Exposição da consciência negra no Mercadão
Um dos principais pontos turísticos realiza mostra de mulheres negras que marcaram a história do país

Informações
-
Data de inicio e término
26/11/2025 até 10/12/2025
-
Dias da semana e horários
de segunda a sábado, das 6h às 18h
domingos e feriados, das 6h às 16h -
-
Valores
Gratuito
Mais detalhes
O tradicional Mercadão recebe, entre 26 de novembro e 10 de dezembro, a exposição “O Legado das Personalidades Negras no Brasil: Força, Conquista e Influência”. A mostra convida visitantes e turistas a mergulharem na trajetória de mulheres negras que marcaram a história do país.
O Mercadão, um dos principais pontos turísticos de São Paulo, inaugurado em 1933 e tombado pelo patrimônio histórico, se destaca pela arquitetura imponente, pelos vitrais coloridos e pela variedade gastronômica que atrai visitantes do Brasil e do mundo.
A exposição reúne 12 telas criadas por artistas da periferia de São Paulo, que reinterpretam obras consagradas de nomes como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, John Graz e Zina Aita, entre os destaques estão “Abaporu” de Tarsila do Amaral, “O Mamoeiro”, reinterpretado por Pandora.
A mostra integra o movimento de valorização da arte, da memória e da diversidade no coração da capital paulista, a exposição promete atrair tanto visitantes habituais quanto novos públicos, reforçando a referência turística, histórica e cultural de São Paulo.
A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pelo Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura, em parceria com o Mercadão.
O objetivo é valorizar a história, a resistência e a influência das mulheres negras, aproximando o público da memória cultural e da diversidade do país.
Dados de contato
-
Telefone
(11) 4580-1390
-







