Grupo faz nova montagem de ‘A Casa de Bernarda Alba’
Montagem contemporânea do clássico de García Lorca propõe reflexões sobre gênero, repressão e desejo

Informações
-
Data de inicio e término
04/08/2025 até 04/08/2025
-
Dias da semana e horários
Segunda-feira (4), às 20h.
-
-
Valores
Entrada gratuita
Mais detalhes
O grupo Os Satyros leva ao palco do Teatro Sérgio Cardoso, na próxima segunda-feira (4), às 20h, uma nova leitura do clássico “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca. Com entrada gratuita, a montagem apresenta uma abordagem ousada e contemporânea da obra escrita em 1936, centrando-se em temas como repressão, liberdade, gênero e desejo.
Na trama, após a morte do marido, a severa Bernarda Alba impõe um luto rigoroso às cinco filhas, confinando-as dentro de casa e estabelecendo um regime de silêncio e disciplina. Dentro desse ambiente opressor, tensões, rivalidades e paixões proibidas emergem, até que o cenário se torna insustentável.
Com direção de Rodolfo García Vázquez e adaptação de Ivam Cabral, a encenação ganha novos contornos ao adotar formações rotativas de elenco — exclusivamente feminino, exclusivamente masculino e misto. A proposta amplia os sentidos da peça e lança luz sobre estruturas de poder e normas de gênero que ainda persistem na sociedade.
A trilha sonora é assinada por Felipe Zancanaro, com canções originais compostas por André Lu, que também atua na peça. A nova montagem de “A Casa de Bernarda Alba” une o drama visceral do texto à pesquisa estética, vocal e corporal, característica marcante do grupo, que completa mais de três décadas de atuação na cena teatral brasileira e internacional.