“Mobility & Show + Expo Braille 2025” chega a SP

Evento reúne arte, debates, tecnologia e políticas públicas celebrando acessibilidade e direitos PCD

Mobility & Show + Expo Braille 2025 Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    09 maio até 11 maio

  • Dias da semana e horários

    Sexta, das 12h às 19h | Sábado e domingo, das 10h às 19h

  • Endereço

    Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro

    Ver no mapa

Mais detalhes

São Paulo será palco da “Mobility & Show + Expo Braille 2025”, evento que une cultura, inovação, acessibilidade e direitos humanos em uma celebração inclusiva e inédita. Com entrada gratuita, o encontro trará uma programação intensa, com painéis, apresentações artísticas e debates sobre políticas públicas que promovem o acesso pleno das pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas, intelectuais, múltiplas e autistas, idosos e seus familiares.

Este ano, o evento tem a honra de contar com dois padrinhos que são verdadeiros símbolos de superação e inspiração: o icônico narrador esportivo Osmar Santos, hoje, pessoa com deficiência, cuja voz marcou gerações no rádio brasileiro e nas Diretas Já; e a renomada bailarina e coreógrafa Fernanda Bianchini, fundadora da primeira companhia de ballet do mundo voltada para pessoas com deficiência visual. Ambos representam, com força e sensibilidade, os valores de inclusão, arte e cidadania que norteiam toda a programação.

No início da programação, no dia 9 de maio, às 12h, o palco principal recebe uma apresentação inesquecível da Orquestra Parasinfônica Metropolitana Mista, acompanhada pela soprano Caroline Brito e pela comovente Cia. de Ballet para Cegos, dirigida por Fernanda Bianchini. Um espetáculo que une música, dança e sensibilidade, convidando o público a mergulhar em uma experiência artística transformadora.

Logo após a abertura oficial, com a presença de grandes nomes do cenário político nacional, estadual e municipal, além de lideranças do setor, ocorre o painel “Unidos pela Inclusão: Políticas Públicas e Compromissos para um Brasil Acessível”. A atividade será uma marca simbólica para a mostra. O encontro reúne representantes da sociedade civil e lideranças nas áreas da educação, ciência, tecnologia, saúde, esporte e direitos humanos, reafirmando o papel do evento na defesa de um Brasil mais acessível.

Mais tarde, o auditório receberá também o painel “Compromisso do Poder Público com a Inclusão e Acessibilidade: Direito à Mobilidade, Leitura e à Cidadania”, que propõe um diálogo com parlamentares que atuam diretamente na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Em pauta, os avanços legislativos relacionados ao acesso à educação e à informação, especialmente via sistema Braille, e o papel das frentes parlamentares e da fiscalização de políticas públicas.

Em seguida, é a vez do painel “Braille como Direito à Acessibilidade: Compromissos, Planos e Ações”, que reúne especialistas, representantes de órgãos federais e instituições de referência. A proposta é refletir sobre os desafios e avanços na produção de materiais acessíveis, a formação de professores e a importância das bibliotecas como espaços de inclusão e cidadania.

A partir das 16h30, o debate se volta para o contexto local com o painel “Braille como Política Pública no Estado e no Município de São Paulo”. Representantes das gestões estadual e municipal discutem estratégias de ampliação da acessibilidade, abordando temas como investimentos em tecnologias assistivas, distribuição de materiais acessíveis e o papel das secretarias de Educação, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Fechando o primeiro dia, às 18h, o auditório recebe a palestra “Investir é para Todos”, com o educador financeiro Tiago Reis. Utilizando uma linguagem clara e acessível, ele apresenta caminhos para democratizar o acesso ao mercado financeiro, mostrando como investir com consciência pode estar ao alcance de todos, inclusive pessoas com deficiência.

No dia 10 de maio, a programação tem início pela manhã, no lounge, com o painel “Inovação e Acessibilidade de Materiais para uma Educação Verdadeiramente Inclusiva”. Representantes de instituições educacionais discutem a produção e a diversidade de conteúdos acessíveis, com foco no uso do Braille, das tecnologias assistivas e de metodologias colaborativas no ambiente escolar.

Mais tarde, no auditório, o painel “Acessibilidade como Dever Coletivo em Espaços e Serviços de Utilidade Pública” promove um diálogo entre setores diversos como o cartorário, gastronômico, legislativo e jurídico. O objetivo é compartilhar boas práticas e iniciativas que garantem a acessibilidade em serviços públicos e privados, incluindo sinalização em Braille, ambientes digitais acessíveis e atendimento inclusivo.

Continuando, o mesmo auditório recebe o painel “Educação Inclusiva: A Importância dos Livros e os Caminhos para a Inclusão de Estudantes Cegos nas Escolas”, que destaca o papel das obras acessíveis, das práticas pedagógicas inovadoras e da formação de professores. Iniciativas como o Multiplano e o projeto “Enxergando o Futuro” ilustram como é possível transformar o ambiente escolar em um espaço de inclusão efetiva.

Encerrando o segundo dia de auditório, o painel “Tecnologia e Futuro da Inclusão: Inovação a Serviço da Autonomia” promove um encontro entre pesquisadores, educadores, desenvolvedores e ativistas. A discussão gira em torno de soluções tecnológicas emergentes, como inteligência artificial aplicada à acessibilidade, interfaces neurais e impressão em Braille de alta performance – tudo com foco na autonomia das pessoas com deficiência visual.

Para finalizar o evento no dia 11 de maio, dia das Mães, o evento reserva atrações especiais, como artistas de renome, covers de grandes astros internacionais, e uma roda de conversa, às 11h, no auditório, onde mães atípicas de todo o brasil se reúnem para discutir os desafios e conquistas do Autismo, convocando todas as mães para esse bate-papo enriquecedor.

E na quadra, várias partidas de Futsal com equipes de jovens com Síndrome de Down e amputados farão um espetáculo à parte para encerrar o evento com chave de ouro.

  • Acessível para cadeirantes
  • Acessível para deficientes auditivos
  • Acessível para deficientes visuais
  • Gratuito
  • Livre para todas as idades

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos