Voltar Museu
Última modificação outubro 03, 2025

Museu das Favelas tem atrações infantis gratuita

No Mês das Crianças, agenda reúne cinema, brincadeiras, oficinas, literatura surda e debates

Museu das Favelas Foto: Man Produções

Informações

  • Data de inicio e término

    05/10/2025 até 31/10/2025

  • Dias da semana e horários

    De terça a domingo, das 10h às 17h

  • Endereço

    Largo Páteo do Colégio, 148 - Centro Histórico

    Ver no mapa

Mais detalhes

O Museu das Favelas preparou uma série de atividades gratuitas ao longo de outubro para celebrar o Mês das Crianças. A agenda reúne cinema, brincadeiras, oficinas, literatura surda e debates sobre infância e juventude nas periferias.

Um dos destaques é a participação do museu na Viradinha Cultural, no dia 5 de outubro, com o Festival de Filmes de Ciência, realizado em parceria com a ComKids. Voltadas ao público infantil, as sessões têm como objetivo despertar curiosidade pelo universo científico e estimular a educação ambiental por meio do audiovisual.

Ainda neste mês, o espaço promove duas edições da Festinha de Favela. A primeira, intitulada “Euforie-se” (10/10), celebra os direitos das pessoas surdas e marca a estreia do projeto Folclore Brasileiro Surdo, com o lançamento do Livrinho do Folclore Brasileiro Surdo e o Cinema Folclore Brasileiro em Libras. A programação inclui pintura facial, atividades criativas, brincadeiras visuais e uma roda de conversa sobre literatura surda, identidade e pertencimento.

Já no dia 12 de outubro, a festa ganha ares de tradição popular com a edição Brincadeiras de Rua, que propõe um Dia das Crianças especial com jogos como pular corda e pega-pega, conduzidos pela Cia Nosso Brincar e pela equipe de educação do museu.

No dia 19, o museu promove o encontro Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes, com a participação de Larissa Pires e Suzane Costa. A roda de conversa aborda vulnerabilidades e potencialidades de crianças e adolescentes periféricos, trazendo reflexões sobre saúde, identidade, direitos humanos e práticas educativas emancipatórias.

Além das ações voltadas à infância, o Museu das Favelas também realiza atividades para o público em geral, como a Ocupação Esquenta COP30, que discute justiça climática e racismo ambiental.

Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais do museu.

É necessário a retirada de ingresso antecipado no sympla ou na recepção, sujeito a lotação.

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito
  • Livre para todas as idades

Dados de contato