Parque do Carmo, patrimônio da Zona Leste

Com cerca de 1,5 milhão de m², é o segundo maior parque urbano de São Paulo.

Parque do Carmo Foto: Instagram

Dados do estabelecimento

  • Dias da semana e horários

    Todos dos dias, das 5h30 às 20h

  • Endereço

    Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera

    Ver no mapa

Mais detalhes

Localizado próximo a região de Itaquera, o Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal é o segundo maior parque urbano do município de São Paulo, com aproximadamente 1,5 milhão de m², oferecendo uma ótima opção de lazer ao ar livre.

O parque foi inaugurado em 17 de setembro 1976 e é hoje uma das poucas áreas verdes remanescentes da Zona Leste, região mais povoada da cidade. O local possui uma flora diversificada e uma rica fauna de Mata Atlântica, criando um ambiente favorável, por fornecer abrigo e alimentação, para que espécies se reproduzem em suas dependências.

Os visitantes têm a oportunidade de apreciarem 390 mil m² de Mata Atlântica preservada, onde se encontram algumas espécies nativas, como o angico, o passuaré e o pau-de-tucano, enquanto o bosque e a mata, que compreendem uma área de 262 mil m², estão repletos de outras espécies, entre elas eucaliptos e um cafezal.

Para quem quiser apenas relaxar, fazer piquenique ou uma boa leitura, é só aproveitar as grandes áreas gramadas que o Parque do Carmo oferece. Já para aqueles que buscam atividades esportivas, há extensas pistas de cooper e bicicletas.

Outra atração são os animais ambientados no parque. De acordo com a Prefeitura, o local é abrigo de ao menos 193 espécies de aves e mamíferos, sendo 164 vertebrados e 29 invertebrados. Dentre os vertebrados, destacam-se alguns mamíferos, como o bicho-preguiça, o veado-catingueiro, tatu, entre outros, além de alguns répteis e anfíbios, espalhados pelos seus sete lagos e seis nascentes.

Já dentre as 145 espécies de aves encontradas no Parque do Carmo, podemos destacar as garças, mergulhões, martins-pescadores, irerês, socós e ananaís, que podem ser vistas utilizando o logo.

Além do que já foi destacado, o Parque do Carmo oferece ainda um Museu do Meio Ambiente, monjolo, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, sanitários e redário, bem como o Viveiro Arthur Etzel, o Planetário Prof. Acácio Riberi, a Base Setorial, o Bosque da Leitura (pertencente à Secretaria Municipal de Cultura) e a Base da Guarda Civil Metropolitana.

Museu Parque do Carmo

O Parque do Carmo ainda abriga um museu contando um pouco sua história e sua ligação com imigrantes japoneses, que colonizaram parte da região. Seu rico acervo se encontra em um grande Casarão, que no passado era a sede da fazendo onde hoje é o parque.

Festa das Cerejeiras

Uma das principais atrações do parque é a tradicional “Festa das Cerejeiras”, que acontece todos os anos no mês de agosto, desde a década de 1970. O evento comemora a florada das mais de 4.000 cerejeiras, que fazem parte do bosque das cerejeiras.

Os visitantes podem apreciar um lindo cenário proporcionado pelas flores de cerejeiras, além de diversas apresentações e shows da Cultura Japonesa gratuitos. Há ainda pratos de culinária típica japonesa vendidos no local, e também é possível adquirir algumas mudas de cerejeiras de diversos valores e tamanhos.

A festa tem inspiração no tradicional festival japonês Hanami Matsuri, que significa “contemplar as flores”, no qual se faz um piquenique sob as árvores repletas de flores de cerejeira.

  • Gratuito
  • Livre para todas idades

Dados de contato