curry caribenho da Trinidade e Tobago, além dos pratos típicos de diferentes regiões do Brasil, como Minas Gerais, Pará e Nordeste.
A Lapa e Perdizes serão representados pelas arepas venezuelanas (uma espécie de pão achatado feito com farinha de milho), Ceviche (peixe cru, marinado com limão, cebola, milho e coentro), empanados e outras iguarias latino-americanas. E da região dos Jardins e Consolação traz iguarias da Europa pouco comuns no Brasil, como o pastitsio (espécie de lasanha grega).
E para completar o cardápio, haverá estações de cervejas artesanais e drinks diferenciados, além de doces.
Programação musical
O festival vai reunir talentos do samba e pagode da Freguesia do Ó, Limão, Vila Medeiros, Tatuapé e Mirandópolis, que animam as noites paulistanas.
Entre as atrações confirmadas está o grupo Samba do Tatu, de Tatuapé, que promete animar o público com os clássicos do samba. Já o cantor Guina Kalô, que veio do Nordeste para tentar sorte em São Paulo, vai apresentar um show de samba rock envolvente e cheio de energia. O seu repertório inclui composições autorais e hits como “Aquele Abraço” e “Bebete Vambora”.
Da Zona Norte para o palco do “Sabores dos Bairros”, o Grupo Outra Vibe promete balançar a plateia com um repertório contagiante. Já o Samba Gabriel, da Zona Sul, vai embalar a plateia com o sucesso “Se Joga” e outras composições autorais.