Museu Afro exibe mostra “Mulika”, de Maisha Maene
Exposição do artista e cineasta congolês Maisha Maene mistura mito, ficção científica e ancestralidade

Informações
-
Data de inicio e término
30/08/2025 até 30/11/2025
-
Dias da semana e horários
de terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
-
-
Valores
R$ 15 (inteira) | R$ 7,50 (meia e professores do ensino privado, aposentados, 60+, ID jovens, PCD e parceiros)
Mais detalhes
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo exibe a mostra “Mulika”, do artista e cineasta congolês Maisha Maene. Reconhecida internacionalmente, a obra audiovisual propõe uma jornada entre mito, ciência e ancestralidade, ao narrar a viagem de um afronauta que retorna ao leste do Congo em busca de reconexão com sua terra.
Criada em 2022 e parte do acervo da Associação Cultural Videobrasil, a obra já percorreu festivais e instituições internacionais e chega pela primeira vez ao Brasil. No filme, um afronauta pousa na cratera de um vulcão e atravessa em silêncio as ruas de Goma. A imagem deslocada, entre ficção científica e realidade, abre espaço para reflexões sobre colonização, território, identidade e futuro da diáspora africana.
“Ao chegar ao Museu Afro Brasil, Mulika encontra ressonância em máscaras, esculturas e estandartes que também evocam presenças e cosmologias. Nesse diálogo, a obra reafirma que imaginar é um gesto de resistência e uma forma de projetar futuros”, afirmam as curadoras Ariana Nuala e Rosa Couto, responsáveis pela mostra.
Nascido na República Democrática do Congo, Maisha Maene desenvolve trabalhos que transitam entre cinema, mito e política, explorando espiritualidade, geologia e ficção científica. Sua produção reflete sobre o presente do Congo e projeta futuros possíveis para a diáspora africana.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3320-8900
-
-
Redes sociais