Museu das Favelas celebra aniversário de São Paulo
Com atividades sábado e domingo, programação inclui encontros de empreendedorismo e shows

Informações
-
Data de inicio e término
24/01/2026 até 25/01/2026
-
Dias da semana e horários
Sábado e domingo, das 10h às 17h
-
-
Valores
Entrada gratuita
Mais detalhes
O Museu das Favelas celebra o aniversário da capital paulista com uma programação especial que integra sua temporada de férias. Entre os dias 24 e 25 de janeiro, o espaço oferece uma agenda gratuita com brincadeiras, visitas mediadas temáticas, encontros de empreendedorismo, atividades musicais, além das diversas exposições como o “Fluxo Poético”, que homenageia o legado do poeta Sergio Vaz.
A programação especial de aniversário reafirma as favelas e periferias como partes indissociáveis da história, da cultura e da construção social da cidade, evidenciando suas narrativas por meio de ações como o “CriaPerifa”, realizado no sábado (24) em parceria com a iniciativa Impacta Perifa, que articula empreendedorismo, música e cinema para a juventude.
No mesmo dia, a visita mediada “Da ponte pra cá: as Histórias que a cidade não conta” propõe uma leitura crítica da história urbana com foco no protagonismo negro e indígena, enquanto a atividade “Di Quebradinha” oferece jogos coletivos inspirados nas vivências das favelas.
Já no domingo (25), as celebrações culminam no “Baile da Perifanálise”, em parceria com o Coletivo Perifanálise de São Mateus, uma festa que ocupa o Museu convidando os Djs Set , DJ Tchaka,Baile Arruda, Dj Tari Eshe, Afrodun e MC Pedrinho JN, além de intervenções artísticas que reconhecem o baile como espaço de acolhimento e produção cultural coletiva.

Exposição “Sobre Vivências”. Foto: Jozzu
A grade cultural também contempla o pensamento crítico global com a exposição “Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon“, organizada em celebração ao centenário do intelectual martinicano e sua influência no pensamento sobre as relações raciais e descolonização. Complementando a visita, a exposição principal “Sobre Vivências” propõe uma imersão nas narrativas e no cotidiano das favelas e periferias brasileiras, consolidando o espaço como um centro de preservação de saberes e vivências periféricas.
O museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na recepção ou no Sympla.

Sede do Museu das Favelas no Centro Histórico de São Paulo Foto: Pedro Napolitano Prata.
Programação do Aniversário de São Paulo
Sábado, 24 de janeiro
- CriaPerifa: Encontro que articula empreendedorismo, música, cultura, arte e cinema. Horário: das 11h30 às 17h.
- Visita mediada temática – Da Ponte Pra Cá: Diálogo entre o acervo do Museu e os territórios periféricos para refletir sobre a história urbana. Com o educador Diogo Romão. Horário: das 14h às 17h.
- Di Quebradinha: Brincadeiras e jogos coletivos inspirados nas vivências das favelas com a Cia Nosso Brincar. Horário: das 14h às 17h.
Domingo, 25 de janeiro
- Festa de Favela – Baile da Perifanálise: Celebração da criação periférica por meio da dança e da música, reconhecendo o baile como espaço de acolhimento. Horário: das 13h30 às 17h.
- Di Quebradinha: Brincadeiras e jogos coletivos inspirados nas vivências das favelas com a Cia Nosso Brincar. Horário: das 14h às 17h.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 4240-3355
-
-
Redes sociais







