Voltar Exposição
Última modificação agosto 11, 2025

Itaú Cultural abre mostra de Rivane Neuenschwander

Estreia mostra "Brasil de Susto e Sonho: Um Panorama da Obra de Rivane Neuenschwander"

Rivane Neuenschwander, Mestre Zenóbio e o Cordão da Bicharada (2025)Mestre Zenóbio e o Cordão da Bicharada (2025)/ Foto: Divulgação

Informações

  • Data de inicio e término

    14/08/2025 até 02/11/2025

  • Dias da semana e horários

    De terça a sábado, das 11h às 20h | Domingos e feriados, das 11h às 19h

  • Endereço

    Av. Paulista, 149 - Bela Vista

    Ver no mapa

Mais detalhes

O Itaú Cultural inaugura a exposição “Brasil de Susto e Sonho: Um Panorama da Obra de Rivane Neuenschwander”, apresentando obras inéditas, releituras e trabalhos consagrados de Rivane, como “Quarta-feira de Cinzas/Epílogo”, de 2006.

Com trabalhos abrangendo diferentes caminhos artísticos percorridos por ela nos últimos 30 anos, a mostra traz vídeos, esculturas, pinturas, instalações e desenhos.

Entre os trabalhos inéditos estão “Mestre Zenóbio” e o Cordão da Bicharada”, vídeo comissionado que marca o retorno das parcerias de Rivane e Cao Guimaraes. “Dream.lab/São Paulo” é exibida com crianças brasileiras e seus sonhos desenhados, depois de seu sucesso na Áutria, no fim do ano passado e início deste ano.

Outras novidades são “As Insubmissas” , “Perversos, Marcianos, Canibais e Alienados” e “Apocaplástico”, que evoca a região do rio Tocantins, onde há mais templos do que hospitais e escolas, além de cinco pinturas inéditas acrescidas à série Notícias de Jornal.

“Brasil de Susto e Sonho: Um Panorama da Obra de Rivane Neuenschwander” apresenta o olhar atento de Rivane sobre assuntos que vêm movendo os brasileiros na história contemporânea do país, desde os anos 1970 aos tempos atuais.

Entre as inspirações da artista estão as diversas manifestações captadas por ela em solo firme, no espaço das redes sociais, em sonhos de crianças, em festas folclóricas e em observações subjetivas capturadas em suas andanças pelo Brasil.

Com concepção e realização do Itaú Cultural, a exposição acontece nos Pisos 1, -1 e -2 e tem curadoria de Fabiana Moraes.

  • Acessível para cadeirantes
  • Gratuito

Dados de contato

Veja também outras opções

Ver todos