Museu das Favelas traz programação de férias
Atividades gratuitas incluem brincadeiras, jogos, oficinas e o "Arraiá das Quebradas"

Informações
-
Data de inicio e término
07 jul até 27 jul
-
Dias da semana e horários
Terça a domingo, das 10h às 17h
-
Mais detalhes
O Museu das Favelas promoverá uma programação especial de férias para toda a família, ao longo do mês de julho. Um dos principais destaques é o “Di Quebradinha”, iniciativa com atividades lúdicas e educativas gratuitas para famílias (com ações para crianças e adolescentes de 04 a 14 anos), que ocorrerá aos finais de semana, nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de julho, das 14h às 17h, com jogos, brincadeiras e oficinas artísticas ligadas às culturas das favelas.
No dia 13, das 12h às 18h, o equipamento irá realizar a 3ª edição do “Arraiá das Quebradas”, uma festa julina que celebra as tradições culturais das periferias de São Paulo através da gastronomia, música, dança e gincanas tradicionais. As atrações deste ano prometem agitar o público com a Congada de Santa Efigênia e o trio Forró Sarrabulho, com um show de forró pé de serra. Com o apoio institucional do Museu da Cidade de São Paulo, a ação vai ocorrer no Largo Páteo do Colégio (Centro Histórico de São Paulo).

Foto: Man Produções
Já no dia 18, das 16h às 18h, acontecerá o “Baile Tá ON!”, iniciativa que promove encontros entre artistas e o público por meio de uma conversa-cantada. Desta vez, a convidada será a MC Ktrine, artista do Grande ABC paulista, conhecida como “Mãe do Consciente”. Também haverá transmissão ao vivo no canal do Youtube do Museu das Favelas.
Além disso, entre 19 e 20 de julho, o Museu das Favelas levará a cultura e arte das periferias para a “Expo Favela São Paulo 2025”, no Expo Center Norte.

Di Quebradinha/ Foto: Man Produções
Nova exposição em julho
Em celebração ao Dia Estadual do Funk, no dia 07, a exposição “Funkeiros Cults 3D” chega ao ambiente virtual para dar continuidade à mostra que já ocupou o Museu das Favelas. A versão digital imersiva foi recriada a partir do bairro da Compensa, em Manaus/AM, possibilitando uma imersão nas vivências da juventude periférica da Amazônia urbana e provocando reflexões sobre arte, resistência e identidade através do funk.
Com curadoria de Dayrel Teixeira e co-curadoria de Leandro Mendes (em memória), “Funkeiros Cults 3D” é dividida em quatro eixos temáticos: “Território”, que aborda o cotidiano e as conquistas dos jovens periféricos; “Arte”, que recria pinturas clássicas através da estética do funk; “Identidade”, com a representação do funk como estilo de vida através de imagens; e “Literatura”, que traz passagens literárias representadas pela juventude periférica.
A mostra “Racionais MC’s: O Quinto Elemento”, que traz detalhes sobre a trajetória do grupo, também poderá ser conferida pelo público em julho – disponível até 31 de agosto. Além disso, há a exposição principal e de longa duração “Sobre Vivências”, que propõe uma imersão nas múltiplas dimensões da vida nas favelas brasileiras, desde a sua formação histórica até as manifestações culturais e artísticas contemporâneas.
A entrada é gratuita, mas é necessário a retirada de ingresso antecipado no Sympla ou na recepção, estando sujeito a lotação.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3339-8231
-
-