“O Avesso da Pele” sobe ao palco do Itaú Cultural
Encenação de romance vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 fica só quatro dias em cartaz

Informações
-
Data de inicio e término
01 maio até 04 maio
-
Dias da semana e horários
Quinta e domingo, às 19h; sexta e sábado, às 20h.
-
-
Valores
Ingressos gratuitos (reserva antecipada pela plataforma INTI)
Mais detalhes
Baseado no premiado livro de Jeferson Tenório, o espetáculo “O Avesso da Pele” sobe ao palco do Itaú Cultural para quatro apresentações gratuitas, entre os dias 1º e 4 de maio. A adaptação do romance é assinada pelo Coletivo Ocutá e tem direção de Beatriz Barros.
Em curtíssima temporada em São Paulo, a peça trata de identidade, racismo e relações familiares. A história é conduzida por Pedro, um jovem negro que decide revisitar o passado, após o assassinato do pai — um professor de literatura da rede pública, morto durante uma abordagem policial.
O rapaz tenta entender os caminhos paternos e, assim, reconstruir sua própria trajetória.
No palco, os atores Alexandre Ammano, Bruno Rocha, Marcos Oli e Vitor Britto se revezam nos papéis de pai e filho, revelando as camadas de dor, afeto e resistência que atravessam a experiência dos homens negros no Brasil.
Toda a ação se passa no apartamento do pai, cheio de objetos que guardam memórias e feridas.
A montagem foi autorizada por Jeferson Tenório, autor da obra que venceu o Prêmio Jabuti 2021, na categoria Romance Literário.
O escritor acompanhou de perto o processo de adaptação e elogiou o resultado, por dar “corpo, voz e materialidade” ao livro.
Desde a estreia, em 2023, o espetáculo já soma mais de 80 apresentações por todo o país, e foi indicado a importantes premiações, como o Prêmio APCA e o Prêmio Shell de Melhor Ator (Vitor Britto).
Todas as sessões no Itaú Cultural contam com interpretação em Libras, e os ingressos devem ser reservados com antecedência pela plataforma INTI.
Os ingressos estão esgotados, mas quem quiser ainda pode tentar uma vaga: nos dias de apresentação há uma fila de espera, por ordem de chegada. Caso alguém não compareça — mesmo após os 10 minutos de tolerância — os lugares vagos serão liberados para o público que estiver aguardando.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 2168-1777
-