Passado de São Paulo é revelado em mostra
Exposição “Sob os pés da cidade” apresenta descobertas arqueológicas feitas no Centro Histórico

Informações
-
Data de inicio e término
07/10/2025 até 31/03/2025
-
Dias da semana e horários
De terça a domingo, das 9h às 17h
-
-
Valores
Gratuito
Mais detalhes
O Solar da Marquesa de Santos é o cenário escolhido para receber a exposição “Sob os pés da cidade”, que apresenta descobertas arqueológicas feitas no Centro Histórico da capital paulista.
A mostra reúne objetos encontrados em escavações, como fragmentos de louças, conchas, ossos, peças de cerâmica e metais, além de estruturas de construções antigas, como pisos de terra batida e paredes de taipa de pilão.
Cada item revela aspectos importantes da vida cotidiana nos primeiros séculos de São Paulo e conta como a cidade se transformou na maior metrópole da América do Sul.
O local, que fica na região da Sé, não foi escolhido à toa: também tem grande importância histórica, já que parte dos achados arqueológicos foram encontrados ali mesmo, o que reforçando a relevância desse espaço como patrimônio cultural.
O solar é uma das casas históricas que fazem parte do Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), rede composta por outras 11 construções e um logradouro que surgiram entre os séculos 17 e 20.
Eles estão espalhados por várias regiões da capital e representam remanescentes da ocupação da área rural e urbana de São Paulo. Além do Solar da Marquesa de Santos, o museu é constituído por: Beco do Pinto, Casa da Imagem, Capela do Morumbi, Casa Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Casa do Sítio da Ressaca, Casa Sertanista, Chácara Lane, Cripta Imperial e Sítio Morrinhos.
A exposição, feita em parceria com o MUB3 (Museu da Bolsa do Brasil), é um convite para o público conhecer mais sobre o “Triângulo Histórico Paulistano”, área do Centro onde a cidade foi fundada.
Ela recebe esse nome por abrigar três importantes templos religiosos: o Pateo do Collegio, a Igreja de São Francisco e a Ordem Terceira do Carmo.
Na mostra, que tem entrada gratuita, a história é contada de forma envolvente e rica em detalhes, graças às descobertas arqueológicas feitas ao longo do tempo.
A exposição fica em cartaz até 31 de março de 2026, de terça a domingo, das 9h às 17h.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3116-6210
-
-
Redes sociais