MASP inaugura novo prédio com entrada gratuita

Gratuidade é parceria com a bolsa de valores e visa dar acesso ao local a 80 mil visitantes em 2025

Masp novo prédio Vista dos dois prédios do Masp: Edifício Lina Bo Bardi (esq.) e Edifício Pietro Maria Bardi (dir.)/ Foto: Leonardo Finotti

Informações

  • Data de inicio e término

    28 mar

  • Dias da semana e horários

    Sexta, das 10h às 20h30

  • Endereço

    Avenida Paulista, 1510 - Bela Vista

    Ver no mapa

Mais detalhes

O Masp, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, inaugura um novo edifício nesta sexta-feira (28), batizado como Pietro Maria Bardi (1900-1999).

Trata-se de uma homenagem ao colecionador, expositor e negociador de obras de arte que foi o primeiro diretor e um dos responsáveis pela criação do museu, ao lado de Assis Chateaubriand.

Pietro foi casado com Lina Bo Bardi (1914-1992), uma das mais importantes arquitetas do país, que projetou o prédio principal do Masp.

Junto com as novas instalações, é lançado o programa “Sextou no Masp B3”, uma parceria com a Bolsa de Valores do Brasil, que oferece acesso gratuito ao local às sextas-feiras, das 18h às 20h30.

A entrada também é gratuita às terças-feiras, e para os dois dias, os ingressos, que estão disponíveis no site oficial do museu, devem ser reservados com antecedência.

Para marcar a abertura do prédio anexo, foi preparado um conjunto de cinco novas exposições, cada uma instalada em um andar, que revisitam e colocam em evidência obras do acervo do museu

As novas mostras se somam a outras iniciativas de impacto, como o início das atividades do Masp Escola, nas salas de aula que ficam no novo endereço.

Outra novidade é a reabertura do vão livre, que estava fechado para reforma. A partir de agora, o espaço, que era administrado pela Prefeitura de São Paulo, fica sob a gestão do próprio museu, e ganha novos usos: será aproveitado para apresentações culturais e terá atrações relacionadas com exposições em cartaz no Masp.

Neste primeiro fim de semana, o local será palco da performance “KA”, da artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino. A apresentação é parte da série “Entrevidas”, criada em 1981, durante a ditadura militar no Brasil.

Assim como aconteceu na versão original, a artista vai caminhar em meio a ovos espalhados pelo chão, em uma referência à fragilidade da vida em tempos de incerteza. Saiba mais sobre a programação:

Cinco Ensaios Sobre o Masp

  • Isaac Julien: Lina Bo Bardi – Um Maravilhoso Emaranhado

2º andar

A videoinstalação apresenta o legado de Lina Bo Bardi, com áudios gravados pelas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretando escritos da arquiteta modernista. Mãe e filha dão voz às ideias de Lina sobre o potencial social e cultural da arte e da arquitetura, especialmente a partir das experiências dela com a cultura afro-brasileira, na Bahia.

  • Artes da África

3º andar

A exposição “Artes da África” exibe mais de 40 obras do acervo do museu, principalmente do século 20, oriundas da África ocidental. O conjunto reúne estatuetas, objetos cotidianos, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras usadas em festividades, rituais de iniciação, celebração ou funerais.

  • Geometrias

4º e 10º andar

A exposição apresenta mais de 50 obras do acervo do Masp, somadas a cerca de 20 doações recentes. São trabalhos de artistas que despontaram à época das vanguardas construtivas, em diálogo com trabalhos de artistas contemporâneos, que empregam diferentes materialidades para criar composições geometrizadas.

  • Renoir

5º andar

Apresenta todas as obras do pintor francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919) pertencentes ao acervo do museu: são, ao todo, 12 pinturas e uma escultura. O conjunto abrange trabalhos de praticamente toda a carreira do artista, e foi exposto pela última vez há 23 anos.

  • Histórias do Masp

6º andar

Revisita as mais de sete décadas da trajetória da instituição, refletindo sobre a história do museu e sua importância para a constituição de um modelo de museu moderno.

  • Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros

Vão Livre

A partir de 10 de abril, será exposta no vão livre a instalação interativa “O Outro, Eu e os Outros”, do artista colombiano Iván Argote. A obra é composta por duas gangorras de grandes dimensões, que se inclinam conforme o deslocamento dos visitantes, refletindo dinâmicas de movimento e equilíbrio.

  • Gratuito

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos