“MADE” leva arte e design ao Pacaembu

Edição de 2025 da "MADE – Mercado, Arte, Design" destaca a subjetividade da criação artística

MADE 2025 Banco Orla, de Ádamo Thiers. | Foto: Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    28 maio até 01 jun

  • Dias da semana e horários

    De quarta a sábado, das 13h às 20h30 | Domingo, das 11h às 19h

  • Endereço

    Rua Capivari, portão 23 - Pacaembu

    Ver no mapa
  • Valores

    R$ 60,00 (inteira) | R$ 30,00 (meia)
    *Com acesso às duas feiras

Mais detalhes

A 13ª edição da “MADE – Mercado, Arte, Design”, primeira feira internacional de design colecionável do Brasil, acontece entre os dias 28 de maio e 1º de junho, no Mercado Livre Arena Pacaembu, local escolhido pelo 4º ano seguido.

O tema de 2025 é “Substrato: da Ideia à Matéria”, que chama a atenção para o processo de criação do artista ou designer: a ideia é destrinchar como ele inicia a pesquisa, desenvolve um conceito e chega, finalmente, ao desenho do que vai produzir.

A proposta da feira é apresentar conteúdo de qualidade, dar destaque a designers nacionais e internacionais, além de revelar novos talentos, fortalecendo a cultura do design.

Além de trabalhos inéditos e originais de 50 estúdios e designers, veteranos e estreantes, de diferentes partes do Brasil, estão previstas rodas de conversa com especialistas, visitas guiadas e educativas, entre outras atrações.

Durante a feira, os designers recebem, em seus estandes, colecionadores, profissionais da área, especificadores, formadores de opinião e demais interessados em conhecer e adquirir as peças.

Também haverá exposições, como a “Ruraq”, composta pelo trabalho de 20 estudantes peruanos da UPC (Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas).

A palavra que dá nome à mostra significa ‘objeto’ e vem do quechua, uma das línguas oficiais da Bolívia, Peru e Equador. A obra tem espelhos feitos com pedaços de objetos afetivos, vindos do Peru, e foi criada em um workshop inédito, realizado no Rio de Janeiro.

“Trazer novas exposições é uma forma de reforçar o papel da ‘MADE’ como um verdadeiro polo criativo, dedicado à valorização e comercialização do melhor do design contemporâneo”, explica Waldick Jatobá, idealizador e diretor da MADE.

Ele está à frente do evento junto com os sócios, o diretor financeiro Elcio Gozzo, CEO da SysGroup, e Bruno Simões, curador e diretor artístico da feira.

É Bruno quem assina a cenografia desta edição, composta por cem chapas de mdf recortadas. Elas foram recicladas da indústria de eventos e transformadas em biombos únicos, colocados entre os estandes, e são resultado da parceria com a empresa Virô.

Artistas e exposições

Outro destaque da “MADE 2025” é a participação da Adepro (Associação de Designers de Produto do Distrito Federal), que ocupará a arquibancada do local com móveis inéditos, criados por jovens designers de Brasília (DF).

“Nesta edição, estamos resgatando o papel da ‘MADE’ de propor um intercâmbio cultural com talentos latino-americanos”, afirma Élcio Gozzo.

Artistas com carreiras já consolidadas, como Carol Gay, Murilo Weitz, Rahyja Afrange e Zanini de Zanine, voltam ao evento depois de quase uma década, para lançar sua linha de objetos.

Eles dividem espaço com os estreantes Antonio Pulquério, Curiosa, DUA.dsg, Estúdio GEO, Marcus Camargo, Estúdio Ninho, Linda Martins, Miguel Saboya, OLAR Design, Pirilampos do Planeta, Rascão, Ricardo Bueno e TRÈS Arquitetura.

“Estamos conscientes da nossa responsabilidade em fortalecer a cultura do design autoral e contemporâneo, ao mesmo tempo que nos comprometemos a trazer frescor para este movimento, revelando novos talentos que despontarão no cenário mundial do segmento”, diz Bruno Simões.

Premiação

Além da feira e das exposições, também será realizada a segunda edição do “Prêmio Mitsubishi Motors de Design – MADE 2025”, dividido em seis categorias: Revelação, Objetos & Complementos, Mobiliário, Inovação, Prata da Casa e Estande.

O júri é formado pelos membros do Conselho Consultivo da “MADE”, que tem figuras de destaque nos campos do design, arquitetura e comunicação, como Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Pascale Mussard, Mauricio Eugênio e Corinna Sagesser.

Como nos três anos anteriores, a “MADE – Mercado, Arte, Design” acontece em paralelo à “ArPa”, feira de arte contemporânea comandada pela Viva Projects, agência cultural liderada por Camilla Barella.

  • Acessível para cadeirantes
  • $
  • Livre para todas as idades

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos