Mostra “Fusão” de Gustavo Magalhães chega a São Paulo

Mostra na CAIXA Cultural une arte e sustentabilidade em um "ecossistema visual".

Mostra Foto: Mariana Pajuaba

Informações

  • Data de inicio e término

    24 set até 24 nov

  • Dias da semana e horários

    Terça a domingo, das 9h às 18h

  • Endereço

    Praça da Sé, 111 - Centro Histórico de São Paulo

    Ver no mapa

Mais detalhes

A mostra “Fusao”, do artista visual Gustavo Magalhães, chega a São Paulo para visitação gratuita depois de passar pelos espaços da CAIXA Cultural no Rio de Janeiro e em Recife.

“Fusão” propõe uma ecologia visual, na qual arte e sustentabilidade se encontram na pintura em uma interação entre a imagem, a matéria e o tempo.

A mostra reúne 40 obras expostas suspensas, permitindo que o público tenha acesso à frente e ao verso, de qualquer ângulo, se distanciando da proposta tradicional de uma pintura, por exemplo.

São obras com diferentes materialidades, entre elas madeiras, papéis e tecidos, propondo uma fusão entre imagem e suporte. Os diferentes materiais utilizados na produção artística são de descarte ou fruto de doações.

Gustavo Magalhães considera as especificidades dos materiais, com suas “imperfeições” como rachaduras, texturas disformes e memórias impressas nas superfícies, fundamentais para a construção pictórica. O suporte torna-se um elemento essencial na construção do sentido das pinturas, atribuindo novos propósitos e interpretações aos elementos, além de reivindicar um novo tempo e uma nova forma de olhar.

“Suporte e pintura se mesclam em um só corpo, construindo, a partir do encontro das duas e em um movimento não hierarquizado, a obra de arte”, afirma o artista.

Ayala Prazeres, curadora da mostra, acrescenta que a materialidade e as construções do artista constituem uma ecologia visual, na qual a matéria tem tanta importância quanto a pintura em si.

Como descreve Ayala, “a interação entre imagens e matéria presentes nas obras do Gustavo é como um processo simbiótico, um movimento de transformação e convivência mútua, em que as partes se fundem para gerar novas possibilidades e transições de um estado para outro”.

 

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito
  • Livre para todas idades

Dados de contato