Parque Trianon: resquícios da Mata Atlântica na Av. Paulista
Histórico parque possui árvores centenárias, aves silvestres e locais de lazer.
Informações
-
Dias da semana e horários
Todos os dias, das 06h às 18h
-
Mais detalhes
O Parque Tenente Siqueira Campos, popularmente conhecido como Parque Trianon é considerado como o pulmão da Avenida Paulista, tendo uma área de 48.600 m2, e é uma opção de refúgio na natureza em meio a agitação da mais popular avenida paulistana.
O parque foi inaugurado no dia 03 de abril de 1892 durante a urbanização da cidade de São Paulo, tendo como responsáveis pelo seu projeto paisagístico o francês Paul Villon e o inglês Barry Parker.
Com sua exuberante vegetação tropical, resquícios da Mata Atlântica da região do alto do Caaguaçu, o parque tem diversas espécies de árvores, algumas gigantescas, chegando a um metro seu tronco superior, como a sapopemba, o jequitibá-branco e o jatobá, além de outras espécies nativas da região, como o pau-ferro e o cedro.
Também é possível encontrar no local palmito, sapucaia, vinheiro, tapiá-guaçú, bico-de-pato, açoita-cavalo, chicha e pau-de-tucano.
Já a fauna abriga 37 espécies de animais alados catalogados, divididas em aves (28 espécies), morcegos (07 espécies) e borboletas. Dentre as aves estão o piriguari, o tico-tico e sabiá-ferreiro.
Em meio aos prédios e ambiente empresarial da região, o Parque Trianon propicia condições para a reprodução de aves, dentre elas João-de-barro, bem-te-vi, sabiá-laranjeira, periquito, pica-pau e rolinha. Entre os mamíferos, é possível encontrar o caxinguelê (esquilos).
O parque ainda oferece ao público diversas opções de atrações e lazer, com playgrounds, aparelhos de ginástica, fontes, chafariz, um viveiro de aves, além da “Trilha do Fauno”, uma referência a um dos destaques do Parque Trianon, a escultura do “Fauno”, do artista Victor Brecheret, bem como a escultura “Aretusta”, de Francisco Leopoldo.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3289-2160