Peça “Humanamente Inviável” entra em cartaz
Tragicomédia distópica é inspirada em fatos reais para debater violência doméstica

Informações
-
Data de inicio e término
24/10/2025 até 03/11/2025
-
Dias da semana e horários
Sextas e segundas, às 20h30 | Sábado e domingo, às 16h
-
Mais detalhes
O Núcleo Alvenaria de Teatro estreia o espetáculo “Humanamente Inviável”, nova criação escrita e dirigida por Tati Bueno.
Inspirada na frase “O Brasil é um país que tem muito passado pela frente”, a peça é uma tragicomédia distópica ambientada em um bar à beira do fim do mundo, onde personagens tentam desabafar diante de um colapso que já chegou — silencioso, cansado e distraído.
A obra se inspira livremente em dois fatos reais, o episódio narrado por Rebecca Solnit em “Os Homens Explicam Tudo Para Mim” e as experiências de cursos obrigatórios para homens processados por violência doméstica, misturando humor ácido, crítica social e elementos de ficção distópica.
O enredo se divide entre dois planos: o “terreno”, onde Alicinha e seu marido Mário tentam provar a eficácia de uma clínica de reeducação masculina, e o “mítico”, em que três entidades — Madame, Vera e o Poetinha — observam os destinos humanos em meio a sambas e confissões.
Com cenografia em constante mutação, o espaço se transforma de bar em cabaré, laboratório e sala de palestras. A iluminação (Samya Peruch e Tati Bueno) e o figurino (Uga Agú) acompanham as metamorfoses, enquanto a trilha sonora, composta e dirigida por Felipe Antunes, traz referências à “Fossa”, gênero de samba-canção urbano e melancólico.
No elenco, Bia Toledo, Alexandra DaMatta e Thiago Carreira interpretam múltiplos papéis em uma encenação que mistura discurso político, intimidade, música e absurdo, revelando um presente saturado onde resistir, e falhar, pode ser o último ato de humanidade.
Encerrando a “Trilogia Madame” (iniciada com “Codinome Madame” e “Madame e a Faca Cega”), “Humanamente Inviável” reflete sobre o colapso contemporâneo e a persistência como gesto humano.
O espetáculo acontece no Alvenaria Espaço Cultural e conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do ProAC e do Ministério da Cultura.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3871-4981
-
Redes sociais










