MASP, o primeiro museu moderno do Brasil

Museu traz ao público amplo acervo de obras, preservando pluralidade e inclusão.

MASP

Dados do estabelecimento

  • Dias da semana e horários

    Terça, das 10h às 20h | Quarta a domingo, das 10h às 18h

  • Endereço

    Av. Paulista, 1578 - Bela Vista

    Ver no mapa

Mais detalhes

Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand (1892 – 1968), o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos. O MASP foi o primeiro museu moderno do Brasil, e entre os anos de 1947 e 1990 teve como diretor o marchand italiano Pietro Maria Bardi, convidado pelo próprio Chateaubriand. Bardi foi o responsável por selecionar as primeiras obras de arte do museu, adquiridas por doações da sociedade local. Com isso, formou o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul.

Seu local de origem foi a Rua 7 de Abril, no Centro de São Paulo, mudando em 1968 para o endereço atual, na Avenida Paulista, outro ponto importante da capital paulista. O projeto foi de Lina Bo Bardi e é considerado um marco na história da arquitetura do século 20. Com o objetivo de dar ênfase à leveza, transparência e suspensão, sua arquitetura apresenta superfícies ásperas e sem acabamentos luxuosos. Um ambiente de destaque é o “vão livre”, que serve como praça para o público.

Além da arquitetura moderna e radical, o MASP traz amplo acervo de obras, como a mostra de longa duração de seu “Acervo em Transformação”, na pinacoteca do museu, assim como diversas exposições disponíveis para visitação de longo período de durabilidade. Sempre pensando na diversidade e pluralidade, suas obras contam histórias por meio da arte e da criatividade, sejam de ficção quanto de não ficção, bem como narrativas pessoais e políticas, privadas e públicas, micro e macro.

Diante disso, em 2017 o MASP estabeleceu sua missão: “O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras”.

Atualmente, o MASP reúne um acervo com mais de 11 mil obras, como pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversas épocas, trazendo ao público produções europeia, africana, asiática e das Américas.

A programação pode ser conferida no site do museu.

  • Acessível para cadeirantes
  • $
  • Livre para todas idades

Dados de contato