Sesc Consolação promove a “Folia das Águas”
Programação de Carnaval tem fantasias, bioglitter e ecomaquiagens, cortejos, shows, e muito mais.

Informações
-
Data de inicio e término
01 mar até 04 mar
-
Dias da semana e horários
Sábado, domingo, segunda e terça, das 12h às 18h
-
Mais detalhes
O Sesc Consolação convida o público para cair na folia com uma programação especial de Carnaval para crianças de todas as idades e suas famílias. De 1 a 4 de março (sábado a terça), das 12h às 18h, a unidade será tomada por oficinas, cortejos, intervenções artísticas e apresentações musicais na Área de Convivência e no Ginásio Vermelho. A entrada é gratuita. Na Quarta-Feira de Cinzas, a unidade estará fechada.
Este ano, o tema “Folia das Águas” foi escolhido pelo público em votação no Instagram do Sesc Consolação. A programação celebra a água em suas diversas dimensões – simbólica, ambiental, mitológica, religiosa e físico-química – unindo a alegria do Carnaval à reflexão sobre a preservação desse recurso essencial à vida.
A programação evoca figuras mitológicas como Y’y Yara, Boiuna, Japeusá, Iemanjá, Oxum e Nanã, representando a relação dos povos originários e afro-brasileiros com as águas.
Também são destaques os rios ocultos de São Paulo, como Anhangabaú, Tamanduateí, Tietê, Pinheiros e o Córrego Anhanguera, que correm sob a cidade construída sobre esses cursos d’água, cujos impactos ainda são sentidos, como as enchentes atuais.
Localizado sobre o Rio Anhanguera, o Sesc Consolação reforça essa conexão com o território e convida o público a refletir sobre o cuidado coletivo com a natureza, no ritmo de carnaval.
Programação de Carnaval
A programação incorpora a temática ambiental, promovendo práticas sustentáveis, como o uso de materiais ecológicos. Todos os dias, haverá oficinas lúdicas, como a confecção de máscaras inspiradas em animais, instrumentos percussivos com materiais recicláveis, peixinhos de papelão, bioglitter, e ecomaquiagens, além de estandartes sobre as águas, e a criação de fantasias, que serão desfiladas no final.
A música toma conta da festa, com discotecagens carnavalescas da TPM – Todas Podem Mixar durante as oficinas, seguidas dos cortejos do Afosé Vozes do Òrun, Bloco Fluvial do Peixe Seco e Bloco dos Bonecões, além dos shows com Folias Sonoras, Bloco do Água Preta, Amojubá, Orquestra Frevo Capibaribe, Bloco das Emílias e Viscondes, e a cantora Isadora Canto.
Para os pequenos foliões, o Espaço de Brincar oferece atividades interativas com o grupo Parque de Bambu para crianças de até 6 anos, enquanto a Cia Noz apresenta o teatro infantil “Papinha”. Para o público adulto, a Cia da Memória traz a peça “O Jardim das Cerejeiras”, um clássico de Anton Tchekhov, no Teatro Anchieta.
A programação também inclui atividades esportivas, como aulas de ritmos baianos e recreações, garantindo diversão para todas as idades.
Um cardápio especial
Além da programação, também foi preparado um cardápio especial para o Carnaval “Folia das Águas”. O público poderá desfrutar do sanduíche de linguiça toscana assada com vinagrete de abacaxi, além de uma opção vegetariana com palmito e berinjela assados e pasta de homus com cenoura.
A partir das 15h, teremos a opção de caldinho de feijão preto com carne seca desfiada, e a versão sem carne para não deixar ninguém de fora. Para quem aprecia uma sobremesa, estarão disponíveis bolo de laranja; brigadeiro de leite em pó com confeitos coloridos; sagu de goiaba com kiwi e nosso sorvete à base de iogurte.
Intervenção visual “Folia das Águas” na ambientação
Para o carnaval, foi criada uma ambientação imersiva no Sesc Consolação, que transforma a área de convivência em um ambiente subaquático. O espaço de 5×5 metros contará com piso de lycra e bolinhas de isopor, simulando o fundo do mar, e paredes feitas com materiais recicláveis, como garrafas pet e sacolas plásticas. Efeitos de luz e som irão reproduzir reflexos e sons da água, proporcionando uma experiência sensorial aos visitantes. A ambientação é assinada pelos cenógrafos Eliseu Weide e Andreas Guimarães.
Pós-Carnaval
Após o Carnaval, no dia 8/3 (sábado), o público poderá conferir o show da multiartista Anná e sua banda 100% feminina, com um repertório que vai de Carmem Miranda a Joelma, passando por Chiquinha Gonzaga e Marília Mendonça, com uma mistura de axé, samba, marchinha, funk e forró.
Já em 12/3 (quarta), será exibido o filme Axé – Canto do Povo de Um Lugar, sobre o movimento da Axé Music, que completa 40 anos em 2025. A exibição faz parte do Cine de Quarta, que acontece toda quarta-feira, às 19h.
A programação desemboca em uma feira ecológica
Além do carnaval, a temática terá continuidade nos meses de março a junho, em diversas ações. Nos dias 22 e 23 de março, por exemplo, a Feira Agroecológica “Confluência: Caminhos do Rio Anhanguera” ampliará o debate sobre a preservação da água e seus impactos no equilíbrio climático, abordando desafios e soluções sustentáveis.
No compasso da folia, o carnaval do Sesc Consolação chama o público a brincar, refletir e se conectar com os ciclos da natureza, reafirmando seu compromisso com a cultura e a sustentabilidade.
Confira a programação completa
OFICINAS E IMERSÃO
De 1 a 4/3, sábado a terça, das 12h às 15h.
Turmas: 12h, 13h, 14h
Retirada de senhas 30 min antes na Central de Atendimento (1º andar). Vagas limitadas.
- AS PAPANGUS: o cortejo-performance
Com Bruna Amaro
Imersão artística com máscaras, peças bufantes, sonoridades e danças que questiona os direitos e os espaços para os corpos das mulheres na cidade, nas ruas, e nos carnavais.
1/3, sábado, 11h às 14h. ETA – Espaço de Tecnologias e Artes (1º andar)
- Máscaras da Bicharada
Com Projeto Fio da Meada
Oficina de confecção de máscaras inspiradas em bichos que vivem na terra, no ar, nas águas e até mesmo na imaginação.
1 e 2/3, sábado e domingo, das 12h às 15h. Área de Convivência (Térreo)
- Zabumbando os Carnavais: Oficina de confecção de instrumentos
Com Afonsinho Menino e Renata Gobatti, da Ylú Brazil
Oficina de confecção de instrumentos percussivos típicos do Carnaval (tambores oceânicos, ganzás ecológicos e rodas de chuva) utilizando materiais recicláveis e alternativos como PVC, conduíte e potes de iogurte.
Sessões de 1 hora para cada instrumento. 30 pessoas por turma.
1 e 2/3, sábado e domingo, das 12h às 15h. Área de Convivência (Térreo)
- Peixe vivo: Vestindo o Rio
Com Projeto Fio da Meada
Oficina de construção de peixes utilizando papelão e materiais variados, onde as crianças poderão criar seus próprios peixes e vesti-los para desfilar no carnaval.
30 lugares. Atendimento rotativo.
3/3, segunda, das 12h às 15h. Área de Convivência (Térreo)
- Bioglitter e Ecomaquiagens para Carnaval
Com Glitter Glitter
Oficina de automaquiagem com bioglitters, ecoglitters e ecopaetês, produzidos a partir de ingredientes de origem natural (vegetal e mineral).
15 lugares. Atendimento rotativo.
3 e 4/3, segunda e terça, das 12h às 15h. Área de Convivência (Térreo).
- Estandarte das Águas
Com Projeto Fio da Meada
Oficina de confecção de pequenos estandartes a partir de reflexões sobre as águas e os rios, estimulando a criatividade dos participantes. Atendimento rotativo.
4/3, terça, das 12h às 15h. Área de Convivência (Térreo).
INTERVENÇÕES MUSICAIS
Show
- Folias Sonoras
Com as DJs do coletivo TPM – Todas Podem Mixar (DJ Alves Odara, DJ Ale Vilanova, DJ Amoraisah e DJ Mil em Um)
Discotecagem de músicas de carnaval, como axé, samba e marchinhas, relacionada ao tema da água.
1 a 4/3, sábado a terça, das 12h às 15h. Área de Convivência (Térreo).
Cortejo
- Afosé Vozes do Òrun
Com Voz dos Tambores
Com agogôs, xequerês e atabaques, o Afosé Vozes do Òrun leva seu repertório alegre e envolvente para o carnaval do Sesc Consolação e convida a todos para cantar e dançar ao som do Ijexá.
1/3, sábado, 15h. Área de Convivência (Térreo).
Show
- Bloco do Água Preta
Com Bloco do Água Preta
O bloco abre o carnaval do Sesc Consolação cantando as águas do planeta e a relação das pessoas e da cidade com esse tema.
1/3, sábado, 16h. Ginásio Vermelho (2º andar).
Espetáculo
- Orquestra Frevo Capibaribe
Com Orquestra Frevo Capibaribe
O grupo traz a energia dos tradicionais blocos do carnaval de Recife e Olinda com o cortejo da orquestra acompanhado por passistas e os personagens do imaginário popular das troças carnavalescas da La Ursa de Pernambuco. O repertório envolve clássicos do frevo como Vassourinhas, Voltei Recife, Oh Bela, Madeira que Cupim não Rói, Último dia e Cabelo de fogo.
2/3, domingo, das 15h às 16h. Área de Convivência (Térreo).
Show
- Amojubá
Com Amojubá
Com instrumentistas mulheres, o show apresenta um repertório dançante que valoriza as sonoridades afro-indígenas da música popular brasileira: frevo, maracatu, bumba meu boi, afoxé, ijexá e carimbó.
2/3, domingo, das 16h às 17h30. Ginásio Vermelho (2º andar).
Cortejo
- Bloco Fluvial do Peixe Seco
Com Cortejo Corpo Água
O bloco faz um convite às pessoas navegarem em cima dos rios canalizados em busca de vestígios, utilizando um barco lúdico sobre rodas.
3/3, segunda, das 15h às 16h. Área de Convivência (Térreo).
Show
- Isadora Canto
A artista se apresenta em quinteto, transformando as histórias da maternidade e da primeira infância em ritmos de carnaval e sucessos populares que retratam as diferentes regiões do país.
3/3, segunda, das 16h às 17h30. Ginásio Vermelho (2º andar).
Cortejo
- Bloco dos Bonecões
Cortejo em que brincantes dançam com bonecões enquanto a banda toca músicas com o tema das águas e que vão do cancioneiro infantil aos sambas tradicionais.
4/3, terça, das 15h às 16h. Área de Convivência (Térreo).
Show
- Bloco das Emílias e Viscondes
Tradicional bloco que celebra a literatura infantil e as marchinhas carnavalescas com composições ligadas às águas e tendo as crianças como protagonistas. Neste ano, o grupo homenageia o Curupira, protetor das matas brasileiras.
4/3, terça, das 16h às 17h30. Ginásio Vermelho (2º andar).
ESPAÇO DE BRINCAR
- Espaço de Brincar
Com educadores(as) em atividades Infantojuvenis do Sesc
Um espaço livre e interativo, que contempla a ideia da convivência lúdica entre as crianças de até 6 anos e seus acompanhantes, incentivando a descoberta do brincar na infância e as experiências vividas pelos adultos.
1 a 4/3, sábado a terça, 10h às 17h, com intervalo entre 14h30 e 15h. Sala Gama (7º andar). Crianças até 6 anos, acompanhadas de responsáveis.
- Brincadeiras no Parque de Bambu
Com Parque de Bambu
Vivência com elementos naturais para estimular a imaginação e as brincadeiras das crianças, com desafios, relaxamento e encantamento.
Horário de funcionamento do Espaço de Brincar.
TEATRO
Espetáculo infantil
- Papinha
Com Cia Noz de Teatro, Dança e Animação. 60 min.
Misteriosamente, todas as papinhas dos bebês desaparecem da cidade, deixando mamães e papais desesperados. Uma criança curiosa descobre que por trás deste mistério está Papinha, uma pequena monstra com um grande problema: um dente mole que não para de doer. Juntas, elas terão que enfrentar seus medos e descobrir as diferenças que separam seus mundos.
1/3, sábado, 11h. Teatro Anchieta. Livre.
Valor do ingresso: R$40 (inteira), R$20 (meia entrada) e R$12 (credencial plena) | Grátis para crianças até 12 anos. | Venda de ingressos no App Credencial Sesc SP e nas bilheterias das Unidades do Sesc.
Espetáculo adulto
- O Jardim das Cerejeiras
Com Cia da Memória. 180 min (com intervalo).
Uma família de aristocratas decadentes vê sua propriedade e seu imenso jardim das cerejeiras, colocados à venda em um leilão para saldar suas dívidas. Lopakhine, neto e filho de servos que pertenceram a esta propriedade e hoje um homem rico, vê neste leilão uma grande oportunidade.
Até 2/3. Sábado, 20h. Domingo, 18h. Teatro Anchieta. 16 anos.
Valor do ingresso: R$70 (inteira), R$35 (meia entrada) e R$21 (credencial plena) | Grátis para crianças até 12 anos. | Venda de ingressos no App Credencial Sesc SP e nas bilheterias das Unidades do Sesc.
ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA
Aula aberta
- Ritmos Baianos
Com Rodrigo Ferreira
Ritmos que trazem o axé da Bahia com o seu molejo, ancestralidade e corporeidade próprias. A partir de 12 anos.
1/3. Sábado, das 14h30 às 16h. Sala de GMF (5º andar)
Aula aberta
- Rockabilly
Com Danilo Brum e Vivi Pannafiel
Dança que une elementos do rock, rhythm and blues e música country. Esta atividade faz parte do projeto Vem Dançar, que a cada mês traz um ritmo diferente para os(as) participantes. A partir de 12 anos.
Até 27/4. Domingos, das 14h30 às 16h. Sala de GMF (5º andar).
Vivência
- Recreação Esportiva para Famílias
Com educadores(as) do Sesc
Recreação que visa incentivar a prática regular de diferentes esportes pelas crianças e estimular a integração entre as famílias.
Até 26/4. Sábados, das 12h às 17h30. Ginásio Azul (5º andar).
Vivência
- Recreação Jogos de Rebater
Com educadoras(es) do Sesc
Recreação orientada que visa incentivar a prática regular dos jogos de rebater e estimular a integração entre as(os) participantes.
Até 27/4. Domingos, das 13h às 17h. Ginásio Azul (5º andar).
Vivência
- Recreação de Tênis de Mesa
Com educadoras(es) do Sesc
Recreação orientada que visa incentivar a prática regular da modalidade tênis de mesa e estimular a integração entre as(os) participantes.
3 e 4/3. Segunda e terça, das 13h às 15h. Ginásio Azul (5º andar)
Aula aberta
- Esportes com Raquetes
Com educadoras(es) do Sesc
Aulas abertas de diferentes esportes com raquetes como Tênis, Tênis de mesa, Beach Tennis, Badminton, Squash, Pickleball, entre outros
Até 27/4. Domingos, das 11h30 às 13h. Ginásio Azul (5º andar).
PROGRAMAÇÃO PÓS-CARNAVAL
Show
- Anná apresenta Baila Brasileira
A multiartista Anná e sua banda 100% feminina apresentam um repertório com composições que vão de Carmem Miranda à Joelma, de Chiquinha Gonzaga à Marília Mendonça, além de passear por hits consagrados pelas mulheres da música popular brasileira em ritmos de samba, forró, marchinha, funk e axé.
8/3. Sábado, 20h. Teatro Anchieta.
Ingresso: R$60 (inteira), R$30 (meia-entrada) e R$18 (credencial plena). Venda de ingressos on-line a partir de 25/2 (terça), às 17h no site e no App Credencial Sesc SP, e presencial, a partir de 26/2 (quarta), às 17h, nas bilheterias das unidades.
Duração: 90 minutos
Livre
Exibição
- Cine de Quarta: Axé: Canto Do Povo De Um Lugar
Dir. Chico Kertész, 2017, Brasil, 107min
A história do axé music revelada em detalhes, com os elementos determinantes para o nascimento desse gênero musical contados por meio de entrevistas com Ara ketu, Banda Mel, Banda Reflexu´s, Bell Marques, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Chiclete com Banana, Daniela Mercury, É o Tchan/Gera Samba, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Luís Caldas, Netinho, Olodum, Asa de Águia, Marcio Victor, Claudia Leitte.
12/3, quarta, 19h. Espaço Provisório (3º andar)
Grátis – Entrega de senhas 30 min no local.
12 anos
Dados de contato
-
Telefone
(11) 3234-3000
-
-
Redes sociais