Mostra sobre funk no Museu da Língua Portuguesa
"FUNK: Um Grito de Ousadia e Liberdade" destaca a influência do gênero na língua, artes visuais e moda

Informações
-
Data de inicio e término
15/11/2025 até 01/08/2026
-
Dias da semana e horários
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h
-
-
Valores
R$ 24 (inteira) | R$ 12 (meia) | Grátis para crianças até 7 anos | Grátis aos sábados e aos domingos
Mais detalhes
Nascido nas periferias urbanas e reconhecido por pesquisadores como um dos movimentos culturais mais influentes do país, o funk se consolida como uma potente linguagem estética, política e social que remodela modos de falar, vestir e criar. É a partir dessa força o Museu da Língua Portuguesa (MLP) inaugura, a partir de 15 de novembro, a exposição “FUNK: Um Grito de Ousadia e Liberdade”.
A mostra é uma adaptação da exposição originalmente concebida pelo Museu de Arte do Rio (MAR), onde foi sucesso de público e crítica por um ano e meio. Na versão apresentada pelo MLP, o acervo foi incorporado para debater o papel do funk nos repertórios linguísticos, artísticos e afetivos, com um foco especial na história do funk paulista.
Com curadoria de Taísa Machado, Dom Filó, Amanda Bonan, Marcelo Campos e Renata Prado, a exposição vai além da sonoridade, articulando a história do funk em sua dimensão coreográfica, nas comunidades e em seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos.
O acervo é composto por 473 obras e itens, incluindo pinturas, fotografias e registros audiovisuais. Para situar o desenvolvimento do gênero na capital paulista, foi incorporado material da FUNK TV, produtora que é referência do movimento na região de Cidade Tiradentes.
A curadora Renata Prado, pesquisadora da cultura funk, idealizadora da Frente Nacional de Mulheres no Funk e responsável pela reunião dos acervos paulistas, ressaltou o desafio de contextualizar o movimento na nova cidade:
“Ser curadora de uma exposição de funk que mudou a concepção de arte da cidade do Rio de Janeiro é aceitar o desafio de construir a narrativa do funk paulista no Museu da Língua Portuguesa com o mesmo propósito: mostrar novas possibilidades de enxergar a arte através da cultura funk.”
“FUNK: Um Grito de Ousadia e Liberdade” é um convite para o público compreender o funk não apenas como gênero musical, mas como um fenômeno de transformação da linguagem e da identidade brasileira que reverbera fortemente na cultura de São Paulo.
Venda de ingressos na bilheteria e neste link.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 4470-1515
-
-
Redes sociais










